sexta-feira , 20 julho 2018
Home / Agricultura / Mais um projeto de secagem e armazenamento de grãos em fase final de construção em Tuparendi

Mais um projeto de secagem e armazenamento de grãos em fase final de construção em Tuparendi

Mais uma estrutura de secagem e armazenamento de grãos está em fase final de construção em Tuparendi com assistência técnica da EMATER.  Na propriedade de Antônio Jose Avrella e família, na localidade de Campininha, em execução a obra de um silo secador com capacidade estática de 400 sc.

O sistema adequado de secagem e armazenamento de grãos na propriedade tem como base o uso do ar ambiente, e é essencial para manter a qualidade dos grãos. Além da secagem e armazenamento de milho, as estruturas podem ser aproveitadas para outros tipos de grãos, como a soja e o trigo.

As estruturas existentes no município variam de 150 a 38 mil sacos de capacidade estática, sendo projetadas de acordo com a necessidade de cada propriedade. Os primeiros projetos de secagem e armazenamento de grãos neste sistema foram implantados em 2004, inicialmente para a secagem e armazenamento do produto (principalmente o milho) utilizado na propriedade para a alimentação de bovinos, suínos e aves. Em Tuparendi são 53 estruturas em 25 propriedades, sendo que este número deve aumentar neste ano.

A Emater procura incentivar a troca de experiências entre produtores para que estes possam avaliar a viabilidade e o interesse de realizar a secagem e o armazenamento de grãos na propriedade, conquistando assim maior autonomia. Também é uma oportunidade de evitar perdas, manter a conservação e a qualidade do produto, garantir diferencial nos preços na safra e entressafra, e diminuir a dependência externa. Os produtores interessados em conhecer e adotar a tecnologia podem procurar orientações na Emater, para que o sistema possa ser dimensionado de acordo com a necessidade da propriedade, levando em conta a pressão e vazão do ventilador, umidade relativa do ar, umidade do grão, temperatura do ar, temperatura do grão e limpeza do produto.

Albino Motter, Extensionista Rural – Emater/RS-Ascar de Tuparendi.Sem título

 

 

Comentários

comments

Veja Também

esgoto

Tura pede providências com relação a situação do esgoto na Vila Operária em Tucunduva

A situação do saneamento básico na Vila Operário continua sendo motivo de reclamações da comunidade, ...