sábado , 23 março 2019
Home / Agricultura / Professor tucunduvense radicado em Santa Maria investe na produção de Pitaya

Professor tucunduvense radicado em Santa Maria investe na produção de Pitaya

Natural de Tucunduva, o  Professor de Educação Física Valteni Quevedo dedicou grande parte de sua vida ao esporte. Em 2017 formou-se  em Agronegócio pela UFSM de Santa Maria e passou a se dedicar  a Produção de Alimentos Orgânicos. Valteni  diz que ainda esta coletando informações e  conhecimento,  e implementou em 2018 uma plantação de Pitaya. (Dragon Fruit).

Ele explica que a Pitaya, também conhecida como fruta do dragão, por causa da casca irregular e dos gomos escamosos, nasce de um tipo de cacto da família dos Cactos epifitos, e inicia o seu período de safra em dezembro no Brasil. Além disso, é muito cultivada no resto da América do Sul, América Central, Israel, Vietna e China. Seus principais benefícios incluem:

  1. Proteger as células do organismo, pois a casca deste fruto é rica em polifenóis que são antioxidantes;
  2. Ajudar na digestãodevido à presença de sementes na polpa;
  3. Combater doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3;
  4. Regular o intestinopois tem oligossacarídeos, que são fibras que combatem a prisão de ventre;
  5. Regular a pressão arterial, por ser uma fruta bastante rica em água que estimula a produção de urina, reduzindo o acúmulo de líquidos no organismo;
  6. Combater a anemiae osteoporose por conter vitaminas e minerais importantes como ferro, fósforo, vitaminas B, C e E.

 Atualmente  Valteni cultiva na sua propriedade   mais  de 600 pés de diversas variedades, entre elas Nicarágua Gigante, Orejona e Cebra da Nicarágua. Golden de Israel, Amarela Colombiana, Pitaya do Cerrado, Pitaya Vinho, Pink, Roxa e outras. Tendo também mais cinco variedades de polpa branca.

“É uma fruta exótica, diferente, muito saborosa, podendo ser usada na fabricação de vinhos, espumantes, licores, aguardente, enfim, são mais de 25 produtos que podem ser produzidos a partir da Pitaya, que também pode ser consumida in natura, em sorvetes, sendo usada até na fabricação de cosméticos”, explica Valteni.

A partir de  2019 o produtor disponibilizará a venda de mudas a preços bem acessíveis.  Maiores Informaçoes: WhatsApp 55 – 999629480

 

Comentários

comments

Veja Também

DSCF2439

Loja Feltes: Um novo conceito de loja deixa a cidade de Tucunduva mais bonita!

É muito bom quando uma empresa não se contenta apenas em ser “um negócio”,  e ...