terça-feira , 13 novembro 2018
Home / Destaque / Acompanha aqui as recentes informações da municipalidade de Novo Machado

Acompanha aqui as recentes informações da municipalidade de Novo Machado

 Final De Agosto Encerrou Com Várias Atividades Em Lajeado Terêncio e Barra Do Terêncio

A Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da Secretaria de Obras finalizou o mês de agosto executando um trabalho intenso de cascalhamento e patrolamento na área rural do município.  Nas últimas semanas as localidades de Lajeado Terêncio e Barra do Terêncio, foram realizados os serviços de cascalhamento nas estradas e também nas entradas das residências dos produtores rurais, um incentivo aos agricultores, suinocultores, fumicultores e pecuaristas destas regiões.

“É um trabalho de recuperação dessas vias rurais de ponta a ponta. Neste último mês de serviço intensivo, já cascalhamos mais de vários kms de estradas vicinais e principais. Por onde passamos, os nossos produtores agradecem, porque ainda não se havia colocado pedras em frente a algumas residências. Assim estamos facilitando o acesso de caminhões e máquinas agrícolas”, salienta o prefeito.

Os trabalhos continuam em todo o território rural. Neste início de Mês de setembro, alguns ajustes terão que ser iniciados em estradas recentemente patroladas que ainda não receberam uma camada de cascalho, tudo isto por que no último final de semana desabou muita chuva em nosso município. Segundo a Secretaria de Obras faltando poucos meses para o final de ano a meta será tentar entregar as estradas com a manutenção em dia na chegada dos grandes feriados entre o de Natal e Ano Novo.

Participantes Do Curso De Macramê Em Vila Pratos Apresentaram Seus Trabalhos No Último Dia Do Curso

No dia 27 de agosto, na sala do antigo CRAS houve o encerramento das  atividades do curso de Macramê, realizado pela Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da SMSAS em parceria com o SENAR. O curso foi ministrado pela professora Marli Teresinha Reckziegel, com duração de 3 aulas e contou com a participação de 9 mulheres.  Apoiando o ato de início e de encerramento do curso, a Diretora de Assistência Social, Daniele Reinke, juntamente com a Assistente Social, Fernanda Morari e Professora do Curso, parabenizam as alunas pela dedicação e empenho, resultando em trabalhos maravilhosos.

Prefeitura lança campanha Setembro Amarelo e promove atividade na Praça em Novo Machado

A Prefeitura Municipal de Novo Machado através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social (SMSAS) e Unidade de Saúde da Sede (ESF 01), iniciou neste mês a Campanha Setembro Amarelo. Assim como o “Outubro Rosa” e o Novembro Azul”, esta  campanha tem como objetivo a  valorização da vida e a prevenção do suicídio, visto que seu índice vem alcançando números alarmantes a nível nacional e mundial.

A campanha foi iniciada no Brasil, em 2014, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Já fazendo parte da campanha,  foi realizada atividades na Praça da Sede (Academia Polo), no dia 4 de setembro. “Fazer parte de um evento como esse ajuda na preservação da vida de alguém que está precisando de uma palavra de conforto ou até mesmo de um abraço”, disse a Psicóloga, Silvia Jung.

A ideia de se discutir suicídio vai ao encontro das estratégias terapêuticas aplicadas no Centro, que visam a reinserção da pessoa com transtorno mental à sociedade. Segundo informações, o mais importante é acolher o paciente sem julgamento, críticas ou preconceito. A dor do paciente, neste momento, precisa ser respeitada.

Muitas vezes no atendimento ao público recebe-se pessoas com sintoma depressivo e com a ideação suicida. Tendo em vista essa demanda, realizou-se a ideia de realizar este movimento de incentivo à vida e quebra de tabus sobre a depressão no município.

“O suicídio precisa de um grande movimento social. É um caso de saúde pública e chama nossa atenção para a realização desta ação. Diversos motivos levam a pessoa a cometer o suicídio no mundo moderno, mas esse assunto deve ser tratado de maneira aberta e sem preconceitos”, disse a Psicóloga.

O Brasil está entre os 28 países, de um universo de mais de 160 analisados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que possui estratégia de prevenção ao suicídio, por conta da atuação dos Caps. A OMS ainda estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. Em 2017, o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná respondem por uma taxa de 23% dos casos. Considerando que os Estados detêm somente 14% da população nacional, o número é preocupante.

