segunda-feira , 17 junho 2019
Home / Educação / Após vencerem competição estadual, equipes de robótica do CFJL participam da fase nacional do Robotics Experience

Após vencerem competição estadual, equipes de robótica do CFJL participam da fase nacional do Robotics Experience

No último final de semana, duas equipes de robótica do CFJL participaram da etapa nacional do Robotics Experience, evento nacional de Robótica, realizado em Blumenau – SC. A equipe Blue Eagles e Águias Teens haviam vencido a competição estadual em novembro de 2018. Os estudantes foram acompanhados pelas professoras Andreza Ferreira e Juliane Tibulo e também por alguns pais, que foram tutores das equipes.

O principal objetivo da competição é estimular os estudantes a usarem a tecnologia e seus recursos como ferramenta para a transformação positiva da realidade, aplicando os conhecimentos construídos durante as aulas de robótica educacional. O Robotics Experienece se consagrou como um promotor de experiências de valor à vida dos estudantes, familiares, tutores e voluntários. Além de garantir que os estudantes colocassem em prática os valores e princípios que norteiam o evento: divertir e comemorar, integrar e compartilhar, persistir e não desistir.

A equipe Águias Teen participou da categoria Master e recebeu cinco missões surpresa para resolver com o robô construído. Já a equipe Blue Eagles participou da categoria Advanced e tiveram que programar um robô para percorrer um labirinto e também criar um novo robô para competir no cabo de guerra.

Edson e Elizete Klagenberg, da Robomind Robótica Educacional, empresa que atua na assessoria da robótica do CFJL, afirmam que ao formarem equipes de trabalho, com o objetivo de resolver desafios, os estudantes desenvolvem importantes funções cognitivas como a tomada de decisão, o planejamento e o raciocínio lógico. “Eles encontraram um ambiente de aprendizagem voltado para o desenvolvimento de habilidades sociais, como a cooperação, empatia, iniciativa e responsabilidade. As duas equipes estão de parabéns persistiram muito, tentaram, o aprendizado é que fica”, comentam.

O CFJL disponibiliza duas modalidades de robótica: curricular, para os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental; como oficina, em duas categorias: Inventors – a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, com duração de dois anos e o curso Robotics, a partir do 5º ano, com duração de três anos. As aulas são ministradas pela professora Andreza, que conta com o apoio e assessoria, sempre que necessário, dos professores Edson e Elizete, da Robomind. A equipe Blue Eagles já concluiu estas etapas da Robótica. Este é o quarto ano que a escola conta com este diferencial aos estudantes.

As equipes contaram com o apoio, além do CFJL: Tecnicon, Sicredi, Ponto das Linhas, Jost Farma, Vivere com Aroma e Arte, Telefone Mania, Retalhos, Barbearia Cuca Legal, Natuvida Produtos Naturais, Fome Mania Express, Ótica Elo, Celular e Cia e Imak Industrial.

 

 

Comentários

comments

Veja Também

download

FEMA abre inscrições para o Vestibular de Inverno

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno – ingresso por mérito – das ...