domingo , 17 novembro 2019
Home / Destaque / Uma história de dedicação a saúde: Laboratório Regis completa 50 de atividade em Tuparendi

Uma história de dedicação a saúde: Laboratório Regis completa 50 de atividade em Tuparendi

Um dos laboratórios de análises clínicas mais tradicionais e conceituados da região está completando 50 anos neste mês de outubro. Trata-se do Laboratório Régis, com sede em Tuparendi, que acaba de inaugurar suas novas e modernas instalações em novo endereço, Av. Mauá, 1437.  Para contar um pouco da história do Laboratório Regis, é necessário se repontar aos anos 40, quando o médico Hugo Beno Haase, recém formado, veio de Porto Alegre para trabalhar em Tuparendi.  Alguns anos depois, Dr. Hugo trouxe o seu irmão, o também médico Ruben Léo Haase.  Naquela época os médicos “faziam de tudo”:  consultas, partos, cirurgias e até mesmo exames de laboratório.  Foram eles que trouxeram o primeiro aparelho de Raio X para a região.  Houve um significativo aumento na demanda de serviços médicos e por conseguinte a necessidade de exames. Foi então, que alguns anos mais tarde veio para Tuparendi o Dr. Mário Suchi, médico por formação, mas que passou a trabalhar somente na realização de exames que auxiliavam no diagnóstico dos pacientes.  Era o princípio do primeiro laboratório d13 - laboratório regise análises no município e tudo era ainda muito rudimentar.  Com o falecimento do Dr. Suchi, na década de 60, veio para Tuparendi, de Porto Alegre, o farmacêutico-bioquímico Régis Antônio Aguado de Araújo, fundando em 1969 a Sociedade de Análises Clínicas Régis, que no dia 27 de outubro completa 50 anos.

Em Tuparendi, Dr. Régis como era conhecido na comunidade, além de trabalhar no setor de saúde, também trabalhou como professor, chegando a ser Delegado de Educação, tendo permanecido no município até 1978. Até o final de 1979 atuaram no laboratório as bioquímicas Dra. Maria Aparecida Barrios Simionatto, Dra. Carmen e Dra. Liliane. A partir de janeiro de 1980 o jovem bioquímico Ivo Turra, natural da comunidade de Campo Alegre, recém formado, foi convidado pelo Dr. Régis, ainda proprietário do Laboratório a trabalhar em sua terra natal.  “Eu já havia trabalhado no Hospital como auxiliar de serviços gerais, até a metade da década de 70 quando fui a Porto Alegre fazer faculdade”, conta Ivo Turra, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Iniciando ali uma bela trajetória de serviços prestados a saúde e a comunidade tuparendiense.  O Laboratório foi vendido pelo Dr. Régis, aos médicos Danilo de Martini e Ruben Léo Haase, tendo Ivo Turra como sócio minoritário. Aos poucos Ivo foi adquirindo a cotas até se tornar proprietário do Laboratório.  “Eu fico muito grato a estes dois médicos por terem facilitado a aquisição, especialmente ao Dr. Danilo que foi um pai para mim”, reconhece Ivo. Ele ainda faz questão de lembrar e agradecer ao Dr. Egon Roeber Müller, que o ajudou muito quando resolveu estudar. “Dr. Egon foi muito, muito importante na minha caminhada, me ajudou muito, e vou ser eternamente grato a ele”, declara.

Ivo Turra: 40 anos de dedicação a saúde e a comunidade

Ivo conta que por 25 anos o Laboratório funcionou onde hoje estão localizados os consultório médicos, passando depois para a parte da frente do Hospital, onde permaneceu por quase 15 anos.  Instalar o Laboratório em local próprio sempre foi um sonho para Ivo, ao mesmo tempo em que percebeu a necessidade de um local projetado para que o Laboratório se adequasse às exigências da vigilância sanitária. Esse sonho tornou-se realidade no dia 30 de setembro de 2019, quando foi inaugurado o novo prédio próximo ao Hospital (na mesma quadra), com espaç13 - 1o moderno, amplo e confortável, mantendo a mesma eficiência e atenção aos pacientes. Ivo explica que sua jornada profissional está sendo dividida com sua filha Jéssica Roehrs Turra, Biomédica e sócia, assim encaminhando a sucessão.  Atuam, também, os sócios Paulino Valdemar Rauber, também bioquímico, e Maurici Antonio Conti.  O Laboratório conta com mais duas colaboradoras, Salete Barella Gasparetto e Roseli Watge Conti, bem diferente de quando começou, quando eram apenas o próprio Ivo Tura, e a colaboradora Tilda Kich. Dr. Ivo ressalta que foi muito importante a participação de Tilda quando este estava começando a carreira, uma vez que ela já era experiente na função.  O laboratório  atende os seguintes convênios: SUS, IPÊ, Unimed, Cassi, Cabergs, além de particular. Nestes 40 anos, Ivo Turra se notabilizou por sua conduta ética na profissão, e também por sua dedicação a comunidade.  Presidiu o Hospital Tuparendi SA, mais tarde o CAMS, participou de diretorias do Clube Caiçara, Clube União, Tabajara, CTG, entre outros, além de ter sido Vereador, Vice Prefeito duas vezes e Prefeito em duas oportunidades. “Estamos muito felizes de após 40 anos de muito trabalho ter contribuído para a saúde do município e também para o desenvolvimento da nossa comunidade”, conclui Ivo Turra.

 

Comentários

comments

Veja Também

14 -

Administração vai investir mais de R$ 640 mil em reforma das duas unidades de saúde em Tucunduva

Os projetos de engenharia da reforma das duas Unidades Básicas de Saúde, foram aprovados pela ...