fbpx
domingo , 31 maio 2020
Home / Colunas/Artigos/Esportes / Coluna do Garbin: Oque ganhamos e oque perdemos com a pandemia de Corona Virus

Coluna do Garbin: Oque ganhamos e oque perdemos com a pandemia de Corona Virus

NOVO CORONAVÍRUS :  O QUE GANHAMOS? O QUE PERDEMOS?

Nos dias atuais, não há como não dormir e nem acordar pensando: será que mesmo usando máscara, lavando as mãos a toda hora, mesmo tendo todos os cuidados, poderei ser contaminando em algum momento? Como será se isso acontecer? O que farei? O que farão comigo? Sobreviverei?

Escrevo estas poucas linhas para dividir com vocês minhas reflexões a respeito desta Pandemia. Ainda existe a preocupação  com o fato de que  nos faltam equipamentos e recursos básicos para a área da saúde, principalmente. Mas, ao mesmo tempo, fica claro que esse problema não é somente nosso, é mundial, ou seja, nenhum país do mundo estava preparado para uma Pandemia desta dimensão, o que nos torna, de certa forma, iguais nessas condições. Temos as práticas de desonestidade circulando e se aproveitando de um momento tão difícil para a humanidade. Desde a compra de um frasco de álcool gel e o superfaturamento dos preços no início, parece que normalizando agora. Poderíamos ficar fazendo listas de problemas que vieram à tona com a Pandemia. Porém o que mais me preocupa, e tenho certeza de que a vocês também, é aquilo que fica sob responsabilidade das pessoas. A falta de cuidados que ainda persiste, a arrogância de achar que não serão contaminados, uns com fins lucrativos outros por pura ganância mesmo e muita, mas muita falta de responsabilidade. Uma das perdas que penso que deveria desaparecer são as brigas partidárias procurando culpados pela devastação do novo vírus. Isso não leva ninguém a lugar algum.Sem título

No entanto, temos também o lado dos ganhos, das aprendizagens. Essas, sim, valerão pelo resto das nossas vidas. É tempo de aprendermos sobre coletividade, sobre a importância de olharmos para o lado e tentar nos colocarmos no lugar do outro. Todos nós estamos na mesma situação, pobres, ricos, doentes ou saudáveis. Me parece que ainda falta muita aprendizagem sobre a humildade para a humanidade. Hoje, domingo, escutei a missa online da paróquia São Roque onde o  Padre falou  da importância de as missas seguirem online por medidas de precaução, em função da pandemia. Pensei comigo:  mas será ainda que são necessárias essas explicações? Concluí que sim, porque infelizmente sempre haverá aquele que só pensa em si mesmo achando que o mundo gira em torno de seu próprio umbigo e que deverá seguir reclamando disso ou daquilo.

Acredito que não importa a religião de cada um de nós, certo é que estamos vivendo tempos de renovar a fé, de ajudar, de fato, o outro. E essa ajuda, não se resume a comidas, roupas, remédios. Às vezes, uma mensagem de carinho, de força, um abraço virtual, um bilhete, uma oração, um telefonema, uma carta, valem mais do que qualquer outro tipo de ajuda.

E me pego pensando: ao invés de nos perguntarmos os porquês disso ou daquilo, que tal nos perguntarmos sobre: para que isso tudo? Para que tantas mortes, tanta dor, tanto sofrimento mundial? Não seria para termos uma oportunidade de sermos melhores? De não sermos tão egoístas no nosso dia-a-dia? Não seria uma oportunidade de repensarmos nossos valores e, finalmente, percebermos que é na simplicidade que estão os sentimentos mais puros?

Um dia desses  me peguei pensando: pois é, já que estamos em casa desde o início do isolamento social, deixamos de usar roupas que estão esturricadas nos roupeiros. Pergunto: precisamos mesmo de todas elas? Porque preciso tanto, se estou usando praticamente as mesmas roupas há quase dois meses?

Se aprendermos um pouco mais sobre nossos valores, me arrisco a pensar que tudo ainda vale a pena… O que ganhamos? O que perdemos? Só o tempo vai nos mostrar. Que saibamos compreender para nos tornamos melhores daqui para frente, pois nada é por acaso nesta vida.

Alexandro Fronza Garbin

26841001_1565507666877551_7396963177528709955_o

Comentários

comments

Veja Também

Prefeitura de Tucunduva abre inscrições para processo seletivo para agente de saúde

A Administração Municipal de Tucunduva irá abrir inscrições para o Processo Seletivo Público para a ...