fbpx
Home / Destaque / Decoração de Natal, Recital, whatsapp para agendar consulta e muito mais. As noticias da Municipalidade de Novo Machado

Decoração de Natal, Recital, whatsapp para agendar consulta e muito mais. As noticias da Municipalidade de Novo Machado

SMEC realizou Evento de Formatura para EMEIS“.

Foi realizada no dia 10 de dezembro  a formatura das EMEIS em Novo Machado no Centro Cultural. O evento foi coordenado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer. Participaram, pais, avós, irmãos, madrinhas, tios, familiares, prefeito e vice, professores e diretores. Participaram a  Escola: EMEI Mundo Encantado de Vila Pratos, Escola: EMEI Espaço Da Criança Da Sede, Escola Municipal De Ensino Fundamental Marechal Hermes De Esquina Boa Vista.

Durante a programação aconteceu a formação da mesa oficial e o discurso das autoridades, o Juramento dos Alunos, mensagens aos formandos e professores, a Colação dos Formandos, apresentação dos alunos aos pais e o momento comemorativo em que todos os alunos arremessam os chapéus as alturas.
Em nota a SMEC agradece aos pais que proporcionaram a base da educação inicial, afinal a casa foi à primeira escola, e a mãe a primeira professora. Agradecer pelos amigos, que são verdadeiros tesouros. Agradecer aos professores pela ludicidade, pelo amor, carinho, paciência, conhecimentos e também por suas atitudes em sala de aula, proporcionando lições de vida. A vocês formandos, as famílias, aos amigos, aos coleguinhas e toda equipe pedagógica; pela paciência, carinho, dedicação nesta etapa de suas vidas: o 1° ciclo a Educação Infantil.

Por este motivo, os educadores e toda a equipe das Escolas e da SMEC, desejam que a partir de hoje os alunos possam trilhar um mundo letrado, repleto de grandes desafios. Desafios estes que envolvem a escrita, a leitura, a interpretação, o cálculo.

NOVO MACHADO REALIZOU 20.º RECITAL DE MÚSICA

A Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, e Oficina Municipal de Complementação Pedagógica de Música, realizou dia 3 de dezembro  o 20.º Recital de Música no Auditório do Centro Cultural.

O 20.º Recital de Música, foi intitulado; Brasil de Todos os Ritmos e foi apresentado pelos alunos da Escola de Música a qual é instruída pelo Professor Jacson Ikert. A primeira apresentação da noite foi realizada por Andressa Quadros onde interpretou a música Tocando em Frente de Paula Fernandes. Em seguida os alunos Bruno Hein e Sigfrid Junior Friske realizaram a apresentação das músicas Fotos e Meteoro da Paixão representando o estilo musica sertanejo universitário.

Ainda participaram alunos iniciantes com a apresentação de três músicas, alunos de violão e teclado também se apresentaram interpretando a música internacional Bella Ciao da grande Série La Casa de Papel. A aluna de teclado, Daine Lourenzo, apresentou a música Adivinhe quem sou, e após juntaram – se ao palco todos os alunos para apresentação de músicas Góspel.

A última apresentação da noite contou com um nível mais completo, sendo usado como um dos métodos a leitura de tablatura para execução de dedilhados representada por alunos de violão.

Durante o primeiro semestre de 2019, as aulas foram focadas em instrumentos que compõe a Fanfarra, com apresentação em Tucunduva e Novo Machado nos Desfiles Cívicos, e durante o segundo semestre a dedicação foi ensinar violão e teclado para os alunos do município. Além das aulas de Fanfarra, violão e teclado, o trabalho do instrutor Jacson abrangeu também os alunos especiais do Grupo Educar e Cuidar, que foi realizado durante todo o ano de 2019 com atividades de musicoterapia.

Aulas de teclado e violão também foram ministradas no Distrito de Vila Pratos, para um Grupo de adolescentes e adultos, os quais também participaram do Recital. O evento contou com a participação do Prefeito Antônio Luiz Savela e famílias da comunidade.

Bela decoração natalina de Novo Machado

A Prefeitura de Novo Machado, por meio de suas Secretarias, trabalha  na colocação da decoração natalina na cidade. Na Avenida Independência, praça Dr. Luiz Meireles, foram instaladas lâmpadas em pontos estratégicos da área central, que começa, com isso, a viver o clima natalino. Além das lâmpadas, uma grande quantidade de flores e enfeites de Natal também fazem  parte da decoração que tem a finalidade de deixar a cidade mais bonita  e também despertar nas pessoas o clima de esperança, paz e solidariedade que o Natal representa.

Foram colocadas  microlâmpadas para enfeites nas árvores da Praça Dr. Luiz Meireles, também na Casa do Papai Noel, na Academia Polo e no palco da Praça. A SMEC e o Centro Administrativo entre outros setores públicos também foram decorados. “A instalação da decoração deve receber os últimos ajustes até nesta sexta – feira (06/12).

