quinta-feira , 14 dezembro 2017
Home / Destaque / Sicredi raliza encontro de professores do Programa A União Faz a Vida

Sicredi raliza encontro de professores do Programa A União Faz a Vida

No dia 30 de novembro realizamos o encontro anual dos professores que participam do Programa A União Faz a Vida. O objetivo do encontro é proporcionar aos professores troca de experiências, conhecimento e celebração dos projetos construídos com os alunos durante o ano.

Este é o primeiro encontro do professor Jair Herzog de Giruá. Ele trabalha na Escola Municipal de Ensino Fundamental Canova e sicredi 3este ano participou do Programa, pois o município de Giruá aderiu a metodologia para as escolas municipais.  Para ele a integração dos professores no evento favorece a troca de experiências: “Momentos de troca de experiências e de reconhecimento de ótimos trabalhos desenvolvidos em todas as escolas. Para mim foi muito valioso este encontro, pois além destas trocas de experiências, aproximou mais os profissionais envolvidos no Programa. Foi uma oportunidade inesquecível onde nossos alunos puderam mostrar um pouco do que está sendo desenvolvido na escola a partir do Programa União Faz a Vida. Só temos a agradecer”, disse Jair Herzog.

O evento contou com a palestra “O Ato de Educar em Parceria” do professor Edson Motta Prestes, acompanhado dos musicistas Fernando Fagundes na viola e violão e Vinícius Kunzler no violino. Além disso, ocorreu apresentação de um dos projetos do Programa, “Aprendendo com música na escola”, realizado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Canova de Giruá. Sobre o Projeto, o professor Jair conta que partiu de uma expedição investigativa feita com os alunos junto aos moradores do Bairro Canova com a seguinte pergunta: “Qual é a influência da Música na vida das pessoas? ”. A partir das respostas obtidas deu-se início a construção do projeto, pois a maioria dos entrevistados apontou que a música mexe com sentimentos, com emoções.

Além disso, ocorreu ganhossicredi 1 significativos para os alunos e a comunidade como explica Jair:  “Obtiveram melhores resultados nos rendimentos dos alunos, comprovando assim que a música é realmente uma ferramenta pedagógica importante no processo ensino aprendizagem. Notou-se também que o projeto contribuiu na disciplina, na coordenação motora e na postura dos alunos. Conseguimos fazer uma ótima inclusão, pois temos um aluno com déficit de aprendizagem e atenção que conseguiu participar em todas as atividades desenvolvidas. Outro ponto importante é aproximação da comunidade e o envolvimento dela com a escola”, conta o professor.

Há mais de 20 anos investimos no Programa A União Faz a Vida. Hoje ele está em nove municípios: Alecrim, Caibaté, Cerro Largo, Entre-Ijuís, Giruá, Porto Xavier, Santa Rosa, Santo Antônio das Missões e Vitória das Missões. Ao todo, são 27 escolas, 361 professores e 2.626 crianças e adolescentes participantes que vivenciam os valores da cooperação e da cidadania na metodologia escolar. Para 2018, 11 municípios projetam em desenvolver o programa A União Faz a Vida.ciredi 2

 

Comentários

comments

Veja Também

IMG-20171212-WA0035

Novo Machado realizou Encontro Municipal Em Comemoração A Bíblia

A Prefeitura Municipal De Novo Machado através da Secretaria Municipal Da Educação, Cultura, Desporto E ...