15.61°C Tuparendi

Novo Machado decreta Situação de Emergência devido a estiagem

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
novo machado decreta

O Prefeito em exercício de Novo Machado, Valdeci Natalino Dalenogare, o “Zezinho”, decretou no último dia 26 de janeiro, “Situação de Emergência” no município devido as consequências da severa estiagem que atinge o município e a região.  O Decreto foi assinado na presença do Secretário de Administração, Rodrigo Littmann, do Secretário da Agricultura Felipe Miguel Anderle e da extensionista da Emater, Giselda Botton da Costa, que coordenaram os serviços de levantamento dos prejuízos já causados pela estiagem até o momento em Novo Machado.

No Decreto consta que os baixos índices de precipitação pluviométrica e as altas temperaturas registradas a partir do 2º semestre de 2022, comprometeram as reservas hidrológicas do município. O levantamento produzido pela Emater e pela Secretaria da Agricultura, aponta que ocorreram grandes perdas em todo o território de Novo Machado, sendo que alguns locais já ressentem de água natural para o abastecimento de suas propriedades.  Um laudo já enviado ao Governo do Estado juntamente com o Decreto de Situação de Emergência, atesta um sensíveis  prejuízos nas lavouras de soja, milho, fumo, hortifrutigranjeiros, pastagens e outras culturas, que já afetam diretamente a economia do município.

O Prefeito Zezinho antecipa que neste momento a Administração Municipal está priorizando os serviços que venham amenizar os efeitos da estiagem, principalmente nas propriedades do interior de município. A Defesa Civil também está autorizada a agir de acordo com situações de emergência, onde o risco de desastres como incêndios são iminentes devido a falta de chuvas e a baixa umidade.

Um laudo já enviado ao Governo do Estado juntamente com o Decreto de Situação de Emergência, atesta prejuízos em algumas culturas estimados em até 50%, e isto afeta diretamente a economia do município.. Até o momento 212 municípios gaúchos já decretaram Situação de Emergência no Estado do Rio Grande do Sul.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket