segunda-feira , 21 outubro 2019
Home / Destaque / Audiência pública tratou de assuntos ligados ao lixo em Tuparendi

Audiência pública tratou de assuntos ligados ao lixo em Tuparendi

Aconteceu nesta quinta, 14, no Centro Cultural Celso Kaminiski de Tuparendi a Audiência Pública e o Lançamento da Campanha do Meio Ambiente, com a participação de lideranças representativas da comunidade. Na abertura o Prefeito Municipal Leonel Fernando Petry fez menção a importância do trabalho, ressaltando que o município de Tuparendi já  conta com a coleta seletiva de lixo  para aprimorar o processo.  Leonel agradeceu a presença de todos, destacando os colaboradores, de  Ilaini Lamb da COOPERVIDA, acompanhada da Engenheira Florestal Francieli Mariane Jahn, de  Mário Juliano Nunes Gartner,  proprietário da Empresa NR 9 Assessoria Ambiental Ltda,  que faz a coleta e o transporte dos resíduos no município.

A Secretária de Planejamento Dolores Turra fez menção ao processo desencadeado com a construção do Plano Municipal de Saneamento Básico, que está em andamento e da responsabilidade ambiental nos quatro pilares Abastecimento de Água Potável; o Esgotamento Sanitário; Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos e o Manejo e Drenagem de Águas Pluviais Urbanas, dos quais o Município vem gradativamente fazendo a sua parte e procurando formas de socializar com a comunidade para que as ações se materializem e possamos vencer os obstáculos e termos um ambiente mais sustentável e equilibrado.

Foi apresentada uma análise dos resíduos coletados e o propósito da redução da quantidade dos mesmos com ações que devem iniciar no momento da geração dos resíduos, com a separação correta e a disposição nos dias certos da coleta.

Para os resíduos orgânicos está sendo proposta a confecção de compostagem caseira a fim do reaproveitamento da matéria orgânica em hortas e jardins. A Secretaria da Agricultura juntamente com a Emater fizeram a apresentação de formas de compostagem, com a apresentação de uma composteira e de vídeos com exemplificações e colocam-se à disposição para maiores informações.

Foi reforçado o cronograma de coleta, com a inovação da coleta nas últimas quintas-feiras nas comunidades do interior, conforme material informativo entregue e que está à disposição dos Munícipes para conhecimento.

Na oportunidade foi informado referente ao recolhimento de Resíduos de Podas, que conforme Lei Municipal Nº 2658/2015, o período de maio a julho está destinado a podas de árvores, quando os resíduos resultantes serão recolhidos sem custos aos geradores. Fora deste período deverá ser recolhida taxa junto ao protocolo do Município. Na oportunidade o Professor André Fredi apresentou o equipamento que utiliza para triturar restos de podas. Colocando-se à disposição de quem quiser fazer uso do mesmo.

Da mesma forma, foi abordado sobre os Resíduos de Construção, quando a gestão dos resíduos de construção civil e resíduos volumosos, deverá ser feita, mediante contratação, pelos geradores, de empresa privada cadastrada pelo Município, para coleta, transporte e destinação. A contratação se dará diretamente entre o gerador e a empresa cadastrada. (Informações no site: www.tuparendi.rs.gov.br), Quanto aos resíduos de pequeno volume, até 1 m³ (um metro cúbico) por propriedade/ano, poderão ser entregues, sem custos para o gerador, em ponto de coleta localizado na secretaria de Obras do Município. Caso não tiver como transportá-los deverá ser recolhida taxa de coleta junto a Tesouraria para após agendar o recolhimento do mesmo junto a Secretaria de Obras, conforme previsto também na Lei Municipal já mencionada.

 

Comentários

comments

Veja Também

adminiistração recebe van nova

Administração de Porto Mauá recebe Van nova.

Nessa última quinta- feira (17), o Prefeito Leocir Weis acompanhado da Primeira Dama Terezinha de ...