quarta-feira , 19 junho 2019
Home / Destaque / Veja a principais noticias da municipalidade de Novo Machado. Aqui!

Veja a principais noticias da municipalidade de Novo Machado. Aqui!

NOVO MACHADO REALIZA IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

No dia 12 de abril de 2019 a Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a IX Conferência Municipal de Saúde, com o objetivo de garantir a universalidade de acesso, integralidade de assistência, equidade, gratuidade através de um modelo de atenção resolutivo com uma gestão unificada, regionalizada e hierarquizada; e, garantir a saúde como um direito constitucional, assegurando que o sistema público de saúde receba os recursos financeiros suficientes para uma saúde universal de qualidade, segundo as necessidades da população.

O Tema da Conferência foi: “Democracia e Saúde”: Saúde como direito, consolidação e financiamento Do SUS.

— Eixo I — Saúde Como Direito

— Eixo II — Consolidação Dos Princípios Do SUS

— Eixo III — Financiamento Adequado E Suficiente Para O SUS

Foram debatidas e discutidas 75 propostas e destas, selecionadas e votadas 14. A conferência proporcionou aos participantes uma barganha de conhecimentos que será transformadora no estágio do ajuizar em saúde, no apreciar mais amplo da palavra. Ou seja, saúde como predicado de vida. A participação da população Novomachadense foi de grande vália, tornando a conferência democrática e significativa, pois, todos os participantes permaneceram até o final, sugeriram novas ideias, interrogaram quando preciso e recomendaram novas ações para fortalecimento da atenção elementar no município.

SMEC REALIZA A XVI OLIMPÍADA ESTUDANTIL DAS SÉRIES INICIAIS

A Prefeitura Municipal de Novo Machado através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer realizou nesta quinta — feira (11/04), a XVI Olimpíada Estudantil das Séries Iniciais.

O acontecimento foi realizado no Ginásio de Esportes da Sede no turno da Tarde, e contou com a Participação de mais de 150 crianças das 1.ª  a 5.ª séries do Ensino Fundamental das Escolas Municipais e Estaduais do município, sendo elas: Escola Antônio Barella (Sede), Escola Marechal Hermes (Esquina Boa Vista), Escola Ernesto Dornelles (Vila Pratos), Escola Gonçalves Dias (Esquina Barra Funda).

A prática de entretenimentos na infância vem sendo cada vez mais recomendada por peritos e clínicos. As benfeitorias de aderir ao desporto melhora a composição motora e o controle de ansiedade, já que o mesmo, ajuda tanto na saúde física quanto na saúde intelectual da criança, também no incremento de capacidades como a de maior socialização.

Os esportes em grupo são bons para excitar relacionamentos, ajudam na troca de conhecimentos, no assentimento das contestações e na cooperação. Nas modalidades particulares ajudam no autoconhecimento e no balanceamento emocional, além, dessas conveniências, a prática esportiva desde a infância evita o sedentarismo e também a obesidade.

No intervalo houve a entrega de lanches gratuitos aos alunos e todas as Escolas foram premiadas com kits Pedagógicos Uno, Dama, Trilha, Cubo Mágico, dominó, entre outros. A SMEC parabeniza aos alunos, professores e Direção pelo belo dia de Integração!

PREFEITURA PRESTA APOIO NA MANUTENÇÃO DA REDE DE ÁGUA EM LAJEADO CORREDEIRA

A Prefeitura Municipal de Novo Machado através da Secretaria de Obras, realizou serviços na última quinzena de março na rede de distribuição de água na Localidade de Lajeado Corredeira. A manutenção no encanamento com ajuda dos sócios da água dessa Região Costeira foi em benefício as famílias.

O encanamento antigo começou gerar problemas no vasão de água. Agora com a manutenção e substituição de canos, certamente deve — se gerar uma distribuição mais eficiente.

