quinta-feira , 19 setembro 2019
Home / Destaque / Agosto foi mês de muito trabalho na Câmara de Vereadores de Porto Mauá. Veja como foi:

Agosto foi mês de muito trabalho na Câmara de Vereadores de Porto Mauá. Veja como foi:

Seis Projetos de Lei foram aprovados pelos Vereadores no mês de agosto

 O mês de agosto foi de bastante atividade nas sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Porto Mauá.  A pauta teve a apreciação de 6 Projetos de Lei, sendo um na Sessão realizada dia 12 e outros 5 na  Sessão do dia 26 de agosto. Destes, quatro tratavam de autorização para suplementação de verba, um para contratação emergencial, e um autorizando a urbanização de um lote rural. As sessões ainda tiveram várias propostas apresentadas pelos Vereadores. Veja o teor:

2b31ccdf-a1e1-4905-9f98-5b71792b4ff9

 Vereadora  sugere palestra com Tiago Link

 A Vereadora Laozane Dinon apresentou Indicação na primeira sessão do mês de agosto, sugerindo que a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura,  contrate o menino  Tiago Linck para uma palestra motivacional. Laozane ainda sugeriu  que a mesma seja aberta ao público para as Escolas Estaduais  e Municipais e seja realizada  nos turnos manhã, tarde e noite, e que  e neste dia seja liberado o transporte escolar para os pais de alunos que queiram participar do evento, por se tratar de uma palestra motivacional que se  encaixa em todas as faixas etárias de idade. A Vereadora afirmou que apresentou a Indicação a pedido de munícipes que participaram desta palestra em Tuparendi e acharam de extrema importância, frisando que na cidade vizinha o evento teve um grande público. “Neste sentido achamos de extrema importância o nosso município trazer está palestra motivacional com o Tiago Linck, para ele dar o seu testemunho de vida e para que as pessoas possam dar valor a vida, possam superar seus limites do dia a dia, pois os limites é você quem faz”, argumentou a Vereadora.  15 -

 

Laozane quer lei proibindo o uso de canudos plásticos em Porto Mauá

O Plenário da Câmara de Vereadores de Porto Mauá aprovou em agosto Indicação da Vereadora Laozane Dinon, do MDB, onde esta solicita que Poder Executivo envie ao Legislativo um Projeto de Lei proibindo a  utilização de canudos plástico, exceto os biodegradáveis em restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis, posto de combustíveis, mercados, padarias e similares no Município de Porto Mauá. Laozane sustenta que o  uso do canudinho plástico é mais uma questão cultural do que realmente uma necessidade do cidadão, além do mais os canudinhos convencionais frequentemente não são reciclados, e, portanto, são grandes poluidores de nosso meio ambiente. “Neste sentido o que se busca são alternativas menos agressivas ao ambiente e não dificuldades para os comerciantes e usuários. O projeto visa amenizar os efeitos prejudiciais poluentes que os canudos de plásticos causam ao meio ambiente. Nós sabemos que não é a solução de todos os problemas, mas mostramos mais uma vez que estamos preocupados com o nosso meio ambiente”, declarou a Vereadora.

laozane (2)

Elaine  propôs duas Moções de Apoio

 A Vereadora Elaine Sagin da Rosa, do PT, apresentou na primeira sessão do mês de agosto, uma “Moção de Apoio”,  para ser  enviada a Joaquim Henrique John de Oliveira, responsável pela 9ª delegacia da Receita Estadual, com sede em Santo Ângelo, ao Governador Eduardo Leite, a  Assembleia Legislativa, as Bancadas que tem representantes na região do Grande Santa Rosa, buscando a permanência do Escritório da Receita Estadual, em Santa Rosa. A qual atende a 19 municípios da região. A Vereadora disse que o escritório faz aproximadamente dois mil atendimentos por  ano; e cita o fechamento ao longos dos últimos anos dos escritórios da Receita Estadual em municípios como Santo Cristo, Tucunduva, Tuparendi, Campina das Missões, Porto Xavier, Porto Lucena, Horizontina e Três de Maio, passando todo  o atendimento para Santa Rosa. Elaine ainda fez outras considerações para justificar sua proposta, entre elas a necessidade de um escritório físico para atender a demanda da região, bem como o fato de que o potencial econômico da região, que tem Santa Rosa como polo, justifica a permanência do Escritório Regional na cidade. Em outra sessão, também no mês de agosto, a Vereadora aprestou uma segunda proposta de Moção de Apoio, desta visando a Renovação Do Cebas – Certificado De Entidade Beneficente De Assistência Social Da Fidene. Ela explica que a entidade esta com dificuldade na renovação devido  a questões ligadas ao fornecimento de bolsas a estudantes no ano de 2009.

