quinta-feira , 13 dezembro 2018
Home / Agricultura / Atividades sobre Alimentação Saudável são desenvolvidas em Tuparendi

Atividades sobre Alimentação Saudável são desenvolvidas em Tuparendi

Estudantes da Escola Municipal Vendelino Waldemar Rauber e Herminia Sichinel, de Tuparendi, da pré-escola ao 5° ano do ensino fundamental, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a importância da alimentação saudável e formas de adotá-la no cotidiano, a partir de atividades desenvolvidas nos dias 13 e 14 de novembro. As ações realizadas, na Associação dos Servidores Municipais, foram promovidas pela Secretaria de Educação, Conselho de Alimentação Escolar e Emater/RS-Ascar.

No primeiro momento, a nutricionista Camila Chitolina da Costa e os representantes do Conselho de Alimentação Escolar apresentaram e contaram para os alunos a história “Amanda no país das vitaminas”, do autor Leonardo Mendes Cardoso. Através da narrativa é abordada a importância do consumo de vitaminas e minerais disponíveis em frutas e verduras, de acordo com suas cores, e o que a falta delas acarreta para o organismo. A história foi adaptada e falou-se também das cinco cores da saúde (amarelo/alaranjado, branca, vermelha, verde e roxa), que devem estar presentes todos os dias nas refeições, reforçando os benefícios de uma alimentação colorida e variada.

Na prática, fez-se um piquenique com lanches saudáveis compartilhados entre os alunos. Para reforçar a importância do cuidado com a saúde, por meio da atividade física, foi promovida uma sequencia de atividades com corda, bambolê, obstáculos com cones, jogo de futebol e newcon.

“Manter uma alimentação saudável na infância, é garantia de um crescimento e desenvolvimento intelectual e físico mais saudável, bem como prevenir uma série de problemas como a anemia, obesidade, deficiências nutricionais, diabetes, baixa imunidade, entre outras. E o consumo diário de frutas e verduras tem papel primordial nesse processo. Através desta atividade conseguimos transmitir, de maneira lúdica, os benefícios destes alimentos e das cinco cores para nossa saúde. Com o piquenique podemos visualizar, na prática, que é possível ter opções de lanches mais nutritivos, como frutas, bolos caseiros e sanduíche integral, e a adesão a idéia pelas famílias.” explica Camila. A nutricionista também reforça que é fundamental que a família seja aliada e ande junto com a escola para reforçar o hábito da alimentação saudável.Atividades sobre Alimentação Saudável são desenvolvidas em Tuparendi.1

Comentários

comments

Veja Também

PHOTO-2018-12-11-22-51-27

ACI, Poder Público e empresários de Porto Mauá juntam forças para alavancar o comércio do município

Nesta ultima terça-feira, dia 11, ACI, Prefeitura Municipal e Comerciantes de Porto Mauá reuniram-se com ...