26.94°C Tuparendi

Transmissão de Covid no RS atinge maior nível desde fevereiro de 2021

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
20211222100845-img-0257

taxa de transmissão de Covid no Rio Grande do Sul atingiu o maior nível desde fevereiro de 2021, quando começou o projeto Exactum, da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), que acompanha a disseminação do vírus no estado.

De acordo com os últimos dados, divulgados nesta segunda-feira (10), a taxa de transmissão está em 1,38, o que significa que 100 pessoas transmitem a doença para 138, aumentando “significativamente” a propagação do vírus. O cálculo é feito com base nos dados de 11 municípios do estado.

A maior taxa havia sido registrada em 25 de fevereiro, quando valor médio no RS era de 1,19. Desde então, as taxas calculadas pelo projeto haviam ficado entre 0,8 e 1,1.

Em dezembro, o estudo registrou uma taxa de 1 — ou seja, quando 100 pessoas transmitem a doença para outras 100.

As causas prováveis para aumento dos números, de acordo com o estudo, podem ser associadas ao relaxamento de medidas de prevenção e ao surgimento da variante ômicron, que é mais transmissível. De acordo com Gomes, a vacinação em massa faz com que as altas taxas não colapsem novamente o sistema de saúde.

odas as 11 cidades gaúchas analisadas pelo estudo da FURG registraram taxa de contágio acima de 1. Com base nos dados, os pesquisadores conseguem fazer previsões para os próximos 20 dias — o que foi feito para Pelotas e Rio Grande, as maiores cidades da Região Sul do estado, onde fica a FURG.

O modelo feito pelo projeto prevê que Pelotas passará de cerca de 52,7 mil casos confirmados no domingo (9) para 60,6 mil em 29 de janeiro, enquanto Rio Grande passará de 22,3 mil casos confirmados no sábado (8) para 24,4 mil em 28 de janeiro..

Informações G1

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket