sexta-feira , 20 julho 2018
Home / Destaque / Do Fundo do Baú: O campinho da Dona Neli em Tucunduva nos anos 70

Do Fundo do Baú: O campinho da Dona Neli em Tucunduva nos anos 70

Em um tempo onde não havia nenhum tipo de passatempo eletrônico como vídeo games, internet  e celulares,  restava às crianças do início da década de 70 se divertir ao ar livre, jogando futebol, andando de bicicleta( quem tinha ), ou nadando nos riachos e açudes próximos a cidade.  Em Tucunduva  um local povoa até hoje às lembranças dos meninos que moravam no centro da cidade.  Na residência de Dona Neli Teixeira, já viúva do médico Ovaldo Teixeira, havia um campinho de futebol, que fez a alegria dos moleques daquela  época.  As traves eram feitas de galhos de árvores, as redes de sacas de batatas, e as bolas poderiam ser de qualquer material, desde que levemente arredondadas.  Se jogava de pés descalços ou de conga. O maior perigo e temor dos guris que ali jogavam, era que a bola caísse no terreno ao lado, pertencente  ao Dr. José Diniz Varaschin, que tinha um cachorro muito temido, chamado de Urso.  Ninguém ousava buscar a bola, que invariavelmente era devolvida com muito bom humor por Dona Eleci Varaschin. O único que se arriscava a buscar a bola vez por outro, era Dico Ribas, já que sua mãe trabalhava na casa de Dr. Diniz e o menino conhecia o cachorro.  O campinho da Dona Neli era íngreme, duro, mas faz parte de uma das mais belas lembranças dessa geração que viveu sua infância e adolescência em Tucunduva na década de 70.  Na foto alguns dos frequentadores  do famoso campinho. Veja os nomes abaixo, alguns descritos pelo apelido da época.

Da esquerda para direita de pé:  Assis Schimer,  Butica Mazzardo, Nei, Nisio Kinast, Jorge Dumke, Dico Ribas, Mano Ribas,  Joce Varaschin, Vilson Maicá, Milton Binote, Iedo Madalozzo, Elio Pias.

Sentados da esquerda para direita: Flori, Julio da Luz, Pito Puhl, Eder Strapazzon,  Marcos Teixeira ( filho de Dona Neli), Marquinhos, Cesar Fronza, Noti, Bimbo Soares,  Gerson Pereira e Zeca Schirmer.

935625_358134980975642_546222602_n

Comentários

comments

Veja Também

esgoto

Tura pede providências com relação a situação do esgoto na Vila Operária em Tucunduva

A situação do saneamento básico na Vila Operário continua sendo motivo de reclamações da comunidade, ...