fbpx
Home / Destaque / Secretária da Saúde explica aumento de casos de Covid-19 em Tuparendi

Secretária da Saúde explica aumento de casos de Covid-19 em Tuparendi

Na sexta-feira, 24 de julho, o Boletim Informativo emitido pela Secretaria da Saúde de Tuparendi, que passa informações sobre o Coronavirus no município, anunciava que o número de pessoas infectadas por Covid-19 na comunidade já chegava a 23 casos confirmados.  Passados apenas 3 dias e um novo boletim emitido na última segunda-feira, 27,  informava que outras 10 pessoas tiveram exames positivos para Coronavirus, passando para 32 e no dia seguinte para 35. Além disso existem outros 29 casos suspeitos e 53 pessoas estão sendo monitoradas. Mas oque está acontecendo em Tuparendi para que tantas pessoas estejam testando positivo?  Está havendo negligência por parte do setor de saúde do município?

De acordo com a atual Secretária de Saúde, Mariliane Prusse,    o município continua trabalhando e tomando medidas para conter a pandemia   e que o aumento de casos em Tuparendi se deve ao fato que o município adquiriu testes para Covid-19  e está testando as pessoas que procuram o serviço de saúde com sintomas de problemas respiratórios, com isso é natural que aumentem os casos positivos.  Nem todos os municípios adotam a mesma prática, e assim o número de casos confirmados é menor. Mariliane explica que quando uma pessoa é diagnosticada com Covid-19 através do exame, imediatamente as pessoas que tiveram contato com ela também são testadas pela equipe Sentinela, e com isso aumentam os registros de novos casos.  “É por isso que nós insistimos para que as pessoas evitem aglomerações.  Que deixem para depois da pandemia os encontros familiares,  que não promovam festas de aniversário e reuniões de família, pois uma pessoa infectada pode transmitir o vírus para várias outras pessoas”,  completa  a Secretária. Tuparendi adquiriu 500 kits de exames, além de outros que foram enviados pelo Ministério da Saúde.  Até  esta semana aproximadamente 200 pessoas já foram testadas no município.

Mariliane explica que o município tem adotado as medidas indicadas, mas que vai além disso. Em Tuparendi  existe uma equipe nominada de Equipe Sentinela,  que funciona junto a Unidade de Saúde do Bairro Progresso ( ESF 2  – próximo a Dinon),  cuja atenção  é exclusivamente dedicada  a problemas respiratórios, com equipe exclusiva,  incluindo um profissional médico, duas enfermeiras e três técnicos.  A Secretaria da Saúde tem promovido barreiras sanitárias  nos acessos e em ruas da cidade, onde é medida a temperatura das pessoas e repassadas dicas para que as pessoas continuem a adotar os protocolos de distanciamento social e utilização de material de proteção.  Na semana que passou foram realizadas barreiras diariamente, com a  participação da equipe e apoio da Brigada Militar.

Com tudo isso a Secretária insiste que é importante que as pessoas fiquem em casa,  evitem aglomerações,  que  não promovam confraternizações familiares  ou mesmo encontros em bares e restaurantes, além de utilizarem sempre a máscara e lavarem às mãos com frequência.  A orientação também é para que só procurem as unidades de saúde em caso de emergência.  A Equipe Sentinela  possui dois números de telefones a disposição da comunidade para fornecer informações ou para notificações, que são  3543.2250 ou 9 9648.3171 e 9 9914.7408.

Comentários

comments

Veja Também

Concluída pavimentação com asfalto na Dante Varaschin

A Administração Municipal de Tucunduva concluiu as obras de pavimentação com asfalto na  Rua Dante ...