fbpx
Home / Destaque / Veja as principais ações da municipalidade de Novo Machado no mês de junho

Veja as principais ações da municipalidade de Novo Machado no mês de junho

Vacinação já atinge pessoas com 52 anos

Em Novo Machado a Idade para receber a imunização primeira dose em combate a Covid -19 foi ampliada para pessoas sem comorbidades.  No  sábado (12), foram vacinadas pessoas com 54 anos. As novas faixas etárias se somam aos grupos que já vêm sendo imunizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

A vacinação que aconteceu em Vila Pratos e na Sede, seguiu o cronograma definido com base na previsão de recebimento de novas doses pelo município através do Ministério da Saúde -MS. Na  quarta-feira (16), houve  a inclusão do grupo de 52 anos e grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Vacinação.

Os quantitativos de primeira e segunda dose são idênticos, realizados em duas entregas diferentes para que o município realize a aplicação e conclua a imunização das pessoas. As grades de vacinas são enviadas com base no cronograma e com todas as orientações técnicas para uso dos imunizantes, em conformidade com o intervalo de tempo de aplicação entre doses.

O pedido da SMSAS, é que as pessoas continuem se imunizando com a expectativa  que gradualmente consiga retomar a normalidade de antes da pandemia. Mas também ressalta ser importante continuar aderindo às medidas sanitárias recomendadas.

Prefeitura realizou melhorias no Cerro de Corredeira.

A Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da Secretaria de Obras, esteve trabalhando esta semana  na Localidade de Lajeado Corredeira.

Os serviços estiveram concentrados na estrada principal, popular Cerro de Corredeira. As fortes chuvas dos últimos dias causaram estragos na via que é muito utilizada  pelos moradores da Região Costeira.

 A Prefeitura segue trabalhando no interior da Municipalidade realizando serviços em estradas principais e vicinais, levando melhorias nas estradas de acesso às propriedades rurais, transporte escolar e agropecuária que é a principal fonte de renda do Município.

Savela e Zezinho visitam Avenida que será asfaltada em Vila Pratos

“Se o dinheiro vem para investir em infraestrutura, assim será feito”, destacou o Prefeito Antônio L. Savela, em caminhada pelo trecho que deverá ser asfaltado em Vila Pratos na Avenida Mauá – Centro. Zezinho, Vice-Prefeito, relembrou que avenida a poucos meses recebeu iluminação de Led e isso também são melhorias que melhoram a infraestrutura do Distrito.

Em janeiro de 2021, foi assinada a Minuta do Contrato de Repasse n.º 909 332, por intermédio de Emenda Parlamentar articulada pelo Deputado Federal – Jerônimo Goergen (PP), junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional representado pela Caixa Econômica Federal, objetivando a execução de ações relativas ao Desenvolvimento Regional, Territorial e Urbano.

O valor a ser repassado é de R$ 238.856,00, tendo o Município de Novo Machado se comprometido a aportar, a título de contrapartida, a quantia de R$ 250,00.

Segundo o Prefeito Savela, nos próximos meses os serviços de pavimentação de calçamento no Distrito e na Sede terão continuidade, tendo por finalidade concluir alguns trechos e iniciar a pavimentação de novas ruas.

Prefeito e Vice receberam visita do radialista Zelindo Cancian

No dia 7 de junho  o Prefeito de Novo Machado, Antônio L. Savela, Vice – Prefeito Zezinho, Secretário da Administração Rodrigo F. Littmann, Adv. Vili Rubin Krapp, receberam no Gabinete Municipal a visita do Radialista Zelindo Cancian, que também é gerente  da Rádio Noroeste de Santa Rosa -RS.

Acompanhando o Radialista esteve Jardel Hillesheim, repórter e redator da Noroeste. Na oportunidade foram debatidos diversos assuntos, entre eles  a história do Município, belezas da nossa terra…

Os mesmos relataram que querem apreciar os pontos turísticos de Novo Machado, retornando ao Município nos próximos dias em condições climáticas favoráveis para realização de um documentário.

