terça-feira , 18 dezembro 2018
Home / Educação / Projeto Alfa forma 19 alunos em Tuparendi

Projeto Alfa forma 19 alunos em Tuparendi

No dia 29 de setembro, no salão da comunidade Santa Rosa de Lima da Vila Glória em Tuparendi, ocorreu a formatura de 19 alunos do Projeto Alfa – Alfabetizando para profissionalizar.

Na ocasião, estiveram presentes, além dos formandos e seus familiares, lideranças e autoridades, dentre elas, o Prefeito Municipal Leonel Petry. O projeto tem como objetivo oportunizar para que pessoas  adultas que morem no  campo, que tenham  baixa escolaridade, tenham uma  chance de aprender a ler e escrever.

O Projeto é desenvolvido em parceria com o  SENAR, que  adota uma concepção de trabalho que associa educação e trabalho, fazendo com que seus programas principais se desenvolvam de forma sinérgica. O “Programa Alfa-Alfabetizando para Profissionalizar” que reúne a formação profissional rural e a promoção social, chega às comunidades rurais, como um conjunto de atividades de caráter eminentemente humano. Enquanto enfocam a capacitação para o trabalho, essas atividades atuam no desenvolvimento de aptidões pessoais e, simultaneamente, promovem ações de educação, tendo como prioridade, a alfabetização de produtores e trabalhadores rurais.

Partindo dessa premissa, que coloca a educação como impulsora de mudanças sócio-ocupacionais nas comunidades rurais e também, em bairros, o SENAR inclui em seu planejamento, a alfabetização de adultos, estabelecendo, com isso, as bases cognitivas para a formação profissional e a promoção social. Seguindo essa linha integrada de planificação, complementa-se o ciclo para a união entre educação e trabalho. Dificilmente tal união ocorreria, caso não fosse oferecida a oportunidade de alfabetização, uma vez que a maioria das ocupações exercidas no meio rural exige a capacidade de leitura, escrita, interpretação de textos e domínio das quatro operações matemáticas.

Comentários

comments

Veja Também

união faz a vida 1

Encerramento do Programa União Faz a Vida em Tuparendi

Na última sexta-feira, dia 07, ocorreu o encerramento do programa “União faz a vida” em ...