fbpx
Home / Destaque / Câmara de Tucunduva teve Sessão com votação polêmica e várias matérias dos Vereadores

Câmara de Tucunduva teve Sessão com votação polêmica e várias matérias dos Vereadores

A Câmara de Vereadores de Tucunduva realizou nesta segunda, 7, a primeira sessão ordinária do mês de junho. Na Ordem do Dia a votação de um importante Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que revoga lei que concedia um terreno e outros incentivos a empresa Essent Jus. O projeto de lei foi aprovado por 5 x 2. Ainda deu entrada outro Projeto de Lei de autoria do Executivo, que prevê incentivos para a classe artística. Este Projeto foi baixado para análise das Comissões Permanentes. 

Veja a seguir as matérias apresentadas pelos Vereadores:

Victor e Laércio propõem Moção de Apoio a matéria do Senador Lasier Martins

Os Vereadores Victor Brun  e Laércio Angelin, ambos da bancada do PP, apresentaram Requerimento solicitando a Mesa Diretora  o envio de uma Moção de Apoio à Emenda 70, de autoria do Senador Lasier Martins, apresentada à PEC 187/2019, para preservar a existência do Fundo do Idoso. Victor e Laércio justificam que  a PEC 187/2019 prevê a extinção de vários fundos públicos, dentre eles o Fundo Nacional da Pessoa Idosa, devendo o fundo ser novamente criado por Lei Complementar posteriormente. A Emenda 70 exclui alguns fundos deste rol de extinções, dentre eles o Fundo Nacional da Pessoa Idosa.  Os Vereadores reiteram que a Moção de apoio visa garantir a continuidade do Fundo da Pessoa Idosa para que não haja enfraquecimento de seus direitos e que, cada vez mais, haja promoção, proteção e melhoria na qualidade de vida de nossa população idosa.

Vereadora Odelci quer investimentos na Oficina de Música

A Vereadora Odelci Gotin, do PSDB, apresentou Pedido de Providências, solicitando ao Poder Executivo investimentos na Oficina Municipal de Música.  A Vereadora solicita   melhorias estruturais, reforma dos instrumentos musicais existentes e aquisição de novos instrumentos e aparelhos de som para a oficina.  Odelci argumentou que  Tucunduva é considerada a “Terra do Músico”,  e como tal a Oficina deve ser valorizada, pois é uma entidade que desperta nas crianças o gosto pela música e já revelou muitos talentos.  A Vereadora ainda  explicou que o local onde funciona a Oficina não é adequado,  com problemas de acessibilidade e que enquanto não estiver funcionando em um local adequado, que pelo menos o espaço atual receba investimentos necessários para poder receber os alunos com um mínimo de conforto. Odelci apontou alguns problemas e quais reparos são necessários no local, como pintura, colocação de pedra brita na área externa, reparos nos banheiros, forro, reparos no ar condicionado, além de aquisição e reformas de instrumentos musicais, isolamento acústico e outras providências.

Xirú pede sinalização em  lombadas  recém instaladas 

O Vereador  Xirú, da bancada do PP, apresentou Pedido de Providências ao Executivo, solicitando  serviços de pintura (sinalização) e aplicação de camada asfáltica na lombada recém-instalada no Bairro Bela Vista e na Rua Teixeira Mendes (próximo à Oficina do Roque Elegeda). Xiru explica que vários  munícipes têm relatado a má sinalização das novas lombadas instaladas nestes locais, sendo que a pintura e a aplicação de camada asfáltica facilitaria a visualização das lombadas e as deixariam mais adequadas.

Evandro e Xiru requerem informações sobre  licitações

Os Vereadores Evandro Wylot, do PDT e Lúcio Maurer ( Xiru), do PP, subscreveram Pedido de Informações solicitando que o Poder Executivo lhes informe  quantos processos licitatórios e quais as respectivas modalidades de licitação foram realizados pela administração municipal no ano de 2021, quais os objetos licitados em cada processo licitatório em 2021,  qual o valor licitado nos processos licitatórios respectivamente a cada objeto e modalidade de licitação realizado em 2021 e finalmente – qual a atual fase de cada processo licitatório realizado em 2021 ou em andamento.

Odelci solicitou  informações sobre retorno de servidores afastados durante pandemia

A Vereadora Odelci Gotin, do PSDB, foi autora de um Pedido de Informações sobre o afastamento de servidores municipais de suas funções durante o período de pandemia. A Vereadora discorreu sobre a regras que permitem que servidores que pertencem ao grupo de risco se afastem de suas funções, ou as exerçam em home ofice,  conforme Decreto.  Odelci explica que quando foi emitido o referido Decreto não havia previsão de vacinas e que no momento a grande maioria das pessoas desse grupo já receberam pelo menos a primeira dose da vacina. Destaca que atualmente  19 servidores permanecem  afastados,  sendo  que alguns funcionários que estavam afastados  voltaram ao trabalho, assinando termo de responsabilidade e sem mesmo receberem a vacina, retornando às suas funções para que, como por exemplo na área da educação as aulas pudessem retornar. A Vereadora deseja ser informada de como a Administração vai proceder a partir de agora e como os servidores afastados voltarão a exercer suas funções.

