quarta-feira , 17 julho 2019
Home / Agricultura / TUPARENDI REALIZA DIA DE CAMPO DE GESTÃO SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR

TUPARENDI REALIZA DIA DE CAMPO DE GESTÃO SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR

Em torno de 100 pessoas, entre produtores de leite, técnicos e estudantes da Escola Andrea Parise, participaram dia 4 de julho, em Tuparendi, de um  Dia de Campo com destaque para a gestão da propriedade, levando em conta as esferas social, econômica e ambiental. O tema foi abordado em quatro estações organizadas na localidade de Nova Alemanha, junto à propriedade de Dari e Lucilina Gehrke, beneficiários do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF) e executado pela Emater/RS-Ascar.

Além de famílias assistidas pelo PGSAF, parte do público presente é beneficiário do programa socioassistencial. O foco principal foi a atividade leiteira, com orientações sobre produção de leite a base de pasto, Instruções Normativas 76 e 77, manejo de conservação de solo nas áreas de pastagem e produção de alimentos para o autoconsumo.

Nas estações foram abordados gestão da propriedade leiteira com planejamento forrageiro; diversidade alimentar da família; manejo de solo, irrigação e Programa Municipal de Pastagens Permanentes; e manejo da ordenha e qualidade do leite.

A família Gehrke tem o leite como principal atividade. Atualmente possuem 6,0 ha de pastagem perene, estão com 32 vacas em lactação e produção média de 15.000 L/mês.

O evento foi organizado pela Emater/RS-Ascar em parceria com a família Gehrke, Prefeitura, através da Secretaria da Agricultura, Coopermil e Comtul. Contou também com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tuparendi e Porto Mauá, Cooperlat, Cooparendi, Cotrirosa, Banco do Brasil, Sicredi e Cresol.

 

Comentários

comments

Veja Também

Mapa Leite Francine propriedade dos Thewes

Projeto com participação de Agrônoma tucunduvense leva desenvolvimento para as propriedades leiteiras.

Mapa Leite, que teve a duração de dois anos, encerrou no mês de junho. Da ...