quarta-feira , 14 novembro 2018
Home / Colunas/Artigos/Esportes / Novo artigo de Estela Giordani: Cinco motivos para seu filho não assistir TV ou jogos eletrônicos

Novo artigo de Estela Giordani: Cinco motivos para seu filho não assistir TV ou jogos eletrônicos

Por Dra. Estela Giordani

Saber controlar o tempo que seu filho interage com a TV ou com os jogos eletrônicos é de fato amar o filho e saber conduzi-lo para um desenvolvimento muito mais saudável. Mas você poderia me perguntar: mas doutora, porque eu deveria privar meus filhos de algo que eles tanto gostam? A TV e o Vídeo Game são tão nocivos assim?

Bem, este assunto é delicado, então vamos por partes!

Primeiro: minha experiência me ensinou, que na verdade, existe por parte dos adultos certa dependência da TV ou de alguns eletrônicos. Isso significa que muitas vezes os pais possuem certos vícios, por exemplo, de chegar em casa e ter sempre a TV ligada, ou ainda, almoçar com a TV ligada, ou ainda, dormir com a TV ligada. Por isso, se os pais têm esse vício, certamente os filhos acabam adquirindo. E, vício é vício. Uma vez que se tem, a gente não se pergunta se ele faz bem ou se faz mal. Sempre o repetimos. Eis o problema. Muitos pais assistem programas junto aos filhos e não se perguntam se aqueles programas podem afetar o desenvolvimento dos aspectos emocionais e intelectivos dos filhos.

Segundo: as crianças precisam descobrir coisas e explorar mexendo nas coisas. E, por este motivo, a TV não possibilita esta interação e, os jogos, sempre apenas tem um jeito único de interação, porque é sempre um programa e, como tal, sempre repete a mesma coisa.

Terceiro: as crianças precisam gastar as energias, mas estando na frente da TV e do vídeo game, elas não movimentam o seu corpo, não gastam as suas energias.

Quarto: geralmente os programas de TV e os jogos propõem para as crianças situações tensas, situações de medo, de perigo, de ameaça e por isso, o sentimento que fica com ela quando ela assiste são esses sentimentos e, ela tende a descarregar em colegas, nos pais, irmãos esse sentimento que ficou preso dentro dela porque ela interagiu com estas situações ameaçadoras.

Quinto: os programas de TV e os jogos de vídeo game, tem o objetivo de “entreter”  a criança, ou seja, distrair, mas se os pais querem educar, então, devem começar a cuidar quais são os programas ou jogos que embora façam a distração, não provoquem danos na interioridade do seu filho.

Quer saber mais sobre como educar o seu filho com amor? Acesse meus canais, existem outros assuntos que podem te interessar e te auxiliar com a educação do seu filho!

https://www.facebook.com/draestelagiordani/?fref=ts

http://www.comoeducarmeufilho.com/

https://www.youtube.com/channel/UCWA3AiykDKc0-uQdjn9FRCA

 

Comentários

comments

Veja Também

30715083_1766522196720449_2894281347268870144_n

Confira a programação de eventos sociais e esportivos no município de Tuparendi para o mês de novembro:

04/11 – Festa dos Padroeiros Três Mártires em Lajeado Cascatinha 10/11 – Baile no Clube ...