quinta-feira , 21 junho 2018
Home / Agricultura / Safra de inverno é finalizada com projeção de prejuízos diz Emater

Safra de inverno é finalizada com projeção de prejuízos diz Emater

 

Com a safra finalizada ou em vias de finalização, resta aos produtores de trigo do Rio Grande do Sul computar os prejuízos com as lavouras. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (23/11) pela Emater/RS-Ascar, todas as culturas de inverno enfrentaram problemas devido às intempéries durante o ciclo, fato que resultou em produtividades abaixo do esperado inicialmente, além de qualidade inferior do produto. Na próxima semana, a Instituição deverá divulgar uma aproximação final para a safra de inverno 2017 com as devidas observações. Em princípio, todas elas apresentam números negativos.

Culturas de verão
A semeadura do milho atingiu 94% da área estimada para esta safra. Em relação às áreas já plantadas, 65% encontram-se em desenvolvimento vegetativo; 23% em floração e 13% em enchimento de grãos. Por enquanto, as condições são consideradas ideais para o desenvolvimento da cultura, com as lavouras apresentando excelente aspecto fitossanitário na maioria dos casos. Nas áreas irrigadas, tambTrigo_AdrianeBertoglioRodriguesém seguem em pleno e vigoroso desenvolvimento as lavouras em geral implantadas um pouco mais tarde, para aproveitar a época de luminosidade mais intensa e temperatura mais elevada.
Continuam aceleradas as operações de dessecação e semeadura da nova safra de soja, com o Estado alcançando 48% da área já implantada, estabelecendo-se um pouco abaixo da média dos cinco anos anteriores, que é de 52%. Em algumas situações pontuais, o atraso na colheita do trigo fez com que alguns agricultores optassem por realizar o plantio logo após a dessecação dessa cultura de inverno, o que poderá trazer problemas no controle de plantas daninhas em pós-emergência. As lavouras já implantadas estão com boa germinação. No geral, as lavouras são formadas com emprego de um bom nível tecnológico por parte dos produtores, o que tem propiciado excelente desenvolvimento inicial.

Comentários

comments

Veja Também

935625_358134980975642_546222602_n

Do Fundo do Baú: O campinho da Dona Neli em Tucunduva nos anos 70

Em um tempo onde não havia nenhum tipo de passatempo eletrônico como vídeo games, internet  ...