O Grupo Anjo de Quatro Patas de Tuparendi, que trabalha na proteção e acolhimento de animais domésticos, está alertando a comunidade para um possível surto de Cinomose no município. A Cinomose é uma doença viral grave e altamente contagiosa, com uma taxa de sobrevivência muito baixa, é 85% letal. Afeta cães de qualquer raça ou idade, frequentemente levando-os à morte ou com sequelas para a vida toda. Segundo informou a Presidente do Grupo, Ivani Behling, três animais já foram diagnosticados com a doença e um teria morrido. Ela diz que um médico veterinário teria informado que existem mais casos no município.
A dica é para que as pessoas evitem sair com seus cães na rua e que mantenham rigorosamente em dia as vacinas. Importante salientar que a Cinomose não é transmitida para humanos.
Como se dá o contágio da Cinomose
O cachorro pode ser contaminado pelo vírus de diversas formas, entre elas, pelo contato com secreções oculares e nasais, urinas e fezes. Além disso, casinha, cobertores e alimentos dos animais infectados também são fontes de infecção. Nós, humanos, podemos transportar o vírus em nossas roupas e objetos até um cão sadio.
Sintomas
Secreção nos olhos e conjuntivite severa;
Secreção nasal, tosse e pneumonia;
Hiperqueratose, ou seja, pele das patas ressecadas, descamadas e com feridas;
Vômitos e diarreias; Tremores musculares, incoordenação motora e convulsões.
Prevenção
Não existe cura, apenas tratamento para o animal contaminado.
A vacinação e seus reforços são as únicas formas de prevenção contra o vírus da Cinomose.
Atenção
NÃO saiam nas ruas com seus pets nesse momento, tenham as vacinas de filhotes em dia e seus reforços anual. Essa doença é CRUEL.
A CINOMOSE é uma doença grave, mas que pode ser prevenida com VACINAS.
Qualquer dúvida procure um Médico Veterinário imediatamente.
OBSERVAÇÃO: não é transmitida para pessoas.