segunda-feira , 24 setembro 2018
Home / Agricultura / Atividades sobre Alimentação Saudável são desenvolvidas em Tuparendi

Atividades sobre Alimentação Saudável são desenvolvidas em Tuparendi

Estudantes da Escola Municipal Vendelino Waldemar Rauber e Herminia Sichinel, de Tuparendi, da pré-escola ao 5° ano do ensino fundamental, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a importância da alimentação saudável e formas de adotá-la no cotidiano, a partir de atividades desenvolvidas nos dias 13 e 14 de novembro. As ações realizadas, na Associação dos Servidores Municipais, foram promovidas pela Secretaria de Educação, Conselho de Alimentação Escolar e Emater/RS-Ascar.

No primeiro momento, a nutricionista Camila Chitolina da Costa e os representantes do Conselho de Alimentação Escolar apresentaram e contaram para os alunos a história “Amanda no país das vitaminas”, do autor Leonardo Mendes Cardoso. Através da narrativa é abordada a importância do consumo de vitaminas e minerais disponíveis em frutas e verduras, de acordo com suas cores, e o que a falta delas acarreta para o organismo. A história foi adaptada e falou-se também das cinco cores da saúde (amarelo/alaranjado, branca, vermelha, verde e roxa), que devem estar presentes todos os dias nas refeições, reforçando os benefícios de uma alimentação colorida e variada.

Na prática, fez-se um piquenique com lanches saudáveis compartilhados entre os alunos. Para reforçar a importância do cuidado com a saúde, por meio da atividade física, foi promovida uma sequencia de atividades com corda, bambolê, obstáculos com cones, jogo de futebol e newcon.

“Manter uma alimentação saudável na infância, é garantia de um crescimento e desenvolvimento intelectual e físico mais saudável, bem como prevenir uma série de problemas como a anemia, obesidade, deficiências nutricionais, diabetes, baixa imunidade, entre outras. E o consumo diário de frutas e verduras tem papel primordial nesse processo. Através desta atividade conseguimos transmitir, de maneira lúdica, os benefícios destes alimentos e das cinco cores para nossa saúde. Com o piquenique podemos visualizar, na prática, que é possível ter opções de lanches mais nutritivos, como frutas, bolos caseiros e sanduíche integral, e a adesão a idéia pelas famílias.” explica Camila. A nutricionista também reforça que é fundamental que a família seja aliada e ande junto com a escola para reforçar o hábito da alimentação saudável.Atividades sobre Alimentação Saudável são desenvolvidas em Tuparendi.1

Comentários

comments

Veja Também

Dia de Campo Cotrirosa 19.09.18

Dia de Campo da Cotrirosa reúne produtores de 17 municípios da região

            O Dia de Campo sobre as culturas da soja e trigo da Cotrirosa reuniu produtores ...