fbpx
Home / Destaque / Alunos que se formaram há 40 anos atrás no Francisco D’Áuria promovem encontro em Tucunduva

Alunos que se formaram há 40 anos atrás no Francisco D’Áuria promovem encontro em Tucunduva

A emoção foi a tônica de um encontro histórico que aconteceu no último sábado, 21,  em Tucunduva. Um grupo de amigos que estudaram juntos e se formaram há exatos   40 anos atrás, no extinto Colégio Francisco D’Áuria,  promoveram  uma reunião para relembrar os bons tempos de escola.  O evento reuniu além de ex-alunos, professores e funcionários que trabalhavam no colégio na época.  Ex-professores como o falecido Hélio Strapazzon, e funcionários como Edir Garbin, e Roque Zvirtes, também já falecidos, foram homenageados durante o evento, bem como alunos que já faleceram, caso de Noeli  Salgadinho.   De acordo com a Professora Leni Spanivello da Rosa, uma das alunas da época, e que trabalhou na organização do evento, aproximadamente 80 pessoas participaram do encontro, algumas de lugares distantes, como  Toledo, no Paraná, Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, e até de Barreirar, no estado da Bahia. Leni explica que os contatos com os ex-colegas  foram feitos através das redes sociais, e todos se empolgaram com a ideia da reunião. A comissão organizadora do evento teve a participação de Darci Ferreira, Gilmar Fronza, Inês Angelin, Ivete Zanin Moz, Odila Grando, Oliva Fronza Golin, e a Leni M. Spanivello da Rosa.

No dia do evento, os amigos foram recebidos pelo Prefeito Marcelo Burin,  passearam pela cidade, e depois participaram de um almoço na Casa da Amizade.

Além de confraternizar, o grupo fez questão de promover uma ação social, arrecadando valores que foram destinados a Associação Hospitalar Tucunduva e Novo Machado. Foi repassado R$ 1.900,00 a instituição, fruto de doações dos participantes e do comércio local de Tucunduva. “Um encontro para ficar registrado na história dos 60 anos de emancipação político-administrativa do município de Tucunduva. Foi um  dia foi maravilhoso, com  encontros e reencontros de pessoas que fizeram parte da história do Colégio Francisco D’Áuria na década de 70”, declarou Leni.

O Colégio Francisco D’Áuria era um colégio particular, que funcionava onde hoje é o Colégio Bento Gonçalves.  Era conhecido popularmente como “Básico”,  e oferecia alternativa de curso técnico em contabilidade, ou então o “Científico”,  ambos a nível do que seria hoje o ensino médio.  Veja abaixo os alunos da turma de 79 ( alguns se formaram no ano seguinte, na 11ª turma),  muitos dos quais estiveram em Tucunduva no último sábado:

Adil Baú,   Beatriz Fronza, Carlos Alberto Cembranel, Cleide Martins,  Edemar Juster, Eder Strapazzon, Eliana da Rosa,  Elizete Filomena Barrichello, Evanira Cansi, Gilmar Fronza, Ilsi Vargas, Inês Fronza,  Ini Fronza, Irani Rodrigues,  Ivete Zanin,   Izolde Forigo, Izoldi Sippert, Janete Barrichello, Janice Mazzardo, José Vitorio Fronza, Leni Spanivello, Luis Carlos Bortoluzzi, Luiz Ernesto Chitolina, Maria Filomena Burin,  Marta Benatti,  Noeli Cembranel, Osmar Plack, Odila Grando, Olivia Maria Fronza,   Ruben Krapp, Sildo Kinast, Terezinha Ciupak,   Adimir Dalbém, Bruno Martinelli, Carlos Alberto Firentini, Cecilia Cembranel, Elso Ravisão, Gilmar Busanello,  Inês Angelin, Ivan Pacheco, Jaime Servat, Jorge Ribas, José Altissimo, Leni Conte, Luiz Tubiana, Maria de Fátima dos Santos, Mauro Busanello.

As fotos são de Maria Gelci Fotografias

 

Comentários

comments

Veja Também

Concluída pavimentação com asfalto na Dante Varaschin

A Administração Municipal de Tucunduva concluiu as obras de pavimentação com asfalto na  Rua Dante ...