quarta-feira , 14 novembro 2018
Home / Destaque / Veja as noticias da municipalidade de Novo Machado. Serviço de recuperação de estradas após chuva são destaques

Veja as noticias da municipalidade de Novo Machado. Serviço de recuperação de estradas após chuva são destaques

Prefeitura Inicia Recuperação Da Estrada Principal Em Lajeado Marrocas e Prevê Recuperação Em Mais de 70% Das Estradas Danificadas Pela Chuva

A Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da Secretaria de Obras, reiniciou os serviços de patrolamento nas estradas dia 16 de outubro. A comunidade de Lajeado Marrocas foi uma das contempladas com a realização de serviços. Segundo os moradores, devido às chuvas dos últimos dias muitos buracos se abriram em vários trechos da estrada e com isso, a necessidade de uma intervenção da secretaria de obras é muito bem-vinda. A Administração ressalta  que todas as estradas rurais de acesso às comunidades do município receberão o mesmo serviço já que 70% delas foram afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias.

Prefeitura trabalhou  na recuperação de estradas vicinais na comunidade de Três Pedras

A Secretaria de obras de Novo Machado intensificou trabalhos de melhorias em estradas vicinais no início dessa semana no interior do município. De acordo com o setor, além cascalhar áreas de propriedades que trabalham com o leite, também foram feiras melhorias em alguns trajetos utilizados pelo transporte escolar e recolhimento de leite.

Além disso o setor destaca que melhorias foram feitas na estrada que dá acesso a localidade de Três Pedras. A previsão é de que outros trechos de estradas no interior serão melhorados.

Dindinho alegrou a criançada da Escola Marechal Hermes e Antônio Barella na programação da semana das crianças

Uma atividade que chama atenção, principalmente das crianças, e que, já é uma marca das programações anuais da SMEC, são os Passeios de Dindinho. Na última semana participaram  os alunos da Escola Marechal Hermes e Antônio Barella.

As crianças muito animadas e acompanhadas dos professores, passearam pelas ruas da cidade. Os passeios fizeram parte das Programações do dia das crianças, mas em dezembro a atração retorna às ruas de nossa cidade para alegrar a vida da criançada nas programações natalinas e de final de ano.

Segundo os professores os alunos se divertiram muito no passeio de dindinho. A Direção, professores e alunos das escolas Marechal Hermes e Antônio Barella agradecem a administração municipal pela oportunidade, tornando assim, a semana da criança mais especial.

Escola De Barra Funda E Boa Vista Recebem Palestra Motivacional Em Homenagem Ao Dia Da Criança

A Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da SMEC, Emater/RS-ASCAR, juntamente com a ATR (Assistente Técnica Regional), realizou uma programação em homenagem ao dia da criança no dia 9 de outubro, em duas escolas do município.

No período da manhã, o evento ocorreu junto à EEEF – Escola Estadual de Ensino Fundamental (Escola Pública Estadual) na localidade de Barra Funda, onde realizou-se uma palestra motivacional com o tema: Autoestima e o Poder dos Sonhos, participaram aproximadamente 50 escolares da referida escola.

No período da tarde  a mesma palestra foi realizada  para os  34 escolares da EMEF – Escola Municipal de Ensino Fundamental (Escola Pública Municipal) Marechal Hermes de Esquina Boa Vista.

 

Localidade de Boa União foi fortemente atingida pela chuva

Na última terça-feira 16 de outubro, a Prefeitura Municipal de Novo Machado através da Secretaria de obras, intensificou trabalhos na recuperação de bueiros e estradas na região de Boa União devido as enxurradas e desmoronamentos causados pela chuva.

A situação ficou crítica em algumas estradas de acesso às propriedades daquela localidade exigindo a recolocação de bueiros e a reconstrução de sarjetas. Na estrada principal foram constatadas várias valetas e buracos devido ao entupimento das laterais e o escoamento da água na pista.

Nos trajetos de declives o cascalho foi arrastado para fora da estrada, causando barragens e alagamentos em algumas lavouras. Outro detalhe que chamou a atenção foi o desmoronamento de parte da estrutura de uma ponte que irá exigir a reconstrução do local, sendo que pedras de grande monta que sustentavam a estrutura foram removidas pela força da natureza.

