domingo , 19 maio 2019
Home / Destaque / Estudantes e Professores de Tucunduva, Tuparendi e Novo Machado participam de ato de protesto em Santa Rosa

Estudantes e Professores de Tucunduva, Tuparendi e Novo Machado participam de ato de protesto em Santa Rosa

Estudantes e professores  de toda a região estiveram na manhã desta quarta, 15, em Santa Rosa, participando de um ato de protesto contra os bestudantesloqueios de recursos anunciados pelo MEC.  De acordo com informações divulgadas pelo 10º Núcleo do CPERS, 90% das escolas estaduais  da região aderiram ao protesto,  e suspenderam as atividades no dia de hoje.  O site do Jornal Noroeste de Santa Rosa divulgou que alunos e professores de diversos municípios da região estiveram presentes no ato em Santa Rosa, incluindo Tucunduva, Tuparendi e Novo Machado, em ato proposto por entidades ligadas a movimentos estudantis, sociais e sindicatos.

Foto site Jornal Noroeste

Entenda os bloqueios de verbas para a Educação

O Ministério da Educação (MEC) bloqueou, no final de abril, uma parte do orçamento das 63 universidades e dos 38 institutos federais de ensino. O corte, segundo o governo, foi aplicado sobre gastos não obrigatórios, como água, luz, terceirizados, obras, equipamentos e realização de pesquisas. Despesas obrigatórias, como assistência estudantil e pagamento de salários e aposentadorias, não foram afetadas.

No total, considerando todas as universidades, o corte é de R$ 1,7 bilhão, o que representa 24,84% dos gastos não obrigatórios (chamados de discricionários) e 3,43% do orçamento total das federais.

Segundo o MEC, a medida foi tomada porque a arrecadação de impostos está menor do que o previsto, e o dinheiro pode voltar às universidades caso ela suba. Esse bloqueio de verbas se chama “contingenciamento”, atinge todos os ministérios e já foi aplicado em outros anos.

A Andifes (associação dos reitores das universidades federais) diz que é o maior contingenciamento desde 2014.

Comentários

comments

Veja Também

FOTO 1

Empresário tucunduvense investe em fabrica de colchões em Nova Petrópolis

De família bastante conhecida e querida na comunidade de Tucunduva,  o empresário Mauro Salanti, filho ...