Para o prefeito Antônio Luiz Savela, a decoração deve atrair mais pessoas para a Sede e aquecer a economia do município. “A decoração natalina em vários locais da cidade contribui para acender o espírito de solidariedade e confraternização que inunda os nossos corações nesta época do ano. Numa época em que o País  está tentando se reeger das dificuldades econômicas, sociais e políticas, comemorar o nascimento de Cristo não faz ninguém esquecer os problemas, mas, pelo menos, ameniza o sofrimento do povo, além de lembrar que deve existir amor entre os cidadãos”, pontua o prefeito.

 

Prefeitura realizou Cinema na Praça em Vila Pratos

Aproveitando a Programação do  Natal Esperança 2019, a Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da SMSAS, promoveu uma sessão de cinema em Frente à Praça Adilário Schleger e Subprefeitura no Distrito de Vila Pratos, dia 9 de dezembro. Uma tela portátil para projeção foi instalada, e o espaço da Av. Mauá foi isolado para que dezenas de cadeiras e a própria praça aconchegassem de forma simples e ordeira o público. O filme exibido foi “O Poder do Perdão”.

Esta não é a primeira vez que a Prefeitura de Novo Machado realiza uma sessão de cinema ao ar livre. Desde o início da atual gestão em 2017, a arte havia sido levada até a praça da Sede e desta vez a Vila Pratos. O evento contou com a presença do Prefeito Antônio Luiz Savela, Vice-prefeito Valdeci N. Dallenogare, Secretários, funcionários efetivos, colaboradores, vereadores, Brigada Militar entre outros. A estimativa que mais de 200 pessoas estiveram presentes.

Um fato interessante que se ouvia comentar no evento entre as pessoas nativas do lugar, é que Vila Pratos em sua antiguidade possuía uma casa de cinema que recebia um excelente público, e como incentivo esses moradores deixaram um pedido para que na atualidade esses eventos tenham continuidade.

A expectativa é de que a Prefeitura Municipal de Novo Machado continue promovendo este tipo de projeto levando a arte e a cultura a diversos públicos.

 

Grupo Renascer de Vila Pratos realizou Evento de Encerramento das Atividades 2019

Aconteceu no dia 8 de dezembro  o último evento do ano realizado pelo Grupo da Melhor Idade Renascer de Vila Pratos. O evento foi realizado com um delicioso almoço para os sócios e estendeu – se durante a tarde nas dependências do Centro Social Católico.

Vários visitantes prestigiaram  o evento, sendo eles Grupos de Convivência de Novo Machado e também de Municípios vizinhos. As 14 horas iniciou-se a Cerimônia de Abertura com uma mensagem de agradecimentos em nome de toda diretoria do Grupo Renascer, o vice-prefeito Valdeci N. Dallenogare, também deixou uma mensagem ao Grupo da Casa parabenizando pelas atividades desempenhadas em 2019 e desejando a todos, Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo. A Diretora de Assistência Social Daniele Reinke, também participou das atividades.

A Diretoria do Grupo Agradece aos visitantes, membros, comunidade local, Administração Municipal pelo apoio prestado em 2019, principalmente aos funcionários públicos que estão sempre empenhados e dedicados a servir os almoços desempenhando várias funções como; churrasqueiros, empregados de mesa, vendedores de fichas, cozinheiras, motoristas públicos, SMSAS que sempre desloca a enfermagem durante todo o ano para acompanhar os eventos, entre outros. As festividades encerraram – se ao entardecer com a animação da Banda Motiva Som de Cerro Largo – RS.

NOVO MACHADO REALIZOU  DIA D  DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO PARA ADULTOS

 

Os postos de saúde de Novo Machado realizaram no final de novembro  o “Dia D” de vacinação contra o sarampo, encerrando a Campanha Nacional iniciada no último dia 18. Em Novo Machado a Unidade de Saúde da Sede atendeu das 8h às 17h e em Vila Pratos das 8h às 12h. Nessa etapa, foram imunizados adultos de 20 a 29 anos que não tinham tomado duas doses da vacina ou que estavam com a imunização incompleta.

De acordo com o Departamento de Saúde de Novo Machado, 55 adultos,de 20 a 29 anos receberam as doses durante a campanha. O município já tem cobertura de 100 % de crianças de seis meses a menores de 5 anos.

A Campanha de Vacinação contou com dois grupos prioritários. De 07 a 25 de outubro a ação teve como foco a imunização de crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos.E do dia 18 a 30 de novembro o objetivo da segunda etapa foi imunizar o público adulto.

Após o fim da campanha, as doses vão continuar disponíveis nos postos de saúde , conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Prefeitura promove Capacitação para Conselheiros Tutelares

A Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da SMSAS e COMDICA, realizou na última quinzena de Novembro, dois dias de capacitação a toda equipe de Conselheiros Tutelares atuais, aos novos Conselheiros eleitos em 2019 e Suplentes.

A Capacitação visou a atender as demandas sobre as atribuições e as competências do Conselho Tutelar. Os participantes tiveram a oportunidade de se aprofundar nos estudos sobre a legislação da área e debater casos fictícios com possíveis alternativas e resoluções.

O Curso foi ministrado pela Instrutora da Empresa MA Serviços e treinamentos de Três de Maio — RS, Márcia Herbetz (Mestra em Direito — Unijuí, Ex — Conselheira Tutelar e Ex — Presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – 2011 – 2013).