receita estadual

 

Marli quer sistema de monitoramento de vídeo na Pingo de Gente e Frei Caneca

A Vereadora Maria Marli Gandim, do PP, teve aprovada Indicação sugerindo ao Executivo Municipal, a possibilidade de instalar  sistema de monitoramento de vídeo nas  EMEI Pingo de Gente e Escola Frei Caneca. Marli argumenta que com este sistema de vídeo monitoramento haveria  um maior controle das  crianças e jovens que estudam, e serviria também  para evitar alguns  problemas no futuro. Marli afirma que  atualmente a maioria das escolas estão utilizando este tipo de monitoramento,  sejam elas públicas ou estaduais

c84e1401-cec8-41db-bb72-a0dfa939991a

Junior indica aquisição de um Rolo Faca Agrícola

O Vereador Jacir Junior Taffarel, do PDT, foi autor de uma Indicação ao Executivo, solicitando a aquisição de Rolo Faca Agrícola,  para a rolagem e picagem de adubos verdes e a resteva de outras culturas.  “A Indicação foi apresentada com o  intuito de melhorar  o manejo das áreas agricultáveis do nosso municipio, e sabedor que a rotação de cultura diminui o uso de defensivos agrícolas, essa máquina auxilia muito na conservação de solo, preservação da matéria orgânica e manutenção da umidade. É um equipamento que trará grandes benefícios a nossas propriedades rurais”, justificou o  Vereador.

7368d5a5-510d-427c-a42d-cf37f1c966b2

Gué pede instalação de  iluminação pública

Os  Vereadores presentes da 52ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Porto Mauá, realizada dia 26 de agosto, aprovaram Indicação do Vereador Gué, que requer que o Executivo Municipal estude a possibilidade de se efetuar a iluminação publica no local da casa do Senhor Jaimenson dos Santos até o entroncamento que da acesso a Comunidade De Reservado de Mauá. O Vereador explica que  neste trajeto existem  vários moradores que  gostariam deste beneficio público.  Ele afirma ter apresentado a proposta a pedido destes moradores, que assim se sentiriam  mais seguro á noite. Gué explica que  alguns moradores já efetuam o pagamento de iluminação pública em sua fatura de energia elétrica, e  nada mais justo que o executivo realizar essa melhoria e proporcionar está segurança a esses moradores.

gué

Vereadora sugere cursos visando instalação de Free Shopp em Porto Mauá

A Vereadora Elaine Sagin da Rosa, do PT, quer que o Poder Executivo promova cursos como “boas práticas em produção” e  “qualificação na área gastronômicas”, e outros ligados ao atendimento de turistas, por conta da anunciada instalação no município de um Free Shopp. “Apresentei a proposta com a preocupação no bom atendimento aos turistas e clientes, qualificação de nossos funcionários de lojas, restaurantes entre outros. Sempre na busca da satisfação de quem possa passar em nosso município”, justificou a Vereadora.

4e6780da-edc4-4ac6-b19e-49bf36612326

 

Comentários

comments

Veja Também

IMG_0095

Comunidade Evangélica de Vila Pratos realizou a 25ª Frühlingsfest

A Comunidade Evangélica de Vila Pratos, realizou neste domingo (15/09), a 25ª Frühlingsfest. A Festa ...