sexta-feira , 13 dezembro 2019
Home / Destaque / Plano Municipal de Saneamento Básico de Tuparendi é apresentado em Audiência Pública

Plano Municipal de Saneamento Básico de Tuparendi é apresentado em Audiência Pública

A Administração do Município de Tuparendi realizou nesta quinta,  28 de novembro, no Centro Cultural Celso Kaminiski, a audiência pública de apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico de Tuparendi, elaborado por meio do Termo de Execução Descentralizada nº 02/2015 firmado entre a Fundação Nacional da Saúde – FUNASA, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e a Prefeitura Municipal de Tuparendi.

O evento foi realizado com o objetivo de assegurar a ampla divulgação das propostas e dos estudos que fundamentaram a elaboração do Plano e a aprovação do mesmo pela comunidade.

Estiveram presentes na audiência representantes da sociedade civil como CORSAN e EMATER, Poder Executivo representado pelo Prefeito Municipal Leonel Fernando Petry,  Secretários,  Diretores, servidores Municipais e do Legislativo do município representado pelo Presidente da Câmara dos Vereadores Sr. Nerci de Souza e demais vereadores.  Representando a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, o Professor Dieter Wartchow, Coordenador da Equipe do Sistema de Apoio ao Saneamento Básico – SASB, acompanhado da equipe de apoio que esteve em assessoria durante o período de construção do PMSB e demais lideranças do município.

A apresentação do relatório das ações de construção do PMSB foi conduzida pela Secretaria do Planejamento  Dolores Elci Rutzen Turra, membro do Comitê de Execução, que explanou sobre o procedimento de elaboração do Plano, dando ênfase no diagnóstico dos serviços de saneamento básico do município, aos programas, projetos e ações propostos e a priorização dada pela população à cada projeto, além da organização administrativa proposta.

Na abertura dos trabalhos aconteceu uma apresentação cultural pelos alunos da EMEF Amadeu do Prado Mallmann do Município, que compõe a Patrulha Ambiental, e que faz um importante trabalho de conscientização sobre as questões ambientais e os cuidados com o planeta, entre os demais alunos das escolas e a comunidade.

O Prefeito Municipal Leonel Fernando Petry em sua fala frisou a importância da construção deste Plano de Saneamento, com um horizonte para os próximos vinte anos e com a previsão de sua revisão a cada quatro anos, sendo está uma das responsabilidade que ele como gestor, ao assumir a atual administração recebeu e que neste momento esta etapa cumpre o seu primeiro ciclo que é o do planejamento. Agradeceu o envolvimento de todos e convidou para somarem forças juntos na execução do presente plano de saneamento.

A partir deste momento, será encaminhado Projeto de Lei à Câmara Municipal de Vereadores, para que o documento que institui a Política Municipal de Saneamento Básico e o Plano Municipal de Saneamento – PMSB.

 

 

Comentários

comments

Veja Também

Definidos os finalistas do Municipal de Futebol Sete de Tuparendi.2

Definidos os finalistas do Municipal de Futebol Sete de Tuparendi

O Nacional de Barracão e o Operário F.C,  farão a grande final do Campeonato Municipal ...