O prefeito, Antônio Luiz Savela, destaca que uma de suas metas é atender todas as comunidades que sofrem com problemas de água potável. Ainda agradeceu os moradores que participaram do mutirão para a instalação do encanamento.

“Agora vai melhorar o sistema de abastecimento. Com a manutenção na rede poderemos melhorar nossas vidas” afirmou um dos moradores que colaborava com a obra no local.

IMG_0069_325L

REALIZADO CURSO DE MACRAMÊ EM LAJEADO SALTINHO EM PARCERIA COM O SENAR

A Prefeitura Municipal de Novo Machado através do Centro de Referência de Assistência Social do município (CRAS) e em parceria com o SENAR realizou um curso de Macramê em Lajeado Saltinho.

O curso foi ministrado pela instrutora do SENAR Marli Teresina Reckziegel e teve ótimo aproveitamento pela turma de mulheres que confeccionou o macramê em toalhas. As alunas que participaram do curso aprenderam os pontos de macramê, colocando em prática com muita criatividade o aprendizado adquirido.

2bf43057-0192-4b4b-9776-753742c6ea1a

PREFEITO SAVELA PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DA NOVA AGÊNCIA DO SICREDI

A cidade de Novo Machado, ganhou este mês  uma nova unidade de atendimento do Sicredi. O evento de inauguração da agência, aconteceu na Rua Independência n.º 870, centro e foi acompanhada pelos associados e autoridades locais.  A inauguração marca também a estratégia de crescimento da cooperativa de crédito para atender a comunidade com uma agência bancaria completa no município.

Em seu pronunciamento a gerente da Sicredi, Anelise Fronza, frisou que é um momento de muita alegria para todos, pois, é um sonho que está sendo realizado. “A Sicredi é uma cooperativa sólida que continuará a trazer inúmeros benefícios para Novo Machado, e nesta oportunidade também agradeço a parceria que temos com o Poder Público Municipal”.

Já o prefeito de Novo Machado, Antônio Luiz Savela, parabenizou a cooperativa pela nova e moderna agência e afirmou “estou feliz em ver pessoas que confiam em Novo Machado, instalando aqui e ajudando no desenvolvimento e no progresso de nosso município. Isso mostra os avanços de nossa cidade e de nosso povo e a Sicredi nos apresenta isso oferecendo esta nova instalação totalmente moderna e confortável para os seus associados e clientes”.

Ao finalizar o prefeito ainda destacou que a nova unidade está em um local muito bem escolhido. “Isso não é sorte, é trabalho, é caminhada. Assim como a Sicredi adolesce cooperando, também a Administração Municipal de Novo Machado também cresce tributando. É um novo capítulo na história da Cidade de Novo Machado”.

IMG_0140_2645

PREFEITURA RECUPERA TRECHO PRINCIPAL NA LOCALIDADE DE MACHADINHO

Na tarde de sexta, 12,  a Prefeitura de Novo Machado através da Secretaria de Obras promoveu melhorias  na estrada principal na localidade de Esquina Machadinho, na divisa com o município de Tucunduva,  e que serve de acesso à comunidade de Esquina Água  Fria sentido à Vila Pratos.
Duas máquinas trabalharam na recuperação dessa via realizando o patrolamento, melhorando o trânsito de veículos, máquinas agrícolas, o acesso às comunidades, transporte escolar entre outros. Na próxima semana os serviços deverão prosseguir na restauração dessa estrada principal e vicinais atingindo as metas do cronograma de trabalho da Secretaria.

