terça-feira , 22 maio 2018
Home / Destaque / Estudo identifica alto índice de obesidade e carga de material em excesso em alunos da rede municipal de Porto Mauá

Estudo identifica alto índice de obesidade e carga de material em excesso em alunos da rede municipal de Porto Mauá

Foi realizado de agosto a novembro de 2016, o projeto escolar “Saúde é tudo de bom”, pelos profissionais do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, com o Fisioterapeuta Franciny Girardon, a Nutricionista Juceani Schroetter e a Psicóloga Magali Cardoso, nas escolas municipais de Porto Mauá, ocorrendo a avaliação dos alunos.

Foram feitas as coleta de dados, sendo aferição de peso, estatura e aplicação de questionário para avaliar preferências alimentares; pesagem das mochilas e sua identificação, bem como identificar locais de dores do músculo esquelético e identificar através de ilustrações e percepção de emoções.

A equipe concluiu  que os alunos apresentaram alto índice de sobrepeso e obesidade, principalmente na faixa etária de 5 a 13 anos no grupo feminino, devido ao alto consumo de alimentos industrializados. Em relação ao teste das emoções, a grande maioria dos alunos conseguiu identificar as mesmas com uma pequena vantagem para as meninas. Verificamos que os alunos estão carregando muito material escolar além do peso recomendado, relatando dores no corpo.

A devolutiva foi realizada nas dependências das escolas, no dia 24 de novembro, voltada para os pais, onde foram apresentados os resultados e estatísticas, bem como orientações dos profissionais com foco na resolução dos problemas levantados, onde os mesmos encontram disponíveis para demais informações na Unidade Básica de Saúde de Porto Mauá.

Texto e foto: Marilei Magali Cardoso

estudo-identifica-alto-indice-de-obesidade-e-carga-de-material-em-excesso-em-alunos-da-rede-municipal-de-porto-maua-1

 

Comentários

comments

Veja Também

ctg 4

CTG Querência Xucra de Tucunduva com nova patronagem

O CTG Querência Xucra de Tucunduva estará promoveu no último sábado, 20, um jantar fandango,  ...