quarta-feira , 12 dezembro 2018
Home / Colunas/Artigos/Esportes / Clovis Medeiros: Farias fez e continuará fazendo.

Clovis Medeiros: Farias fez e continuará fazendo.

Adilson Gilberto Farias, este é o nome completo do Comissário de Polícia Civil, lotado na Delegacia de Polícia de Tuparendi. Um profissional que extrapola suas funções ao se dedicar voluntariamente, a promoção do esporte, futebol de campo, entre jovens de quatro a treze anos. Jovens de todas as classes sócio econômicas participam da Academia Belo Centro, nome dado em homenagem ao primeiro nome de Tuparendi. A Academia surgiu no ano de 2001 com poucas crianças, logo foi se expandindo e hoje conta com setenta atletas. Farias sempre contou com a colaboração de pais de atletas, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal, entidades civis e colaboradores para custear as despesas do seu empreendimento.

                Começaram a se destacar quando deram início a intercâmbio com outras equipes em muitos municípios do Rio Grande do Sul. O entusiasmo foi contagiante e logo estavam disputando partidas em Santa Catarina, São Paulo, Paraná. Os troféus foram se acumulando. E as fronteiras do Brasil ficaram pequenas. Foram jogar no país vizinho, a Argentina. Mas as despesas eram significativas, como explica Beto Farias e surgiu a idéia de, ao invés de se deslocarem para jogar fora, com custos elevados, porquê não promover um torneio local. Assim surgiu a Taça Cidade de Tuparendi, que nesta semana completa a décima segunda edição. Sucesso absoluto.

                Participam equipes expressivas como a do Internacional, Grêmio, Chapecoense, Juventude, Ipiranga de Erexim, Caxias, Lageadense fariase tantas outras. A abertura oficial dessa edição acontecerá nesta terça, dia 13, na Praça Aquiles Turra, as dezoito horas com a presença de autoridades. Na quarta feira, às oito horas haverá o início dos jogos, em três campos respectivamente: Tabajara, Campininha e Barracão. Centenas de atletas se farão presentes, milhares de espectadores.

                É interessante esse trabalho porque quase todas as modalidades de esporte de massa estão sofrendo a perda de interesse do povo devido a invasão da internet, da televisão. Era preciso se reinventar, promovendo competições esportivas as quais possam ser assistidas ao vivo. E os pais querem se habituar a assistir, com orgulho, seus filhos participando de competições importantes como a Taça Cidade. Tem valor de coisa local, assistir suas equipes de preferência sentados numa cadeira ao lado co campo.

                Beto Farias consagrou-se com sua dedicação ao esporte ligado às crianças.____Quem tem dinheiro ajuda, quem não tem pode vir para a Academia também. As portas estão abertas. Assim Farias conquistou muitos apoiadores na cidade e no interior. Conquistou a confiança dos pais, adquiriu o afeto das crianças, o respeito da comunidade. Embora com presença discreta ele é a figura maior, o embrião que gerou esse movimento. Associou sua vocação pelo esporte com sua profissão. Jovens que estão envolvidos no esporte estão mais longe do envolvimento com as drogas, falou Beto Farias.

                Clóvis Medeiros

 

 

Comentários

comments

Veja Também

46791029_2205972013024389_8511443514909786112_n

Reunião definiu adiamento de rodada do municipal de futebol sete de Tuparendi

As fortes chuvas que caíram em toda a região na sexta-feira (23) forçaram a Coordenação ...