domingo , 17 novembro 2019
Home / Destaque / Desfíle Cívico encantou o público em Tucunduva

Desfíle Cívico encantou o público em Tucunduva

Tem sido assim há décadas, porém o encanto é o mesmo. Passa ano e entra ano, e os desfiles cívicos continuam sendo uma atração irresistível aos olhos do público. Este ano não foi diferente. O desfile que em 2019 comemora os 60 anos do município  de Tucunduva, via de regra, não foi diferentes dos anos anteriores, mas uma multidão lotou todos os espaços da Avenida Dr. Osvaldo Teixeira para assistir o desfile neste domigo, 1 de setembro. Difícil dizer oque mais encanta, mas no fundo oque mais atrai é que este é um dia em que os protagonistas são pessoas com os quais nos deparamos no dia a dia, não tem coadjuvantes, é a comunidade desfilando e sendo aplaudida. E mais uma vez foi muito bonito. Começou cedo, pouco depois das 8 da manhã, com a composição do palanque oficial.  E ali uma novidade,  o velho palco foi derrubado e construído um novo e mais amplo. A cerimônia foi simples, com manifestações do Presidente da Câmara Valmir Arcaro, e do Prefeito Marcelo Burin.  Em sua fala o Prefeito enalteceu os antepassados que iniciaram a construção do município, bem como reverenciou os emancipacionistas, ex-vereadores e ex-prefeitos.  Foi prestado uma bela homenagem a Marino Todeschini, que aos 91 anos é o único emancipacionista ainda vivo.

Em seguida o Prefeito declarou aberto o desfile, que teve mais de 80 participações, entre escolas, empresas e entidades. Como de praxe começou com a Brigada Militar e as soberanas da FEICAM. A primeira banda a desfilar foi a banda da Escola a Vila Operária, que também trouxe alunos com alimentos, para mostrar de onde vem os alimentos consumidos na escola. As crianças da Obramis e da Escola Mundo do Saber, foram uma atração a parte.

A Escola  David Bortoli  pautou   seu desfile na valorização do passado, e na importância dos professores. Trouxe  para a Avenida um grupo de ex-professoras muito aplaudido pelo público. Já o Princesa Isabel exaltou a importância dos imigrantes na nossa colonização, trazendo as etnias para o desfile, além é claro,  da sua banda marcial,  sempre uma das maiores atrações dos desfiles em Tucunduva.

O Colégio Bento Gonçalves fez uma homenagem à música, tão importante para o município de Tucunduva. Lembrou os antigos festivais, trazendo para desfilar  uma verdadeira lenda dos festivais da década de 70, Elisabeth Garbin, e um barco,  simbolizando a música Barco do Amor, o maior sucesso dos Atuais.  Os momentos de maior  descontração do desfile, ficaram com os carros alegóricos do Xirus Bar, com um  carro com  churrasco e bebidas, e da comunidade de Bela Harmonia. Componentes da Invernada Artística do CTG Querência Xucra, cruzaram a Avenida dançando o tempo todo. Jovens do LEO Clube distribuíram mudas de árvores para o público. O pessoal do Hospital ressaltou a importância dos cuidados com os idosos, e uma banda formada só por mulheres, pertencente a Igreja Assembleia de Deus, foi um dos destaques. Destaque também para o belo desfile da Banda da Escola Antonio Barella, de Novo Machado. O desfile encerrou de forma tradicional, com um grupo de cavalarianos.

Comentários

comments

Veja Também

14 -

Administração vai investir mais de R$ 640 mil em reforma das duas unidades de saúde em Tucunduva

Os projetos de engenharia da reforma das duas Unidades Básicas de Saúde, foram aprovados pela ...