quarta-feira , 17 julho 2019
Home / Educação / FAHOR assina convênio com Universidade de Iowa – EUA

FAHOR assina convênio com Universidade de Iowa – EUA

A FAHOR, sempre em busca de aproximar o que há de melhor para estudantes, professores, egressos e empresas parceiras assinou mais um acordo de cooperação, desta vez, com Iowa State University, que está há 161 anos em atividade, situada na capital do Estado de Iowa, nos Estados Unidos. A direção, coordenações e professores da FAHOR receberam na segunda-feira, dia 10, o professor Kevin Kimle, PhD, diretor do Departamento de Empreendedorismo e Economia Agrícola da Universidade. Kevin foi acompanhado pelo egresso do CFJL e empresário, Julio Bravo, proprietário da AgroBravo, de Curitiba-PR e sua equipe.

Kevin, Julio e equipe, acompanhados pelos professores da FAHOR, visitaram as instalações administrativas, os ambientes de aprendizagem e o Horizonte Ambiente Empreendedor e, disseram estar impressionados com o que viram e ouviram. Na sequência, se reuniram com a direção e coordenadores de cursos e núcleos, para formalizarem o acordo de cooperação que prevê a participação de professores da Universidade de Iowa em programas de Pós-graduação da FAHOR; intercâmbios de professores, estudantes, egressos, pesquisadores e empreendedores parceiros; atividades de ensino, pesquisa e extensão; troca de experiências acadêmicas, informações, produtos e práticas das empresas incubadas e mentoradas dos ambientes de inovação e empreendedorismo das instituições.

Durante a noite, os representantes da Iowa State University, da AgroBravo e da FAHOR se reuniram com empresários, lideranças públicas e de entidades privadas ligadas ao Agro, a fim de apresentar os termos do acordo de cooperação, as características geográficas e demográficas do Estado de Iowa, as semelhanças com o Noroeste gaúcho e os propósitos do Departamento de Empreendedorismo e Economia no Agronegócio da Universidade norte americana. Foram apresentadas ainda, as atividades de incubação de negócios inovadores no agro, formação de fundos de investimentos e grupos de mentoria internacional, para as empresas que de alguma forma estejam vinculadas com a FAHOR e Iowa State University. Ficou evidenciado o potencial e as oportunidades de cooperação entre empresas e as instituições citadas, para internacionalização e desenvolvimento dos negócios.

O acordo de cooperação reforça ainda mais o compromisso da FAHOR em ser a instituição mais próxima do mundo do trabalho, da relação com as empresas, com as práticas profissionais, com a cultura do empreendedorismo e da inovação para o desenvolvimento regional, evidenciando o pioneirismo e o potencial da grande cadeia do agro.

Para Marcelo Blume, representante da FAHOR neste acordo, abrem-se muitas e novas oportunidades para todos os públicos atuais e futuramente envolvidos de alguma forma com a instituição. “Uma das primeiras ações planejadas será a apresentação entre as empresas incubadas e parceiras da FAHOR ligadas ao agro, interessadas em internacionalização de negócios ou mentoria, e as empresas incubadas no departamento similar, da Universidade de Iowa. O segundo passo deverá ser a constituição de um fundo de investimento com a participação de diversos atores envolvidos, para desenvolver empresas inovadoras no setor do agronegócio e com potencial para internacionalização. Na sequencia e em paralelo estão previstas ações como o aumento do número de viagens técnicas internacionais para conhecer e estudar novas culturas e novas tecnologias, principalmente ligadas ao mundo do agro e a participação de professores da Iowa State University em programas de pós-graduação da FAHOR, conforme já encaminhado com o professor Kevin Kimle. As possibilidades são muitas e esperamos que os públicos interessados possam aproveitar ao máximo todas as oportunidades” destaca Marcelo.

Comentários

comments

Veja Também

palestra

PALESTRA EM PORTO MAUÁ SOBRE EDUCAÇÃO FISCAL E NOTA FISCAL GAÚCHA

No dia 24 de junho de 2019, foi realizado junto à Escola Estadual Almirante Tamandaré ...