quinta-feira , 23 maio 2019
Home / Educação / Professor tucunduvense faz parte de grupo que publicou estudo sobre utilização de bicicletas compartilhadas

Professor tucunduvense faz parte de grupo que publicou estudo sobre utilização de bicicletas compartilhadas

Pesquisa publicada em periódico com qualis A2, analisou as características urbanas que influenciam no uso de estações de bicicletas compartilhadas

Os alunos egressos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED – PPGARQ, Paola Pol Saraiva e Juliano Lima da Silva (também docente da instituição), juntamente com os professores Lauro André Ribeiro, Alcindo Neckel e Richard Thomas Lermen (natural de Tucunduva, último a direita na foto),  tiveram um estudo publicaprofessor de tucunduvado na Revista Brasileira de Gestão Urbana – URBE.

Intitulada “Avaliação da influência do entorno no uso das estações de bicicletas compartilhadas”, a pesquisa, que é parte dos resultados alcançados com a dissertação de mestrado de Paola, foi focada no Programa Passo Fundo Vai de Bici, um sistema de compartilhamento de bicicletas inaugurado no município no ano de 2016. O trabalho buscou verificar o quanto as características urbanas e de uso do solo (como presença de áreas verdes, presença de instituições de ensino e presença de infraestrutura cicloviária), influenciam no uso de estações de bicicletas compartilhadas.

“A principal contribuição da pesquisa foi a conclusão de que o entorno das estações de bicicletas tem influência positiva e negativa no uso das mesmas, sendo que, a presença de infraestrutura cicloviária é o fator que mais potencializa o uso deste tipo de sistema de transporte. Ademais, o artigo apresentou duas equações que permitem estimar o quanto determinada área possui potencial para implantação de uma possível estação de bicicleta, baseando-se nas características dos entornos, podendo estas, serem utilizadas pelo poder público local em projetos de expansão da rede de estações de bicicletas compartilhadas de Passo Fundo, evitando implantações pouco úteis que tendem a gerar custos desnecessários para a municipalidade”, explica Paola.

A Mestre em Arquitetura e Urbanismo comenta ainda como é importante esse tipo de publicação para os profissionais e estudantes da área. “A publicação deste artigo em uma das mais conceituadas revistas nacionais da área representou uma grande conquista para os autores, já que, com ela, tornou-se possível socializar o conhecimento produzido no âmbito do PPGARQ da IMED, além de ser uma forma de contribuir com o desenvolvimento do sistema de compartilhamento de bicicletas na cidade de Passo Fundo e demais cidades que estejam planejando implantar este tipo de sistema, já que a pesquisa possui caráter aplicado e a metodologia utilizada pode ser replicada em outras localidades. Este tipo de publicação no âmbito do mestrado é de extrema importância, pois gera visibilidade para as pesquisas e abre muitas portas no meio acadêmico”, destaca Paola.

Publicado no periódico que possui estratificação Qualis A2, o estudo multidisciplinar que envolveu pesquisadores das áreas de geografia, arquitetura e urbanismo, engenharia civil e matemática.

Por: Francine Tiecher

 

 

 

Comentários

comments

Veja Também

IMG_0312

Receita Federal destinou produtos apreendidos para Novo Machado

A Receita Federal de Santo Ângelo realizou uma doação ao município de Novo Machado, de ...