A Câmara de Vereadores de Porto Mauá teve mais uma sessão ordinária nesta segunda-feira, 9, sob comando da Presidente Neiva Feltraco. A Sessão teve seis propostas apresentadas pelos Vereadores – 1 pedido de informações e 5 indicações – , e um Projeto de Lei, enviado pelo Prefeito, solicitando aprovação para a contratação de um farmacêutico para trabalhar no município, com carga de 20 horas semanais. Veja o conteúdo das matérias apresentadas pelos Vereadores:
Junior apresenta duas indicações e sugere sinal de wi-fi gratuito na orla do Rio Uruguai
O Vereador Jacir Junior Taffarel, do PDT, foi autor de duas indicações, apreciadas na sessão desta segunda-feira, na Câmara de Porto Mauá. Em uma delas o Vereador sugere que a Prefeitura disponibilize sinal de wifi gratuito na orla do rio Uruguai, no trecho entre a gruta da Nossa Senhora Navegantes até o Porto Internacional, local muito frequentado por turistas, principalmente nos finais de semana no verão. Junior argumenta que a internet faz parte da vida de todos, principalmente dos jovens, e que a disponibilização de um bom sinal de wi-fi ajudaria a atrair ainda mais turista para o município. Junior salienta que indicação com o mesmo teor já foi aprovada em novembro de 2017, mas que o sinal ainda não estaria aberto ao público. Em outra indicação Junior solicita a instalação de luzes no outdoor de entrada da cidade próximo a ponte do arroio jacaré na ERS-344, e também melhorias na iluminação, ajardinamento e embelezamento do parque de eventos municipal.
Gué indica compra de rompedor hidráulico para máquinas da Prefeitura
O Vereador Aldori José Nonnemacher, o “Gué”, teve aprovada uma indicação, onde sugere ao Prefeito, a compra de um rompedor hidráulico, para ser usado em retroescavadeira ou para acoplar na escavadeira, para realizar serviços de rompimento das pedras entre outros. O Vereador alega que equipamento será de extrema importância no trabalho que a Prefeitura vem elaborando para utilizar o local aonde era para ser o porto seco, aonde hoje existem juita pedras, e onde essa máquina será de extrema importância para romper essas pedras. Gué explica que o equipamento também poderá ser utilizado nas estradas vicinais aonde existem lajes e pedras, podendo ser quebradas melhorando assim o acesso, para a agua correr na sarjeta não atravessando a estrada tirando o cascalho das vias.
Dutra reclama da situação de terrenos baldios em zona urbana de Porto Mauá
O Vereador Antonio Vilmar Dutra de Campos, reclamou da situação de alguns terrenos baldios existentes na zona urbana do município de Porto Mauá, e pede que a Prefeitura tome algumas providências com relação a esta situação. Dutra apresentou “indicação ao Executivo” na sessão desta segunda, 10, onde sugere a Administração Municipal, que notifique os proprietários destes terrenos, para que se realize a limpeza e recolhimento do lixo acumulado nos mesmos. O Vereador disse que a falta de limpeza causa proliferação de ratos, cobras , e criadouros de do mosquitos da dengue, com a limpeza reduzira esses insetos e roedores e irá trazer um aspecto de cidade mais limpa.
Em outra indicação Dutra pede que a Prefeitura contrate os serviços de um rompedor, e faça um mapeamento das estradas vicinais do município, identificando os pontos aonde existam lajes ou “cabeças de pedras” nas sarjetas. O Vereador justificou afirmando que a cada chuva que ocorre a agua escoa pelas estradas, danificando as mesmas.
Vereador diz que acesso ao Balneário do Darci está “abandonado”
O Vereador Jacir Junior Taffarel, do PDT, apresentou um “Pedido de Informações”, que em seu bojo traz uma crítica a conservação da estrada que dá acesso ao Balneário do Darcil. O Pedido de Informações cobra o Poder Executivo, e solicita que lhe informe “ porque a rua do Balneário do Darci está sendo deixada ao abandono público”. Junior afirma que apresentou a matéria a pedido do proprietário do balneário e moradores, “que estão se sentindo abandonados devido a situação da estrada”.