quarta-feira , 18 julho 2018
Home / Agricultura / Agropecuária Moz: uma história de sucesso em Tuparendi!

Agropecuária Moz: uma história de sucesso em Tuparendi!

Paulo e Maria Selita sempre quiseram dar uma vida digna e feliz às duas filhas. Desde muito cedo todos trabalharam na lavoura, localizada há 4 km da cidade, próximo a Esquina Dunke, em Tuparendi.  Os pais queriam os filhos preparados para o futuro, de preferência na atividade em que foram criados. Conforme o tempo passava Paulo pensava na continuidade dos negócios, da empresa rural, que na época era pequena, composta de um pequeno pomar, algumas vacas leiteiras e poucos hectares de lavoura. Transmitir o patrimônio de uma geração para outra fazia aquele pai perder o sono. Sabia que a cidade atraía os jovens com seu modo de vida, sua cultura diferenciada, suas vAgropecuária Moz. 1ariadas opções de lazer e de cultura, atraindo a juventude. E um dia isso ocorreu. Mariane completa o ensino médio e parte para a cidade maior em busca de sua graduação acadêmica.

Escolhe cursar Medicina Veterinária. Conclui o curso e para surpresa de muitos, faz sua opção por atuar na propriedade. Havia adquirido o conhecimento prático que o pai lhe havia transferido. Aperfeiçoou esse conhecimento com a formação universitária. Paulo lhe concede autonomia. Estava formado o caldo de cultura para o sucesso. Havia condição para dar a largada para uma caminhada bem maior. O número de vacas aumenta, surgem construções, salas de ordenha, equipamentos modernos, maquinários. Sempre crescendo com sustentabilidade, ”com os pés no chão”. Avaliando custo benefício a cada aquisição, a cada investimento.

Hoje a empresa conta com um rebanho de 252 animais, 113 vacas em lactação, com média de produtividade de 35 litros/vaca/dia, 120.000 litros ao mês. O gerenciamento acontece em parceria com seu companheiro Rauni Brun, Engenheiro de Produção, que resolve trocar o cargo de gerente comercial de uma grande empresa para apostar na empresa familiar dos Moz. Ao repórter deste jornal Rauni deixa claro seu entusiasmo:____Iniciar um novo projeto de vida e sentir que está dando certo é gratificante. A percepção que tenho é que com o espírito empreendedor de meus sogros, grandes artífices da nossa empresa, aliado a capacidade técnica da Mariane, que fez estágio na Fazenda Francana, no estado do Paraná, uma das maiores granjas de produção de leite do país e com meus conhecimentos na área contábil, a agropecuária Moz se consolidou.

Os resultados favoráveis acontecem ao levar uma genética com fertilidade garantida,  conhecimentos técnicos para realizar o manejo correto, alimentação, gestão e vários outros fatores que são indispensáveis ao sucesso de uma propriedade dedicada a pecuária  leiteira.

Quando abordamos a questão do preço do leite Dra. Mariane nos fala que não ignora o fato de que enfrentamos um mercado desafiador e que qualquer tentativa de fazer previsão de preços futuros do leite ficará no campo específico das especulações, não há matemática capaz de garantir uma previsão do que vem pela frente.  No entanto, as oportunidades estão disponíveis para todos aqueles que buscam inovações, investem em tecnologia, gestão e encaram as dificuldades com otimismo e confiança.___É preciso controlar o custo de produção, melhorar a qualidade do leite, ajustar a capacidade da propriedade em relação ao preço do leite. Primar por excelência em nutrição animal, sanidade, genética, eficiência reprodutiva é essencial.

Ao se referir a temática da genética, fizeram questão de ressaltar a parceria com a empresa Alta Genetics, representada pelo Dr. Valério Avelar, médico veterinário, detentor de alto grau de profissionalismo e senso de responsabilidade. Na parte nutricional o responsável é o Médico Veterinário Airton Collares, um dos grandes incentivadores da Mariane para que esta cursasse Medicina Veterinária. Com a elaboração da dieta animal aconteceu uma grande evolução, quando a produtividade, que era de dezoito litros/vaca/dia alcançou até 40 litros animal no inverno. Os gestores da granja procuram realizar constante reciclagem através da participação em Seminários, Congressos, palestras, cursos de atualização profissional.

Quarenta hectares são destinados a produção de alimentos para o rebanho. Paulo Moz e Maria Selita, os idealizadores da empresa, sempre defenderam a tese de que a propriedade deve manter alimentos disponíveis para o prazo de um ano. Esse fator concede tranqüilidade aos gestores frente a algum imprevisto de ordem climática ou outro qualquer. É uma margem de segurança. Aliás, Mariane e Rauni fizeram questão de salientar o quanto são gratos a essas duas pessoas. ___Graças a eles chegamos até aqui. Em harmonia, com profundo respeito, ouvimos, consultamos os mais velhos antes de qualquer tomada de decisão. A experiência do pai de Mariane é fundamental, reconhecem. Essa é a marca registrada daquela empresa familiar, uma empresa que gera empregos, retorno de ICMS para nosso município. Uma empresa que demonstra que é possível a permanência do jovem no meio rural. Desde que levem em consideração a importância da gestão na pecuária ou na agricultura.  É o exemplo de que uma fazenda bem gerida pode trazer mais produtividade e, por conseqüência, mais lucros. Quem não investir em administração rural, não terá sustentabilidade para permanecer no mercado.

Clóvis Medeiros

Comentários

comments

Veja Também

cooperativas 3

Cooperativas de Tucunduva unem-se para chamar atenção sobre importância do setor para o municípo

Empresas que formam  dos mais importantes segmentos da economia do município de Tucunduva, uniram forças ...