fbpx
domingo , 31 maio 2020
Home / Destaque / Leite flexibiliza abertura do comércio. Restrições continuam para região de Porto Alegre e Caxias do Sul

Leite flexibiliza abertura do comércio. Restrições continuam para região de Porto Alegre e Caxias do Sul

O Governador Eduardo Leite anunciou na tarde desta quarta-feira, 15,  que vai prorrogar até 30 de abril o fechamento do comércio em Porto Alegre, Região Metropolitana e serra gaúcha (região metropolitana) – e vai liberar para que prefeitos nas demais regiões possam definir o funcionamento dos setores, observando regras a serem listadas em novo decreto pela Vigilância Sanitária, segundo Leite. A medida foi comunicada durante transmissão pelo Facebook. O governador disse que o Estado prepara as ações para entrar na fase do distanciamento social controlado.

Mediante análise e justificativa os prefeitos podem abrir,  observando regras do decreto,  comércio e serviços, disse Leite. “Não abre possibilidade para prefeitos tomarem outras medidas”, preveniu para gestores nas cidades onde será mantida a restrição.

O governador disse que a manutenção do decreto não significa projeção de “não termos saída em vista”. “Estamos prorrogando para construir uma nova política de distanciamento controlado, observando dados e sistema de leitos com informações.leite

Leite fez chamamento para gaúchos para superar limites e diferenças. “Cada um tem responsabilidade neste momento”.

O governador disse que será fundamental a adesão das pessoas e dos gestores aos cuidados, como regras de higiene, e que haverá um monitoramento contínuo de indicadores da Covid-19 para avaliar se há mais registros em alguma localidade, que pode significar mais rigor.

Sobre prefeituras da RMPA que flexibilizaram regras, além do que prevê decretos estaduais, terão de voltar atrás, avisou Leite. “Não deveriam ter feito nada diferente do que já dizia no decreto. Precisam seguir as regras do decreto estadual que tem liberalidade para algumas atividades”, reforçou o governador, que preveniu: “Não estou fazendo nenhuma ameaça a prefeitos. Decretos mais restritivos não podem ser relacionados por autoridades por outro ente, como o município”.

 

Comentários

comments

Veja Também

2ª ETAPA DE PAVIMENTAÇÃO EM ANDAMENTO EM PORTO MAUÁ

A Administração Municipal de Porto Mauá está realizando a 2ª etapa de investimentos em pavimentação ...