Secretaria de obras  trabalha na recuperação de estradas

A Prefeitura de Novo Machado, por meio da Secretaria Municipal de Obras, manteve o compromisso de recuperar e garantiu melhor conservação das estradas rurais do município em 2018. As fortes chuvas que caíram no mês de agosto,  causaram vários estragos em grande parte delas e algumas ficaram, praticamente, intransitáveis. A estrada principal entre a Sede e o Distrito já está sendo novamente recuperada pela equipe, que trabalham a todo vapor, no período da manhã de hoje, quarta-feira (05), para recuperar os pontos mais críticos, amenizar os problemas e deixar a estrada novamente em boas condições de tráfego.

“Ainda estamos no período das chuvas e o trabalho continua com o propósito de atender todas as necessidades do setor que vai desde o escoamento da produção da região, até a passagem de caminhões, veículos e outros”, disse o Secretário de Obras.

De acordo com o Prefeito Municipal, Antônio Luiz Savela, existe uma preocupação da Administração Municipal em ofertar esses serviços de forma constante para manter as estradas em condições de tráfego. Preocupado com a situação de muitos trechos da malha viária que se encontram intransitáveis determinou total empenho do setor na realização da recuperação imediata, para assegurar mais conforto, tranquilidade e segurança aos usuários de todas as estradas rurais do município.

Mulheres De Novo Machado Estiveram Presentes No 17º Fórum Pela Vida

A Prefeitura Municipal de Novo Machado através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social (Smsas) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a convite da Emater/RS-Ascar e Prefeitura Municipal de Campina das Missões, realizou uma viagem com mulheres do  município para participarem do 17.º FÓRUM PELA VIDA no dia 29 de agosto de 2018.  O evento foi realizado em Campina das Missões com atividades ministradas pela Assistente Social Ana Paula Gottardo e Grupo Teatral Arte e Sonho. O tema do evento foi alusivo à importância do autocuidado e da promoção da saúde e bem-estar, tendo como “slogan” a frase: “Respeito à vida, eu sou feliz”.  Comitivas de 20 municípios do Noroeste gaúcho acompanharam a programação com mais de mil participações. Ao final do encontro foi realizada a entrega de mudas de plantas bioativas e amostras de sal temperado, produzidas e doadas pelos grupos organizados de mulheres de Campina das Missões, que são assistidas pela Emater/RS-Ascar.

A próxima edição do Fórum pela Vida será em 2019, no município de São José do Inhacorá.

Prefeitura Melhora A Infraestrura Da Rua Tuparendi Na Sede

A Prefeitura de Novo Machado, através da Secretaria de Obras, realizou o trabalho de colocação de mais de 80 tubos, na Rua Tuparendi na sede do município. Conforme o prefeito Savela, o material de concreto atende uma reivindicação para melhorar a estrutura nesta rua, principalmente em dia de chuva.  “Está é uma obra que além de dar mais segurança aos moradores próximos, já está sendo preparada e poderá receber uma futura pavimentação, já que nas proximidades está em construção uma nova escola de Educação Infantil”, afirma o Prefeito Savela.   De acordo com a Secretaria de Obras, o objetivo da obra é solucionar o problema de escoamento de água da chuva, coletando e desviando o fluxo que vem do centro da cidade. Diminuindo, desta forma, a proliferação de vetores, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos moradores do entorno.

Prefeito Savela Recebe Visita De Sargento Da Brigada Militar

Na quinta-feira, dia 6 de setembro, o Prefeito Antônio Luiz Savela, acompanhado do seu Secretário da Administração, Adriano Sinigaglia, recebeu em seu gabinete, a visita de um representante da Brigada Militar (BM). Quem esteve em seu gabinete foi o Sargento Da Brigada Militar; SGT Lunkes, que responde pela Brigada Militar De Novo Machado e Tucunduva.  A  reunião  serviu para tratar de assuntos referentes à Segurança Pública local e a busca de alternativas para aumentar o efetivo policial em nossa cidade e, com isso minimizar o número de ocorrências e aumentar a segurança para toda população a nível Municipal. O chefe do Executivo, Antônio Luiz Savela, parabenizou a instituição pelo trabalho organizado, e pela atuação dedicada e comprometida dos membros da Brigada Militar.

Iniciadas As Reformas Na Unidade De Saúde Do Distrito De Vila Pratos

A Prefeitura Municipal de Novo Machado deu início as reformas no Posto de Saúde do Distrito de Vila Pratos. O prédio apresentava diversos problemas que agora estão sendo sanadas, oferecendo assim mais segurança e conforto para os funcionários e pessoas que buscam atendimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

comments

Veja Também

limoeiro

Ladrões roubam prêmio de rifa, e grande quantidade de bebidas da comunidade de Lajeado Limoeiro

A comunidade de Lajeado Limoeiro, interior do município de Novo Machado, estava feliz com o ...