Uma equipe trabalhou o dia todo no local, dividindo funcionários da Secretaria em diferentes equipes para atender demandas emergenciais em outras localidades. O Prefeito Antônio Luiz Savela, esteve no local e se diz preocupado com estragos causados pela chuva e com a safra de trigo dos produtores rurais. “Enquanto o nosso clima não cooperar, não recuperaremos os estragos e os produtores não conseguem escoarem a sua produção da lavoura e assim ficamos com o coração partido por não poder ajudar os nossos munícipes. Esperamos que tudo volte ao normal e que todos podemos retomar nossas atividades e ajudarmos uns aos outros nos próximos dias”, finaliza o Prefeito.

Prefeitura Realiza Palestra Sobre Cuidados Com A Saúde Para Integrantes Da Terceira Idade Em Vila Pratos

A Prefeitura de Novo Machado, através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social (SMSAS), realizou no  dia 11, um encontro com a o Grupo Da Terceira Idade de Vila Pratos (Grupo Renascer).  O encontro foi realizado no Salão Católico com a participação do Dr. Marcio Monticielo que orientou a todos os presentes sobre cuidados com a saúde, hipertensão e diabetes.

Para a Diretora de Assistência Social, Daniele Reinke, é necessário trazer este tipo de informação aos grupos. “O propósito destas palestras é incentivá-los a ter um estilo de vida mais saudável. A alimentação, o exercício físico, o hábito de tomar seus medicamentos no horário correto são algumas das instruções que passamos para eles durante a palestra”, disse ela.

“Temos a responsabilidade de promover o bem-estar completo dos integrantes dos Grupos de Terceira Idade e fazemos isso, também, por meio do contato com profissionais que dividem com eles o conhecimento a respeito desses temas tão importantes”, finaliza Daniele.

Prefeitura Realiza Reparos Em Bueiro Em Lajeado Touros

A Prefeitura de Novo Machado, através da Secretaria Municipal de Obras, está atuando na recuperação dos estragos causados pelas cheias nas estradas, pontes e bueiros do interior do Município. A Secretaria Municipal de Obras está atendendo a determinações do Prefeito Antônio Luiz Savela e atuando, emergencialmente, desde o início dessa semana no reparo das estradas. No primeiro momento, tendo como objetivo ações de recuperação, os técnicos do departamento de obras percorreram o município a fim  de listar as localidades que necessitam de recuperação, tendo uma radiografia completa das necessidades em termos de pontes e bueiros.

A partir do dia 16,  foram realizadas ações  em Lajeado Touros, com recuperação da estrada e bueiros.

 

Prefeitura, Grupo Viva a Vida e Projeto Davi Realizam Programação Em Homenagem Ao Dia Da Criança

A Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da SMSAS/Grupo Viva a Vida/Projeto Davi, realizou uma programação no dia 9 de outubro, em homenagem ao dia da criança. O evento foi realizado em Vila Pratos durante todo o dia para as crianças e adolescentes que participam do Projeto.

A diversão foi garantida com a disponibilização de jogos, brinquedos, música e um lanche incrementado. Segundo a Assistente Social, Fernanda Morari, o evento foi pensado sob o objetivo de garantir direito as práticas de lazer e recreação as crianças e aos adolescentes, bem como trabalhar questão de fortalecimentos de vínculos.

 Obras De Cascalhamento No Trajeto Do Moinho Stumm, Lajeado Gateados

A prefeitura de Novo Machado, por meio da Secretaria de Obras, vem intensificando os serviços prestados na zona rural com patrolamento, readequação e cascalhamento de estradas. De acordo com o secretário de Obras,Aldir Kemp, o município de Novo Machado possui uma extensa malha viária rural utilizada no escoamento da safra por veículos pesados, além da ida e vinda de moradores, necessitando assim de uma atenção especial.

Um dos locais que recebeu os serviços de manutenção na última terça-feira (16), foi a estrada de acesso ao Moinho Stumm, em Lajeado Gateados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

comments

Veja Também

bocha 2

Cancha do Gotardo é campeã do Municipal de Bochas de Tuparendi

Na última sexta-feira (09), jogando em suas dependências, a equipe da “Cancha do Gottardo”, sagrou-se ...