segunda-feira , 15 outubro 2018
Home / Destaque / Dr. Diniz é homenageado em Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Tucunduva

Dr. Diniz é homenageado em Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Tucunduva

O médico José Diniz Varaschin, que completou 80 anos no mês de maio, foi homenageado na noite da última segunda-feira, 24, em uma sessão solene da Câmara de Vereadores de Tucunduva.   A proposição de homenagear Dr.  Diniz partiu de todos os vereadores, que entenderam ser a ocasião para celebrar os 80 anos de vida, e os 52 anos de dedicação a comunidade, através do exercício da medicina. Com um plenário lotado,  a cerimônia teve manifestações do Presidente da Mesa Diretora, Jonas Fernando Hauschildt, do Prefeito Municipal, Marcelo Burin, do Presidente do Hospital,  Luis Alberto Nervis, e do próprio Dr. Diniz.

Primeiro a usar a palavra, o Presidente da Mesa Diretora, Jonas Fernando, homenageou Dr. Diniz falando sobre o “dom da vida”. Citou Hipócrotes, considerado o “Pai da Medicina”,  e parte de um salmo de Lucas, “o médico amado”.  O presidente também  falou da trajetória da criança pobre  que se transformou em um médico com mais de 50 anos de dedicação a comunidade. “Nos momentos mais difíceis da comunidade na área da medicina, ele e sua esposa se dedicaram, não deram ouvidos às críticas, e apenas atenderam, salvaram, preveniram e orientaram.  É por isso e tantas outras ações de relevância , que a comunidade de Tucunduva está lhe prestando esta homenagem”,  disse Jonas em sua manifestação.

O Prefeito Marcelo Burin  destacou o quanto o trabalho de Dr. Diniz foi importante para o município, tendo ele próprio nascido  nas mãos do veterano médico.  Com bom humor, Marcelo lembrou de uma característica conhecida de Dr. Diniz: “Quem estava internado, ou aguardando para ser atendido, sabia que o Dr. Estava chegando pelo assovio característico”.

O  Presidente do Hospital  destacou a importância que o homenageado teve  no processo de compra do Hospital pela comunidade, ficando até mesmo por mais de seis meses sem receber os salários e tendo que trabalhar sozinho durante bastante tempo.

Ao iniciar sua fala, Dr. Diniz foi logo avisando: “Tenham paciência, porque eu vou falar bastante”. E falou mesmo. Mas fez um pronunciamento histórico, contando detalhes de toda sua vida. Começou pelo seu nascimento, pela vinda a Tucunduva com os pais, a infância difícil, de muita pobreza, as dificuldades para estudar. “Aqui não tinha escola, eu fui fazer o segundo ano primário em Santa Rosa. Morava com um tio, na Vila Flores, e ainda muito criança precisava caminhar quatro quilômetros para ir na aula no colégio Liminha, seja com chuva, frio ou poeira”.   Depois de detalhar acontecimentos de sua infância e adolescência, de citar vários amigos,  Dr. Diniz discorreu  sobre o período em que esteve na faculdade, e do início de trabalho  como médico em Tucunduva. “Quando eu aqui cheguei, eu avisei a todas as enfermeiras: A partir de agora nenhuma pessoa que chegar ao Hospital vai ficar sem atendimento, e ninguém vai ser atendido sem que eu esteja presente”. Dr. Diniz Citou vários casos complicados em que precisou agir, de vidas que salvou, das 12 mil pessoas que estima ter trazido ao mundo,  do serviço em saúde pública,  se desculpou com os filhos  Renato e Cristina por não ter sido um pai presente em função do trabalho,  das enfermeiras que trabalharam com ele,  e por várias vezes agradeceu a companheira  de mais de 50 anos, Dona Eleci.

Sem preocupação em esconder a alegria por estar sendo homenageado pela comunidade, Dr. Diniz anunciou que irá trabalhar até 2027, quando completar 90 anos.  E encerrou sua fala com  otimismo e bom humor:  “E no dia 17 de maio de 2047, quando o sino tocar, uma, duas…muitas e muitas vezes, foi porque eu morri.”. Que assim seja Dr. Diniz…

Após a cerimônia, Dr. Diniz recebeu  várias homenagens, entre elas da família do amigo Helio Strapazzon, já falecido.

Fotos Pedro Fotografias

Fotos da tribuna Jornal Sentinela

 

Comentários

comments

Veja Também

44049087_1410453085755210_5573751455711494144_n

Grande público compareceu ao Festival do Refrigerante do Lions Clube de Tucunduva

Foi realizado na tarde desta sexta, 12 de outubro, a 24ª edição do Festival do ...