PREFEITURA RECUPERA ESTRADA EM LAJEADO PERDIDO
No dia 11 de abril  a Prefeitura Municipal de Novo Machado através da Secretaria de Obras,  trabalhou em  mais uma estrada na zona rural. Uma máquina intensificou um trabalho de patrolamento entre Esquina Carvalho e Lajeado Perdido, fato que demonstra
a preocupação da Administração  em dar estabilidade ao homem do campo que necessita de estradas restauradas para pode acessar sua área de plantio e, ao mesmo tempo, poderem escoar a sua produção.
É grande o número de pedidos que chegam diariamente até o Centro Administrativo, Secretaria de Obras e Agricultura que faz com que a cada dia aumente a preocupação em atender cada vez mais demandas.
A produção no município tem aumentado, os produtores a cada ano vêm adquirido novos equipamentos de trabalho, máquinas, tratores, caminhões todos de grande porte e com isso cresce a necessidade de alargamento nas vias e máquinas todos os dias revisando diversos acessos.
Outro detalhe importante que mesmo com a chuva detonando praticamente todas estradas do município nos primeiros dias do ano, para o plantio da soja “ela” foi eficiente proporcionando aos agricultores uma excelente produção que ainda terá sequência nos próximos dias.

PREFEITURA VOLTA A OPERAR COM TRÊS MÁQUINAS EM PLENA MANHÃ DE SÁBADO

Com o tempo estável, na manhã deste sábado (13), a Prefeitura Municipal de Novo Machado através da Secretaria de Obras, realizou um verdadeiro mutirão de serviços  na estrada principal entre a Sede e o Distrito de Vila Pratos.

Três motoniveladoras voltaram a trabalhar juntas, o que dá uma maior eficiência na realização  dos serviços. A Secretaria, que nas últimas semanas estava operando apenas com uma dessas máquinas, retorna a avançar na recuperação das vias principais e vicinais ou até mesmo em serviços de propriedades com apoio de mais duas que estavam recebendo revisão no parque de instrumentos.

Ainda encontra — se uma quarta máquina que agora deverá receber revisões especiais e em  breve será reanexada a equipe para colaborar nos serviços. As máquinas trabalharam muito no decorrer do ano que passou e assim continuaram em 2019, o fato é que o tempo não colaborou ao longo dos dias trazendo muito prejuízos para a população e para a prefeitura que sofreu com danos nas estradas através dos fenômenos naturais das chuvas com grande explosão sobre a municipalidade.

Agora com máquinas em condições de trabalho, o tempo cooperando, avançar  cada vez mais. “Todas as estradas das comunidades estão sobre jurisdição da Administração Municipal, é viável que os munícipes saibam que todas tem direito aos serviços e que com certeza irão ser realizados, pois, durante a cada dia muita coisa é realizada e a população sabe disso”, afirmou o responsável da pasta.

 

SMEC REALIZA O 1.º DIA D PARA ENCONTRO DE ESTUDO DA BNCC E RCG

No dia 12 de abril estiveram reunidos no Auditório da SMEC em Novo Machado,  Professores e profissionais das Escolas Municipais e Estaduais para um “Encontro de Estudo da BNCC e RCG”. Este foi o primeiro, de quatro Encontros que deverão ocorrer neste ano.  O evento foi dividido em dois momentos: no primeiro os professores e gestores preencheram o diagnóstico disponibilizado pela Secretaria Estadual de Educação e em segundo momento foi assistido o Vídeo do debate idealizado pela Editora Moderna com Professor Mozart Neves, onde o mesmo relatou sua experiência na área de Educação e a importância da reformulação dos currículos Escolares, a luz da BNCC.

Por fim os Professores dividiram-se em grupos para realizar o desafio que consiste na realização do Projeto proposto pela SEDUC (cartilha) Formação Continuada de Professores. Ficou combinado que no dia (17/06), irá acontecer o segundo encontro de Formação do dia D onde as equipes que tiverem finalizados os projetos irão apresentá-los para os demais grupos.

Fonte: Tiarles de Almeida

Assessoria de Imprensa

 

Comentários

comments

Veja Também

leticia 8

Com novidades, fisioterapeuta Letícia Kappes Hentz inaugura novo espaço em Tucunduva

A Fisioterapeuta tucunduvense Letícia Kappes Hentz, recebeu no dia 8 de junho, clientes, amigos e ...