fbpx
Home / Destaque / Câmara de Tuparendi teve sessão esta semana. Veja como foi

Câmara de Tuparendi teve sessão esta semana. Veja como foi

Foi realizada na última segunda, 7, a primeira sessão ordinária do mês de junho na Câmara de Vereadores de Tuparendi.  Na pauta a entrada de dois Projetos de Lei oriundos do Poder Executivo,  sendo que um deles trata do Plano Plurianual do Município e outro pede autorização para prorrogação de contrato emergencial para cargo na Prefeitura. Ambos foram baixados para análise das comissões permanentes da Câmara.  A pauta teve ainda a discussão e votação de um importante Projeto que trata da dação de alguns terrenos de propriedade do município como parte do pagamento de uma área de terra que deverá ser adquirida para instalação de uma indústria de ração no município de Tuparendi.  O referido Projeto foi aprovado por 6 x 2, sendo que a Presidente só vota em caso de necessidade do voto de minerva.

A sessão teve ainda a apresentação de 8 matérias de autoria dos Vereadores. Veja abaixo o teor de cada um destes Requerimentos:

Vereador Lucas Cancian sugere homenagem ao Sr. Júlio Perin

O Plenário aprovou Requerimento do Vereador Lucas Cancian, da bancada do PP, sugerindo o envio de uma “Moção de Congratulações” a família do Sr. Júlio Perin (in memorian), pela sua atuação em prol do município e por representar a família, completando 74 anos de matrimonio.

Lucas apresentou um pequeno histórico do Sr. Júlio Perin, que foi casado com Dona  Maria Golfetto Perin, união que gerou   9 filhos,  18 netos e 18 Bisnetos. Seu Júlio residia em Cinquentenário e  desde jovem se dedicou a comunidade,  trabalhou na construção da estrada que liga Tuparendi a Porto Mauá, ajudou na construção da Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde e da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, foi sócio fundador da do Hospital de Cinquentenário, da Cooperativa Mista São Luiz, hoje Coopermil, sendo vice presidente por 22 anos, e da Escola Esatdual Andrea Parise. Na comunidade atuava como churrasqueiro em todas as festas realizadas, passando os ensinamentos para s filhos e netos. Era atuante no CTG e piquete da comunidade e padrinho do Esporte Clube Avante. Profissionalmente atuou como vacinador de gado para Inspetoria Veterinária, além de domar cavalos e amansar bois. Foi ainda leiloeiro e açougueiro na comunidade. Como empresário foi dono de fábrica de cachaça, de serraria e de olaria. Seu Júlio faleceu no dia 05 de abril, com 98 anos de idade.

Daiane sugere parceria para realização de cursos via SEBRAE

Plenário da Câmara aprovou Indicação da Vereadora e Presidente da Mesa, Daiane Tibulo (PDT), solicitando que o Prefeito verifique a  viabilidade de firmar parceria com o SEBRAE, para disponibilizar cursos de qualificação online, a serem ofertados para empresas do nosso município. Tendo em vista, que o comercio local enfrenta desafios diariamente em virtude da pandemia do COVID-19, sendo uma ferramenta de extrema importância que possibilitará estratégias para superar as dificuldades econômicas. Daiane entente que esta parceria ira  beneficiar as empresas do  município, bem como os seus colaboradores que durante a pandemia do COVID-19, sofreram e continuam sofrendo, com a queda nas vendas e diminuição de circulação das pessoas nos comércios locais, havendo a necessidade de buscarem outros formas de chamar a atenção dos consumidores. Reitera  que o SEBRAE disponibiliza uma diversidade de temas, em seus cursos de qualificação, que vem de encontro com a necessidade do momento, por exemplo: “Plano de Alavancagem empresarial”, “Marketing Digital”, “Vendas”, “Gestão de Caixa”, “Tendências de Consumo” e “Gestão de Pessoas na Crise”.

Daiane salienta que  através deste aperfeiçoamento surgirão sugestões praticas para serem implementadas no seu comercio local, suprindo as necessidades enfrentadas no dia a dia, e que estes cursos exigem um investimento baixo, custando em média R$ 2.032,00 por grupos, normalmente formado por 25 a 30 participantes. Suger ainda o apoio da ACI, tanto na divisão das despesas, quanto na formação dos grupos. “Há de se observar, que proporcionar estes cursos de qualificação profissional,  para as empresas do nosso município, fará uma diferença significativa na prática, inclusive a título de exemplo o município de Tucunduva, já firmou esta mesma parceria, gerando a satisfação dos comerciantes que já aderiram aos cursos ofertados”, consta na matéria apresentada por Daiane.

Miti chama atenção para falta de energia no Cemitério Municipal

O Vereador Miti, da bancada do MDB, apresentou Requerimento solicitando que a Administração Municipal  disponibilize energia elétrica, no cemitério municipal. O Vereador informou que  foi procurado por moradores/ pedreiros que trabalham nestes locais, onde os mesmos alegam que muitas vezes necessitam utilizar ferramentas elétricas e não conseguem realizar serviços em função que não se tem energia disponível.

