sábado , 7 dezembro 2019
Home / Agricultura / Porto Mauá conclui obras de açudes de Programa do Estado

Porto Mauá conclui obras de açudes de Programa do Estado

 

As obras de construção de 10 açudes do Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), foram concluídas em Porto Mauá. Com os açudes, estruturadoos a partir de projetos técnicos da Emater/RS-Asar, devem ser viabilizados sistemas de irrigação, que poderão ser aproveitados também para criação de peixes, dessedentação animal e outros usos.

O trabalho de escavação teve início no dia 30 de outubro e foi concluído no dia 08 de novembro, com quatro escavadeiras da empresa Terpacon, de Novo HambPorto Mauá conclui obras de açudes de Programa do Estado. 1urgo, que em nove dias escavou dez açudes. “Os açudes ficaram muito bem construídos e ajudarão os agricultores beneficiados a ampliar suas áreas irrigadas e os que ainda não possuem realizar esse investimento para garantir uma maior segurança produtiva”, avalia o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Germano Buttow.

As obras foram acompanhadas pelos técnicos da Emater/RS-Ascar e das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e de Obras fortalecendo a parceria de trabalho existente e garantindo a construção conforme o projeto técnico. A fase de execução das obras na região de Santa Rosa iniciou-se em fevereiro de 2018.  No total devem ser realizadas 450 obras (do total de 979 açudes previstos para todo o Estado) em 45 municípios da Fronteira Noroeste e das Missões, sendo dez por município.

O convênio formalizou o repasse de 24 horas-máquina, por beneficiário. Para a execução do trabalho, a região foi dividida em quatro lotes. Mais de 200 açudes já foram construídos até novembro deste ano, todos subsidiados com recursos oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, gerenciado pela Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

(Na foto estão o secretário da agricultura Rafael Britske e o gerente regional Ademir Renato Nedel em visita às obras).

 

Comentários

comments

Veja Também

essent 1

Empresa de Tucunduva é a primeira microfranquia de contabilidade eleitoral

O mercado de franquias se expande ano após ano, com a entrada de novas marcas ...