terça-feira , 22 outubro 2019
Home / Geral / Prefeito Leonel participa de evento que debateu alternativas para o desenvolvimento da região

Prefeito Leonel participa de evento que debateu alternativas para o desenvolvimento da região

Aconteceu no dia 23 de setembro em Santa Rosa, o Fórum de Desenvolvimento Gaúcho o qual o Prefeito de Tuparendi, . Leonel Fernando Petry participou representando a Associação dos Municípios da Região Fronteira Noroeste, a qual preside. O evento, promovido pelo Correio do Povo e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), tem como objetivo ouvir as demandas das regiões para o Rio Grande do Sul se desenvolver.
O evento iniciou com paleLeonel participa de evento que debateu alternativas para o desenvolvimento da região.1stra do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, que destacou que a prioridade da pasta para a região é a infraestrutura. “Com infraestrutura, as regiões conseguem atrair empresas e gerar emprego e renda, critérios para o desenvolvimento”. Ele destacou também o investimento nos potenciais turísticos da região, que podem ser desenvolvidos fortalecendo atrações já existentes e também que poderão ser desenvolvidas com a vinda das barragens.
Além de Irigaray, o primeiro painel do dia contou com a presença do presidente da Associação dos Municípios da Região Fronteira Noroeste, Leonel Petry e do presidente da Associação dos Municípios da Região Celeiro, Everaldo Bueno Rolim. A mediação foi do Diretor de Redação do Correio do Povo, Telmo Flor.
Petry destacou as dificuldades de empresas investirem na região, devido aos entraves ambientais para a instalação e operação de indústrias. Ressaltou ainda a importância dos complexos hidrelétricos para o desenvolvimento. Rolin ressaltou a baixa autoestima dos municípios e disse que sente uma atenção do governo do Estado para as regiões Metropolitana e Serra. “Precisamos muito desse acolhimento para nossas regiões se desenvolverem”. Ele destacou que a região tem o Salto do Yucumã, uma das belezas mais lindas do Estado, e não tem estrutura para receber turistas. O prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, pediu atenção do governo do Estado para o tema complexos hidrelétricos, reivindicado há mais de 40 anos.
Durante a tarde, o segundo painel do Fórum abordou  projetos estratégicos para o desenvolvimento da região: complexos hidrelétricos, pontes internacionais e federalização da ERS 344. O evento contou  com a presença da comunidade regional e representantes de entidades empresariais e universidades.

Informações Correio do Povo

Foto Felipe Dorneles / CP

Comentários

comments

Veja Também

43 - grupo de bolão

Grupo de Bolão Querência deixa escapar classificação por pouco para Série Ouro

O Grupo de Bolão Querência, que representa o município de Tucunduva, e o CTG Querência ...