Vereadora Maristela vê necessidade de rótula no entroncamento da Mauá com Helmuth Gerloff

A Vereadora Maristela Bloch, do MDB, foi autora de um Requerimento que sugere que o Prefeito analise a possibilidade de instalar uma rotula no entroncamento da Avida Mauá com a Rua Helmut Gerloff. Segundo Maristela esta é  reinvindicação dos munícipes, que clamam por uma melhora na organização do transito daquele local que é de grande movimentação, em virtude de que fica próximo do ESF-02. Além disso, o trecho em questão faz ligação com o trevo que dá acesso ao município de Santa Rosa aumentando gradativamente o movimento. “Oportuno informar, destaca-se a grande movimentação em decorrência das empresas Dinon e Camera que estão instaladas no local em questão”, finalizou a Vereadora.

Claudete deseja quebra molas na Av. Mauá,  próximo a Minuano.

Fez parte da pauta da sessão do dia 7 de junho na Câmara de Tuparendi, um Requerimento da Vereadora Claudete Fabricio (PDT),  solicitando a instalação de um quebra-molas na Av. Mauá, nas imediações da padaria Fiesta e fabrica de Gaitas Minuano. Claudete cita que no local há  uma faixa de segurança, mas que não é respeitada pelos condutores.     Segundo moradores, os carros trafegam em alta velocidade e em virtude do entroncamento da Rua Rio de Janeiro e na Av. Mauá, muitos motoristas ficam confusos sem saber qual é a preferencial. Com a construção de um quebra-molas os carros irão trafegar com menos velocidade, diminuindo os riscos da população que reside naquele local.

Marcelo sugeriu rotatória no entroncamento da Av. Tucunduva com Rua Helmuth Gerloff

O Vereador Marcelo da Silva (PP), apresentou Requerimento em que sugeriu ao Prefeito a construção de uma rotatória no entroncamento da  Av. Tucunduva com a Rua Helmut Gerloff. Marcelo argumentou que no local existe um grande fluxo de veículos, havendo a necessidade da instalação de uma rótula para melhor orientar o trânsito.

Vereadora Eliza indica contratação de  ginecologista

Em uma segunda Indicação apresentada na sessão de segunda, 7, a Vereadora Eliza A. Konzen  sugeriu ao Prefeito a contratação de um  médico ginecologista para atendimento junto a rede básica de saúde A Vereadora do PT argumenta que o  acompanhamento ginecológico é fundamental para proporcionar uma vida saudável e de qualidade para todas as mulheres.

A Vereadora elogia o serviço executado pela  Secretaria Municipal de Saúde, mas em diálogo com mulheres do  município, sentiu a necessidade das mesmas serem atendidas por um profissional em Ginecologia, tendo em vista que a saúde da mulher possui aspectos peculiares. “Também trago esta demanda tendo em vista que a população feminina de nosso município corresponde a mais de 50% da população e com certeza merece esta atenção por parte de quem propõe e realiza as políticas públicas”, consta no Requerimento da Vereadora Eliza.     

Nerci quer melhorias em estradas do interior

Foi aprovado Requerimento do Vereador Nerci de Souza, do PDT, em que este solicita ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Obras,  reparos nas entradas vicinais das localidades de Lajeado Ramos, Campininha, Lajeado Minas, Lajeado Barracão, São Pedro, Cascatinha, São Roque, Três Fazendas. Bem como, que sejam realizados reparos nas entradas das residências destes locais. Nerci explicou que apresentou este Requerimento após ter sido procurados por moradores que solicitaram estas melhorias.

Vereadora  quer  instalação de faixa elevada em frente a EMEI Doce Infância

A Vereadora Eliza Andrighetti Konzen apresentou Requerimento sugerindo ao Prefeito, a instalação de faixa elevada em frente a EMEI Doce Infância na Rua João XXIII. A Vereadora argumenta que a referida rua apresenta trafegabilidade intensa, por se tratar de um dos acessos a cidade, com carros muitas vezes transitando em  alta velocidade oferecendo risco de acidente às crianças. Argumenta ainda que a instalação desta faixa elevada  propiciará mais segurança quando dos passeios realizados com as crianças em companhia de suas professoras. A Vereadora ressalta que foi  procurada por inúmeras famílias que estão preocupadas com a segurança de seus filhos e filhas, bem como com a direção da EMEI Doce Infância, que ficariam mais tranquilos se a sugestão acima citada fosse providenciada.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO NO RECINTO DA CÂMARA

VEREADORA MARISTELA BLOCH

VEREADORA CLAUDETE FABRICIO

VEREADORA DAIANE TIBULO

Comentários

comments

Veja Também

Grupo Tom Brasil lança nova música

Mesmo em tempos de pandemia,  onde os profissionais da música não estão podendo exercer a ...