fbpx
Home / Destaque / Sessão desta segunda na Câmara de Vereadores teve polêmica e apresentação de matérias dos Vereadores

Sessão desta segunda na Câmara de Vereadores teve polêmica e apresentação de matérias dos Vereadores

A Sessão Ordinária realizada na noite de ontem na Câmara de Vereadores de Tucunduva,  chamou bastante a atenção da comunidade, principalmente em virtude da votação da manutenção ou não do veto do Prefeito a um Projeto de Lei que visava reduzir o valor do IPTU a ser pago este ano.  O Prefeito havia vetado dois artigos, sendo que ambos os vetos foram mantidos. Veja link com a matéria completa abaixo dos textos.

Matérias apresentadas pelos Vereadores na Sessão desta  segunda, 21 de junho

Vereadora Marta propôs Moção de Apoio a trabalhadores da Rede de Educação e Moção de Aplauso a Alenrio

A Vereadora Marta Camera Taffarel, da bancada do PP, apresentou Requerimento propondo o envio de “Moção de Apoio”, a reivindicação  dos trabalhadores(as) da rede estadual de educação por reposição das perdas inflacionárias de seus salários. Marta justificou  que esta  categoria  amarga um intenso processo de empobrecimento, sem qualquer reposição salarial desde novembro de 2014,  agravados pela recente perda de direitos com a aprovação de mudanças nos planos de carreira, eliminação de vantagens, redução de adicionais e alterações na Previdência; atraso nos salários,  redução de salários por não receber reposição salarial de acordo com a inflação e o excesso de trabalho a que tem se submetido a classe durante a pandemia, entre outros motivos que justificam o envio da Moção de Apoio.

Em um segundo Requerimento a Vereadora Marta propôs “Moção de Aplauso” a recém criada ALENRIO – Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul, cujos imortais fundadores são Renato Pereira, Tanize Tomas,  Cleci Maria Scheid,  Gretel Priebe, Nair Carpenedo, Rejane Fiepke Carpenedo,  Teresinha Servat Gazola, Sadi Camera  e Danilo Fagundes.  Ao apresentar a matéria a Vereadora Marta apresentou um breve histórico da fundação da ALENRIO.  Veja na primeira página desta edição do JS matéria sobre a fundação da ALENRIO.

Odelci solicitou melhorias na Rua Teixeira Mendes

A Vereadora Odelci Gotin apresentou nesta segunda, Pedido de Providências solicitando que a Prefeitura   realize encascalhamento do acesso entre a Rua Teixeira Mendes ao Bairro Bela Vista. A Vereadora explica que  muitas pessoas utilizam esta rua para ir ao trabalho a pé, por encurtar o caminho entre centro e bairro e as mesmas estão relatando a formação de muito barro após as chuvas.

Marta pede construção de faixa elevada na Avenida e providências com relação invasão da água da chuva em propriedades na Rua João Fronza

A Vereadora Marta Camera Taffarel  apresentou dois Pedidos de Providências na sessão desta semana. No primeiro sugere ao Prefeito a construção de faixa elevada nas duas vias, da Avenida Dr. Osvaldo Teixeira, proximidade do entroncamento, logo após a Secretaria de Saúde, onde ocorreu o acidente dia 04 de junho. Marta entende que  a construção de faixa elevada na referida via forçaria a diminuição de velocidade dos veículos que por ali transitam, garantindo a segurança dos pedestres e reduzindo a probabilidade de acidentes. 

Em um segundo Pedido, a Vereadora Marta solicitou que se  faça estudos técnicos, a fim de sanar o problema da invasão da água  das chuvas nas residências da Rua João Fronza, onde em dias de muita chuva as bocas de lobo ali existentes não são  suficientes para escoar a  água, que acabam por invadir as residências,  especialmente na altura das propriedades  de Arnildo Naujorks e vizinhos, causando muitos transtornos aos mesmos.

Xiru e Gringo pedem informações sobre visita de suposto presidente da Hyundai

Os Vereadores Xirú e Gringo Centa, ambos da bancada do PP, apresentaram Pedido de Informações ao Prefeito, relacionado a uma matéria divulgada pela Administração Municipal em sua página oficial no Facebook,  dando conta da visita do “Presidente da Hyundai Brasil” ao Chefe do Executivo, como “visita cortesia”.  Os Vereadores

 1 – Com a informação segura de que o Presidente da Hyundai Brasil é o Sr. Ken Ramirez, quem é a pessoa citada na matéria como sendo o Presidente de Hyundai em visita a Tucunduva?

 2 – A Administração sabe informar qual o verdadeiro cargo do Sr. Victor Park na Hyundai Brasil?

3 – A Administração Municipal checou informações sobre o suposto Presidente da Hyundai Brasil antes de anunciar a visita?

 4 – O que alegou o suposto Presidente da Hyundai Brasil para visitar Tucunduva?

Ao apresentar o Pedido os  Xiru e Gringo justificaram que apresentaram o pedido  tendo em vista que a notícia da visita do Presidente da Hyundai Brasil a Tucunduva pode suscitar falsas expectativas na comunidade e para que possamos informar a população de forma correta sobre a referida visita.

Vereadores Xiru e Marta solicitam  informações sobre loteamentos

Os Vereadores Xiru e Marta Camera Taffarel, ambos da bancada do PP, subscreveram Pedido de Informações que teve como objeto dois loteamentos na cidade. Os Vereadores queremsaber em que fase se encontra os loteamentos de Oldio Gosenheimer e Muraro, especialmente da infraestrutura da Rua Fernando Ferrari, no trecho compreendido da Avenida Doutor Oswaldo Teixeira até a RS 305. Querem saber ainda   de quem é a responsabilidade pela conclusão do calçamento, passeios públicos, rede de energia elétrica e de água potável, e demais informações relativas sobre esses loteamentos e a conclusão da rua mencionada.

Marta sugere que município retenha 100% do ITR

A Vereadora Marta Camera Taffarel (PP), foi autora de Indicação em que sugere que o  Poder Executivo Municipal,  realize estudo de viabilidade para que o Município retenha 100% do valor do ITR – Imposto Territorial Rural,  aos seus cofres, conforme prevê o art. 153, VI, § 4° da CRFB. Marta explica  que atualmente o Município retém aos cofres municipais apenas 50% do valor arrecadado e que o município  pode, mediante celebração de convênio com a Secretaria da Receita Federal do Brasil,  ter suas atribuições delegadas de fiscalização, lançamentos e cobrança dos créditos tributários relativos ao ITR ao Município, passando o mesmo a arrecadar a integralidade, ou seja, 100% do valor arrecadado a título de ITR.

Comentários

comments

Veja Também

Academia ao Ar Livre está liberada para uso em Vila Pratos

Os moradores do Distrito de Vila Pratos, já podem usufruir da nova “Academia Vida Ativa” ...