Vereadora quer saber como são monitorados pessoas infectadas pelo Covid-19

Em um segundo Pedido de Informações apresentado nesta segunda, a Vereadora Odelci  solicitou que lhe fosse informado  como é realizado o monitoramento de pessoas com síndromes gripais que estão em isolamento determinado pelas autoridades de saúde ou que testam positivo para o Covid – 19.  Odelci  explica que esta é uma  resposta à comunidade que está questionando a forma que está sendo realizado este monitoramento por parte das autoridades sanitárias, pois segundo ela  há relatos de pessoas que deveriam estar em isolamento por estarem contaminados ou com suspeita de contaminação, mas estão circulando livremente entre os espaços públicos, colocando em risco os demais munícipes e disseminando ainda mais o vírus.

Marta solicitou informações sobre reformas da  UBS 2

A Vereadora Marta Camera Taffarel (PP) apresentou  Pedido de Informações ao Executivo, solicitando que lhe fosse enviada   cópia do projeto de execução da reforma na UBS II e quais obras foram executadas. Também  solicitou  cópia das notas fiscais e relatório de gastos com a reforma da UBS II;  Qual a data estipulada pela Administração Municipal para que a Unidade de Saúde Básica II retorne a funcionar em seu prédio próprio e se está sendo cumprido o prazo para entrega da obra.  Caso contrário, qual a justificativa para eventual atraso.

Vereadora Odelci sugere distribuição gratuita de absorvente higiênico a alunas da rede municipal de ensino

Fez parte da ordem do dia da sessão ordinária realizada na noite da última segunda-feira, 7, uma Indicação apresentada pela Vereadora Odelci Gotin (PSDB), sugerindo que a Prefeitura estude a viabilidade de fornecer absorventes higiênicos, por meio de cotas mensais as estudantes  matriculadas na escola pública da rede municipal de ensino.  Odelci explica que  das duas escolas da rede municipal de ensino do município, somente em uma delas  existem alunas nessa faixa etária. “Atualmente são aproximadamente 32 meninas que estão no período menstrual. Viso a importância de disponibilizar o fornecimento gratuito de absorventes, pois algumas famílias possuem dificuldades financeiras o que dificulta a compra deste produto, trazendo riscos à saúde dessas jovens, causando constrangimento às meninas e aumentando as faltas das educandas nos dias letivos neste período. Essa indicação não se trata apenas da distribuição de absorventes, mas sim levar dignidade a essas alunas, pois não devemos cruzar os braços para essa triste realidade e permitir que problemas como a falta deste item de higiene causem a evasão escolar comprometendo o aprendizado”, consta na matéria apresentada por Odelci.

Vereadora quer instalação de câmeras de segurança  nas escolas municipais

A Vereadora Odelci Gotin (PSDB), apresentou Indicação sugerindo a  instalação de câmeras de segurança nas escolas municipais, ou a designação de vigilantes para atuarem durante o horário de funcionamento das instituições de ensino. Para justifica a propostas, a Vereadora citou que  atentados as escolas estão cada vez mais frequentes e o assunto voltou a ser discutido em todo o país após o trágico acontecimento no município de Saudade(SC), que ocasionou a morte de 3 crianças e 2 professoras, tornando-se cada vez mais necessário adotar medidas de segurança no ambiente escolar visto que casos como estes são imprevisíveis. “O intuito é preservar a vida e manter a segurança no ambiente escolar para garantir a integridade dos alunos, professores e funcionários”, destacou a Vereadora. 

Foto 7

Valter anuncia articulação visando recursos para o esporte

Ao utilizar seu espaço na Tribuna, o Vereador Valter Anderle (PSB), informou ter recebido telefonema da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer, confirmando agenda com o Secretário Titular da pasta, o ex-goleiro e Deputado Federal, Danrlei de Deus.  Juntamente com o Vereador Gaiota (MDB), Valter pretende apresentar projetos buscando recursos para implementação de academias abertas no interior do município, para infraestrutura do Estádio Municipal e outras áreas do esporte no município.

Comentários

comments

Veja Também

Grupo Tom Brasil lança nova música

Mesmo em tempos de pandemia,  onde os profissionais da música não estão podendo exercer a ...