quinta-feira , 19 setembro 2019
Home / Destaque / 3ª edição do Festival das Cucas de Tuparendi reverencia uma iguaria produzida no município

3ª edição do Festival das Cucas de Tuparendi reverencia uma iguaria produzida no município

Ela agrada e é produzida com a mesma qualidade por descendentes de italianos e alemãs, e caiu tanto no gosto popular que já é produzida em escala comercial por padarias e confeitarias. Estamos falando da “Cuca”,  uma espécie de bolo ( ou pão doce?),  que pode ser servida no café, lanche, acompanhando o chimarrão, e até mesmo nos churrascos. Sua origem não é exata, mas faz sentido a corrente que afirma que as Cucas são de origem alemã, derivada de um bolo  chamado Kuchen,  que assim como as Cucas são cobertas por uma espécie de farofa doce, feita a base de manteiga e açúcar. No entanto há quem diga  que a Cuca e a própria Kuchen, não tenham descendência étnica definida.

O fato é que na região, e especificamente em Tuparendi, esta iguaria é produzida por famílias de diferentes origens, e apreciadas por todos, a ponto de a então Vereadora Beate Petry, ter sugerido em março de 2017, que fosse realizado um festival, para reverenciar e explorar o potencial econômico das Cucas, e sua ligação com a cultura gastronômica do município.

A indicação foi aceita e já naquele ano realizada a 1ª edição do Festival das Cucas, apenas com caráter de degustação. No último dia 10 de setembro foi realizada a 3ª edição do Festival, que assim como no ano passado, comercializou os produtos.  O evento é promovido conjuntamente entre Emater, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, coordenado  pelas primeiras damas, Márcia e Regina, pela servidora da Câmara de Vereadores, Marta Reginato, e pela extensionista da Emater, Patricia Wietholter, e pela própria Beate Petry.

Na abertura do Festival, o Presidente da Câmara, Nerci de Souza, fez menção a Vereadora Beate, e sua importância para o Festival. Também estiveram presentes na solenidade o Prefeito Leonel Petry, o vice Dr. Helio, e o Gerente Regional da Emater, Ademir Renato Nedel.

Nem bem havia terminado a cerimônia de abertura, e o público já se aglomerava diante das estantes para comprar as Cucas. As mais vendidas são as tradicionais,  de uva e ricota, mas havia Cucas de vários sabores e formatos. Algumas Cucas foram assadas durante a madrugada, para serem servidas fresquinhas ao público. De novidade uma Cuca feita com  farinha integral, produzida por uma padaria que disponibilizou em torno de 10 sabores de Cucas doces, salgadas, baixas e sovadas, e a presença da Kukita, um boneco produzido para divulgar o evento.

O 3º Festival das Cucas foi considerado um sucesso de público e comercialização, e deverá ser realizado novamente  no ano que vem.

 

 

Comentários

comments

Veja Também

IMG_0095

Comunidade Evangélica de Vila Pratos realizou a 25ª Frühlingsfest

A Comunidade Evangélica de Vila Pratos, realizou neste domingo (15/09), a 25ª Frühlingsfest. A Festa ...