Membros da Federação Internacional de Ed. Física estiveram em  Novo Machado

No dia 3 de junho  o Prefeito de Novo Machado Antônio L. Savela, o Vice – Prefeito Zezinho, Secretário da Câmara de Vereadores Pinheiro, Secretários Municipais e  servidores estiveram reunidos com o Delegado Regional da Federação Internacional de Educação Física – FIEP/RS, Professor Everton Deiques, e com Rodrigo Doug Assessor do Deputado Federal Nereu Crispim – PSL.

 Essa foi a primeira ocasião que a Federação esteve em Novo Mahcado para oferecer ações que poderão ser efetivadas através da Prefeitura Municipal em parceria com os profissionais de Educação Física.

A FIEP-RS é um grupo de profissionais com o objetivo de desenvolver a Educação Física através da promoção de cursos e eventos, fazendo com que o profissional se torne cada vez mais atualizado e capacitado.

Saiba mais sobre a Federação: http://www.fiep-rs.com.br/index.html.

Atividades do Grupo Educar e Cuidar – NAAB Novo Machado.

Finalizamos o ano de 2020 cheio de obstáculos por conta da pandemia. Em 2021 o NAAB Novo Machado teve que se reinventar e remodelar diversos projetos devido à pandemia da covid- 19 e ao distanciamento social.

“Foi um momento que pediu que estivéssemos ainda mais unidos, solidários e determinados para uma superação coletiva e, portanto, desenvolvemos práticas com o intuito de colaborar com a situação da educação no município diante de uma nova realidade”.

A Prefeitura vai continuar trabalhando para promover mais formações e projetos que contribuam com a efetivação de uma educação e saúde de qualidade abordando temas relacionados à inclusão de pessoas com necessidades especiais. Nesta terça-feira (08), foi dia de retornar com as atividades dos alunos do Grupo Educar e Cuidar.

Segundo a Psicóloga, Sílvia Jung, serão atendidos dois alunos por vez, a cada 15 dias.

Encontro do NAAB/Grupo Fênix trabalhou a Ansiedade.

No último encontro realizado pelo NAAB – Novo Machado, com o Grupo Fênix, trabalhou-se o tema relacionado com os momentos atuais em que vivem as pessoas, ou seja, momentos de ansiedade. Todos nós sabemos que a existência de uma pandemia é um fator muito estressante. Enfrentar uma conjuntura como essa do Coronavírus (Covid-19), pode gerar emoções de desespero, ansiedade, incerteza, tédio, medo e até raiva, que podem afetar a qualidade de vida das pessoas.

Com base nessas circunstâncias, para aliviar o estresse e enfrentar o medo a equipe do NAAB trabalha fortemente, tendo como meta ajudar as pessoas a prestar atenção especial à sua saúde, não apenas no físico, mas também no mental.  É muito importante saber o que fazer para minimizar os efeitos emocionais ainda mais para quem enfrenta o confinamento, pois quando as pessoas entendem o que estão sentindo é mais fácil controlar as emoções e transformá-las em algo construtivo.

A seguir algumas sugestões que podem ser úteis:

– Use técnicas de relaxamento, como exercícios de respiração, meditação e automassagem. Elas vão ajudar a sentir o corpo em uma fase onde estamos recebendo muitos estímulos mentais para assimilar novas informações;

– O cuidado de si é também uma forma de cuidar do outro. Não negligencie com as ações de proteção e higienização, se possível, mantenha-se fazendo algum tipo de exercício físico, tenha uma dieta balanceada e busque cuidar das pessoas mais vulneráveis;

– Selecione informações, acesse apenas redes confiáveis, mantenha-se atualizado, mas sem excessos;

– Valorize e acesse as boas notícias que estão aparecendo, como os estudos para criação de vacinas, os pacientes que se recuperaram, os países em que a curva já está em estágio decrescente, notícias sobre o efeito positivo que o isolamento social parece estar causando para a contenção de casos no Brasil, entre outras. Essas notícias ajudam a controlar a ansiedade e ter esperança.

Comentários

comments

Veja Também

Rotaract promoveu um “Pedágio ao contrário” para promover o Setembro Amarelo

Quando se fala em pedágio, logo vem a cabeça a cobrança de alguma coisa não ...