quarta-feira , 8 abril 2020
Home / Destaque / IMPORTANTE COMUNICADO DA ACISAT

IMPORTANTE COMUNICADO DA ACISAT

Estamos vivendo um período de grande instabilidade em termos de saúde e de economia. Não podemos prever o que vai acontecer daqui a poucos dias. Não temos certeza de qual cenário vamos encontrar em um curto período de tempo. Mesmo assim, sabendo da responsabilidade que temos perante nossos associados e a comunidade estamos em constante contato com outras entidades como Federasul,  ACI’s de outros municípios ,  Poder Público Municipal e instituições financeiras afim de buscar respostas para muitas indagações que surgem a todo momento e também repassar informações para que cheguem com mais clareza a nosso associado.

Na busca de alternativas para nossos associados, a Acisat entrou em contato com as quatro instituições financeiras de nosso município para verificar quais as medidas que  estão sendo adotadas por elas em auxílio ás  empresas nesse momento difícil causado pela pandemia do Covid19. Enviamos aos associados pelo email das empresas todas as orientações de cada uma delas (Banrisul, Banco do Brasil, Sicredi e Cresol).

O decreto municipal que determinou o fechamento dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços termina dia 31/03. E uma grande quantidade de associados nos questiona o que será feito a partir de então. A Acisat entende que esses 10 dias estão sendo de grande importância para evitar a disseminação do vírus, mas ao mesmo tempo muitas empresas estão enfrentando e vão enfrentar muitas dificuldades. E se esse período se estender o quadro irá se agravar, com empresas falindo, gerando desemprego, diminuindo a arrecadação do município, com consequências graves para todos. Precisamos encontrar o equilíbrio neste momento tão difícil. A Federasul, nossa entidade mãe tem uma posição pela retomada das atividades a partir da 1ª semana de abril, de forma gradativa, equilibrada e com todos os cuidados necessários. Depois de ouvir um grande número de associados, analisar o posicionamento da Federasul, contato com outras ACIs,  a diretoria da Acisat informa que é a favor da retomada das atividades comerciais em nosso município, mas preservando  as medidas de prevenção necessárias, como: manter idosos e outros grupos de risco em isolamento, evitar aglomerações e cumprir as orientações de cuidados individuais.  Reiteramos, que o assunto foi amplamente debatido internamente, com sócios e classe empresarial temendo que, caso não retomemos de forma consciente e responsável ás atividades, poderá haver até mesmo um desabastecimento das empresas que continuam abertas, caso de supermercados e farmácias.

Ressaltando ainda  que  a Acisat não tem poder de decidir pela abertura ou não, apenas estamos externando nosso posicionamento. Também estamos abertos a sugestões, troca de informações e críticas, das empresas associadas e também de não associadas. Contamos com a ajuda de todos para vencer essa batalha.

Nesta sexta-feira 27/03, teremos uma reunião com o Comitê de Gestão de Pandemia, formado pelo Prefeito, Vice-Prefeito, Secretária de Saúde, Médica,  Enfermeiros, Representantes do Hospital Dr. Oswaldo Teixeira e Acisat para tratarmos do assunto.

Direção da ACISAT

acisat (2)

Comentários

comments

Veja Também

01

Sessão da Câmara de Tucunduva teve posse de três Vereadores

Neusa, Patias e Batista assumem na Câmara em Tucunduva. Veja como foi a sessão A ...