quarta-feira , 26 fevereiro 2020
Home / Destaque / Partidos começam a definir candidaturas em Tucunduva

Partidos começam a definir candidaturas em Tucunduva

O MDB de Tucunduva anunciou nesta semana que definiu dois pré-candidatos a Prefeito nas eleições de outubro deste ano, e com isto praticamente estão definidos os protagonistas no próximo pleito.  Veja qual é a situação e quem deverão ser os candidatos a Prefeito:

Marcelo é o candidato natural pelo PP. Partido ainda busca novas alianças

O Prefeito Marcelo Burin ainda é discreto ao falar de sua candidatura.  Ele diz que quem decide é o partido, mas é evidente que Marcelo é o candidato natural do PP e deverá ser indicado para a reeleição.  Atualmente coligado com o PSDB, o partido ainda busca novas alianças para fortalecer a candidatura, conversando inclusive com o MDB.

29351735_2012330765463173_5459976580369542868_o

Intenção do PSDB  é continuar na coligação

O principal nome do PSDB  é o atual Vice-prefeito Fabrízio Gazzola.  Assim como o Prefeito, Fabrízio prefere ser discreto,  e diz que o partido deverá definir posição no mês de abril. A tendência é de que o PSDB continue coligado com  o PP.

06 - fabrizio

Em rota de colisão com o MDB, Turra pode sair do partido

O MDB enfrenta uma crise interna e pode perder algumas lideranças. O Vereador Turra almejava ser indicado pelo partido, mas enfrenta rejeição de alguns setores. A aliança com o PP na Câmara, que  possibilitou que Turra  ganhasse  a eleição para a Mesa Diretora  teria sido o estopim para que seu nome fosse rechaçado. Ele também não gostou  que o Presidente do MDB, Vereador  Ivo Balsam  tenha votado em outra chapa. Em recente reunião para definir os pré-candidatos do partido, Turra não teria  sequer sido  convidado a participar.  Ele diz que irá aproveitar o recesso da Câmara para analisar sua situação, mas não descarta uma eventual saída do MDB, partido que milita há vários anos.

DSCF6345

MDB anunciou Ivo Balsam e Darci Ferreira como pré-candidatos

De forma oficial, o MDB anunciou esta semana  os nomes do servidor público aposentado e  atual Presidente do Hospital, Darci Ferreira  e do Vereador Ivo Balsam, como os pré-candidatos do partido para compor em uma chapa para a majoritária. O MDB,  juntamente com o PT, PDT e PSB,  estão “virtualmente acertados”, para compor uma chapa de oposição ao atual governo.  O MDB não crava se irá reivindicar a cabeça de chapa, indicando o nome para concorrer a Prefeitura. “Isso deverá ser definido somente no mês de abril”, informou o Presidente Ivo. O Presidente ainda acrescentou que o MDB ainda irá conversar com todos os partidos, incluindo o PP.

Jonas confirma ingresso no PDT e foi   indicado pelo partido

Depois de se indispor com o PP, partido pelo qual foi eleito  por duas vezes, o Vereador Jonas anunciou oficialmente seu ingresso no PDT, cuja principal liderança é o  empresário Jaime Cembranel.  Ainda no ano passado Jaime havia garantido de que o PDT viria forte para o pleito, e que teria candidato a Prefeito.  Jonas deverá deixar o PP na janela de transferência prevista na Lei Eleitoral. Com o ingresso de Jonas,  publicamente pré-candidato ao cargo de Prefeito, o PDT  mira uma coligação com um dos quatro partidos. Jonas apenas fala no acordo firmado entre os partidos e diz que a definição de nomes, e quem encabeçará a chapa, somente será definido no mês de abril.

DSCF6349

PT indicou Cecília. Será que ela vem?

Segundo informações,  no acordo que envolve os quatro partidos ( MDB, PDT, PSB e PT), que formariam uma possível coligação no próximo pleito, cada partido deveria indicar o seu pré-candidato, e os dois melhores colocados em uma pesquisa que seria encomendada por estes partidos, apontaria quem seriam os candidatos a Prefeito e Vice, sendo estes os mais bem colocadas nesta pesquisa. O PT indicou o nome da ex-Vereadora Cecília Bernardi, que concorreu ao cargo em 2016, ao lado do empresário Jaime Cembranel ( PDT). No entanto existe uma dúvida ( quase uma certeza),  sobre a participação de Cecília na próxima eleição, uma vez que em agosto passado Cecília assumiu um cargo na atual Diretoria Colegiada do SEMAPI – Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações d Pesquisas e de Fundações Estaduais do Rio Grande Do Sul, cuja gestão se estenderá até o ano de 2022. Há quem afirme que ela não estaria disposta a deixar o Sindicato para concorrer, mas esta hipótese não é assumida publicamente pelo PT. Quem está falando e conduzindo as articulações visando às eleições deste ano é o Vereador Cride.

15 - cecilia

Valter postula cargo de vice pelo PSB

Fundador do mais novo partido de Tucunduva, o PSB, o Vereador Valter Anderle afirma que mesmo sendo novo, o partido irá bem estruturado para as eleições de outubro. Ele diz ter uma boa nominata de concorrentes a vereança, e que o partido deverá manter pelo menos a vaga que possuiu atualmente na Câmara. Importante lembrar que neste ano não serão permitidas coligações na eleição para Vereador.  Valter foi o nome indicado pelo PSB para compor em uma possível chapa de oposição ao atual Governo.

DSCF6354

 

 

Comentários

comments

Veja Também

2

Vem aí a 12ª Edição do evento De Mulher Para Mulher em Tuparendi

O tradicional evento De Mulher Para Mulher,  promovido há 12 anos em Tuparendi,  este ano ...