fbpx
Home / Destaque / PP ainda não decidiu se terá candidato a majoritária em Tuparendi

PP ainda não decidiu se terá candidato a majoritária em Tuparendi

Desde a retomada da democracia no início da década de 80, o município de Tuparendi teve 10 eleições locais.  Desde a primeira em 1985, até a mais recente em 2016, o PP, ou os partidos que descenderam da ARENA ( PDS, PPB e PP),  participaram como protagonista em todas elas, saindo vitoriosos em seis  pleitos.  Em 2004 praticamente não houve disputa, já que Ivo Turra, que concorria a reeleição, foi o único candidato, após a desistência de Itálico Cielo em cima da hora.

Outro fato atípico na recente história política de Tuparendi, foi a cassação do próprio  Itálico Cielo,  eleito prefeito em 2008 e cassado no mesmo ano em que assumiu,  por irregularidades cometidas durante a campanha.  O fato originou uma eleição suplementar,  tendo Olavo Pawlak, do PP, como vitorioso.  O mesmo Olavo foi reeleito em 2012, e juntamente com Ivo Turra, despontou  como o principal nome do partido em  Tuparendi. Ele, no entanto,  anunciou oficialmente que não será candidato este ano.

Alceu Fagundes presidente do PP em Tuparendi

Em 2016 o PP foi derrotado, com uma diferença de votos histórica, foram 1.605 votos de diferença,  e ao que tudo indica o  partido ainda não assimilou o golpe, e às vésperas das definições  para o próximo pleito municipal, ainda não sabe se terá candidato a Prefeito.  “Nós ainda estamos conversando,  teremos mais uma reunião esta semana,  ainda não definimos se teremos ou não candidatos a majoritária  ou se vamos apoiar alguém. Estamos conversando”, informou o Presidente do partido e ex-vereador Alceu Fagundes.  

Caso o PP fique de fora do pleito, esta será a primeira vez desde 1985 que o maior partido de Tuparendi em número de filiados ficará de fora da disputa,  indicando apenas candidatos ao cargo de Vereador.  Veja abaixo  como foram as eleições desde 1985. A esquerda os candidatos vitoriosos, e grifados os anos em que PP saiu vitorioso:

 – 1985 – Celso Kaminski  / PDT x Bernardino Bortolini / PDS –

– 1988 – Bernardino Bortolini PDS   x  Eliseu Coldebella / MDB  x  Valdemar Pivetta / PDT

– 1992 – Zelindo Cancian / PDS X  Celso Kaminski PDT / PMDB / PSDB

– 1996 – Celso Kaminski / PDT x Nelso Dalpai / PPB

– 2000 – Ivo Turra / PP x Bernardino Bortolini / PTB

– 2004 – Ivo Turra / PP ( Candidato único )

– 2008 – Itálico Cielo / PDT x Olavo Pawlak / PP

– 2009 – Olavo Pawlak /PP x Ajadir Sonza / PTB – Eleição suplementar devido a cassação de Itálico Cielo eleito em 2009.

– 2012 – Olavo Pawlak / PP x Leonel Petry / PDT

– 2016 – Leonel Petry / PDT x Ivo Turra / PP

Comentários

comments

Veja Também

Cartório Eleitoral determina mudança de uma seção em Tuparendi

A Juiza Miroslava do Carmo Mendonça,  publicou despacho mudando uma seção de local em Tuparendi.  ...