Novo Machado realizou Culto Evangélico de Ação de Graças em Homenagem ao Dia da Bíblia

Aconteceu neste Domingo, 8 de dezembro,   Culto Evangélico de Ação de Graças em Homenagem ao Dia da Bíblia em Novo Machado, que reuniu nas dependências da Igreja Evangélica de Cristo – Sede, servidores, colaboradores e secretários municipais, autoridades, amigos e membros das igrejas evangélicas do município.

Celebrado pelo Pr. Jonatas Wiede, o culto contou com a participação dos Pastores Luiz Brito, Alexandre Matter e do Trio de louvor Shekinah, entre outras participações de Igrejas visitantes, e também foi em um momento de confraternização natalina, de agradecimento a Deus pelo ano de 2019 e pedido de bênçãos para o ano novo.

O Culto estava programado para acontecer na Praça Municipal Dr. Luiz Meireles – Sede, mas, devido à chuva minutos antes, foi transferido para as Dependências da Igreja Evangélica de Cristo.

O prefeito Antônio Luiz Savela acompanhado de sua Esposa, também participou do Culto, onde faz um agradecimento pela presença das Igrejas, Pastores, frisando a importância da Programação Natalina e ao Dia da Bíblia. “Esse é um período de reflexão, de se unir mais com a família, amigos e conhecidos; e é também, claro, um período de festas. É maravilhoso ver as pessoas encantadas por esse espírito natalino e manter a sua fé baseada no livro dos Livros, A BÍBLIA SAGRADA. É uma felicidade. “Finaliza.

Melhorias nas estradas do interior

A Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da Secretaria Municipal de Obras, trabalhou na semana que passou, no serviços de patrolamento no interior da Municipalidade.

Foram realizados serviços  na estrada principal entre Esquina Carvalho e Vila Pratos.Duas patrolas realizam os serviços, aproveitando que as boas condições climáticas têm contribuído para o desenvolvimento do trabalho nas regiões, facilitando o acesso às propriedades rurais. Nas estradas da Região Costeira, foram vários quilômetros de benfeitorias.

O secretário de Obras, Aldir Kemp, ressalta que todo maquinário disponível está sendo utilizado nos serviços de patrolamento, destacando que o cronograma de trabalhos terá continuidade nos próximos dias para atingir outras localidades e o Distrito de Vila Pratos. “Estamos trabalhando até mesmo fora do horário para atender a demanda com o apoio de uma excelente equipe”, comenta Kemp.

MAQUINAS PATROLARAM EM LAJEADO BIRIVA, LAGE AO RINCÃO DOS CLAROS E BARRA FUNDA – ACESSO À BARRA – FUNDINHA/ESQUINA BARRA FUNDA

A Prefeitura de Novo Machado através da Secretaria de Obras vem intensificando os serviços de patrolamento e recuperação das estradas principais vicinais que dão acesso à zona rural do Município.

O trabalho de recuperação das estradas rurais tem como objetivo garantir a melhor trafegabilidade e o acesso de veículos em especial para o transporte escolar para o fim do ano letivo, lavouras e moradias rurais.

Quem trafega pelas estradas que dá acesso às comunidades de Lajeado Biriva, Lage ao Rincão Dos Claros e Barra Funda – Acesso à Barra – Fundinha/Esquina Barra Funda, pôde ver a continuidade do trabalho de recuperação realizado. O serviço compreende a abertura dos trechos, limpeza das laterais para o escoamento da água, patrolamento.

Para o prefeito Antônio Luiz Savela, os trabalhos de manutenção e recuperação das estradas rurais são importantes para garantir o desenvolvimento econômico do município. “Estamos trabalhando no sentido de oferecer melhores condições para que os produtores, moradores e alunos que utilizam as estradas da zona rural tenham segurança e conforto para trafegarem pelo trecho”, destaca.

O secretário de Obras, Aldir Kemp informou que as ações de manutenção das estradas principais e vicinais fazem parte de um cronograma de recuperação das estradas da Região Costeira. “Estamos trabalhando de forma que possa atender todas as comunidades do município, atendendo um cronograma entre meio as chuvas e o tempo seco, tentando proporcionar a continuidade do patrolamento destas estradas, mantendo um fácil acesso destas comunidades com a sede do município”, informou o secretário, concluindo ainda que outras comunidades em breve também estarão recebendo esta manutenção.

Tecnologia a serviço da saúde em Novo Machado

A Secretaria da Saúde de Novo Machado  se preocupou em estar mais perto do cidadão Novomachadense, sem que ele precise sair de casa, e para tal está disponibilizando

Contato via aplicativo  WhatsApp. Você pode acessar a saúde pelo número (55) 3544 – 1100, em horário de expediente, agendar consultas, exames, ou ainda obter informações sobre transporte da Secretaria.

198ea885-4a42-4ec6-a034-19cd00466790

 

 

 

 

 

 

Comentários

comments

Veja Também

Concluída pavimentação com asfalto na Dante Varaschin

A Administração Municipal de Tucunduva concluiu as obras de pavimentação com asfalto na  Rua Dante ...