quinta-feira , 13 dezembro 2018
Home / Destaque / Motorista completa 40 anos no ofício de transporte de alunos em Tuparendi

Motorista completa 40 anos no ofício de transporte de alunos em Tuparendi

 

O Sr. Lucildo Zamin, residente no Distrito de Cinquentenário, interior de Tuparendi, em 2018 estará completando 40 anos como motorista profissional, trabalhando no transporte de  estudantes.

Em 1977, levava de vez em quando os filhos até a escola com seu Jeep Willys, gostou da tarefa  e resolveu trocar o seu jeep por uma Kombi 0km. A partir de 1978, passou a transportar  alunos até a Escola Andrea Parise, com despesas custeadas pelos pais dos alunos. Com o passar dos anos este custo foi dividido entre pais e prefeiTRANSPORTE ESCOLAR 2017tura municipal, até ser custeado integralmente pela administração municipal.

Lucildo é natural de Tuparendi, nasceu em 17/09/1945, casou em 04/01/1969 com Inês Busanello, com a qual tem 03 filhos: Edson, Elísio e André, sendo avô de 5 netos (2 meninos e 3 meninas).

Ele explica que gradativamente  o número de alunos transportados vem diminuindo, segundo ele ao êxodo rural. Trabalhando dentro do perímetro do Distrito, Seu Lucildo transporta atualmente apenas 11 alunos, e um deles deverá parar no ano que vem.  Ele conta que em meados de 1985, chegou a transportar 18 alunos, tendo que  fazer até duas viagens para levar todos a escola. Por volta de 2005 trocou a Kombi de 9 lugares pela atual VAN de 12 lugares.

Paralelamente a atividade de motorista de transporte escolar, sempre foi agricultor, e reside a 7 km do centro de Cinquentenário,  e 6 km da escola.          Por um período de 10 anos teve o privilégio de transportar três duplas de gêmeos: Fernanda e Fabiana Gottardo, Andressa e Enrique Perin, e Andressa e Vanessa de Souza, até se formarem, conforme reportagem de 2007 (Transportando gêmeos no interior de Tuparendi).

No princípio a empresa de transporte escolar estava registrada em seu nome, a partir de 2007 passou ao filho Elísio, mas Lucildo sempre foi o motorista. Ele conta que está  com 72 anos de idade, mas que pretende “puxar estudantes” até quando Deus lhe der condições físicas e mentais.

 

Texto: Vilson Winkler    

 

Comentários

comments

Veja Também

PHOTO-2018-12-11-22-51-27

ACI, Poder Público e empresários de Porto Mauá juntam forças para alavancar o comércio do município

Nesta ultima terça-feira, dia 11, ACI, Prefeitura Municipal e Comerciantes de Porto Mauá reuniram-se com ...