fbpx
Home / Destaque / Veja as recentes notícias da municipalidade de Novo Machado
DCIM100MEDIADJI_0011.JPG

Veja as recentes notícias da municipalidade de Novo Machado

GRUPO HD TEVE MAIS UM ENCONTRO DE PALESTRAS EDUCATIVAS E INFORMAÇÕES SOBRE HIPERTENSÃO E DIABETE

A Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social (SMSAS), retomou as atividades com o Grupo de Hipertensos e Diabéticos (HD), dia 18 de julho de 2019.
O encontro aconteceu no Centro do Idoso na sede, trazendo palestras educativas e informações sobre hipertensão e diabete. Os Profissionais de Saúde da Unidade de Saúde da Sede, Dr. Marcio Monticielo e a enfermeira Graciele Barcellos Farias, desenvolveram ações de educação em saúde, buscando fornecer esclarecimentos acerca das doenças, influenciar na mudança de hábitos de vida e conscientizar os participantes quanto à importância de seguir o tratamento corretamente.
Para a enfermeira da Unidade Esf 01, Graciele Barcellos Farias, se comprova cada vez mais a necessidade de uma abordagem coletiva e multidisciplinar para se obter resultados mais consistentes e duradouros no controle da hipertensão arterial e diabete. “Os pacientes do Grupo são cadastrados e acompanhados na Unidade de Saúde através do Programa de Saúde do Município”, afirma a enfermeira.
O Grupo irá dar sequência nas atividades mensalmente, todas as terceiras quintas – feiras de cada mês. “No mês de agosto, será no dia 15, as 13h30min no Centro do Idoso – Sede. Cada encontro será abordado um assunto frente a estas patologias”, finaliza.

Realizada a 28ª Festa do Colono e Motorista em Via Pratos Novo Machado

No domingo, 28, ocorreu a 28.ª edição da festa do Colono e Motorista de Vila Pratos. O evento iniciou às 10h20min com desfile de caminhoneiros e agricultores com suas máquinas e a comunidade que desejou participar com carros, a cavalo a pé. A imagen de São Cristóvão Padroeiro dos Motoristas puxou os veículos. Este ano mais uma vez a Prefeitura Municipal de Novo Machado marcou presença no desfile através da Secretaria de Obras, Administração, Educação e Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.

O desfile encerrou em frente à Igreja Católica São Sebastião com a benção dos veículos. Após, todos participaram de festa com almoço no Centro Social da Comunidade.

Ao falar da festa o prefeito Antônio Luiz Savela, acompanhado de alguns integrantes sua equipe e do Secretário da Agricultura do município de Giruá, Airton Beutinger e representante do Deputado Ernani Polo, João Seibel, parabenizou às duas classes tão importantes para o desenvolvimento, em especial da comunidade Novomachadense, que é totalmente dependente da agricultura.

Um dos organizadores, Valdecir Trindade (Presidente da Com. Católica) disse que o evento superou o esperado na questão de pessoas que participaram do desfile e também do público que prestigiou a festa até as 22h. Lembrou-se de toda Diretoria e Comunidade, que juntos já promoveram mais uma edição do evento.

O Presidente, agradeceu a colaboração. “Esse é meu primeiro ano que estou na presidência, não sei se fiz certo ou errado, mas agradeço a todos que ajudaram na realização da festa”, finalizou. A organização estima que mais de 1.300 compareceram no evento.

PREFEITURA SANCIONOU A LEI QUE INSTITUI O PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO FISCAL (REFIS)

A prefeitura de Novo Machado, sancionou a lei que institui o Programa de Recuperação Fiscal (Refis). A lei foi aprovada pela Câmara de Vereadores e entrou em vigor dia 24 de julho, autorizando o Poder Executivo Municipal, a instituir o Programa Especial de Recuperação e Regularização de Dívidas de créditos tributários vencidos até 31 de dezembro de 2018.O contribuinte que aderir ao programa terá benefícios como redução no valor de juros e multas no pagamento parcelado, em até 10 vezes. De acordo com a lei, o desconto para quem resolver pagar a dívida em até três parcelas é de 100%.Já o contribuinte que resolver pagar de quatro a seis parcelas, vai ter uma redução de 75% da multa e juros e de sete a doze parcelas, 50% no valor.   A lei determina ainda que o parcelamento dos débitos pode ser solicitado em um prazo de até 60 dias.  O contribuinte que ficar inadimplente, após a negociação, por dois meses consecutivos ou alternados, vai ser excluído do Refis municipal. Quem tiver o parcelamento cancelado por descumprimento das normas, vai ter a dívida restabelecida, sendo descontado apenas o valor já pago.

ATT06225 (1)

 

Prefeitura e Emater realizaram cursos para mulheres de Lajeado Corredeira e Limoeiro

 

Neste mês de julho, a Prefeitura Municipal em parceria com a EMATER/ ASCAR – RS, promoveu reuniões com cursos, para grupos de mulheres residentes no interior Novo Machado. No cronograma do mês entre a primeira e segunda quinzena, realizou – se um Curso na Comunidade de Lajeado Limoeiro, aonde tratou – se sobre “Segurança e Soberania Alimentar”. Nesta data as participantes aprenderam sobre o aproveitamento de banana e abobora. Com base nisto elaborou – se risotos de Moranga Cabotiá e Bolo de Banana Sem Açúcar.

Outro Curso aconteceu para o grupo de mulheres de Lajeado Corredeira. Nesta feita, o assunto foi Plantas Condimentares e seu uso na Culinária e no Controle de Doenças. No final foi elaborado em conjunto com as mulheres uma receita de sal temperado e houve distribuição e a troca de mudas de temperos como sálvia, orégano, alecrim, dentre outros.

 

Projeto Davi/Viva a Vida realizou programação alusiva ao dia do amigo

Aconteceu no dia 27 de julho, às14h30min., uma programação alusiva ao Dia Do Amigo nas dependências da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil de Vila Pratos. O evento que teve o apoio da Administração Municipal foi realizado pelo Projeto Davi.  Apesar da tarde fria de sábado, as crianças e os adolescentes apresentaram canções sobre o tema. Após o momento de apresentação,  realizou – se uma  confraternização com os pais e os demais presentes e após mateada com a colaboração da Erva mate Terra Nativa.

Os engajados com o Projeto agradecem a toda a comunidade pelo apoio e principalmente aos pais que confiam na Equipe e no desenvolvimento desse trabalho.

SUBPREFEITURA DE VILA PRATOS PASSOU POR REFORMA

Algumas obras de reformas aconteceram na Subprefeitura do Distrito de Vila Pratos. A reforma, foi realizada a partir de recursos próprios abrangendo a ampliação da calçada, manutenção das paredes, colocados novos vidros que haviam sido quebrados por vândalos, nova pintura no prédio e novos canteiros com flores decoraram o espaço público.

A Subprefeitura é um órgão da municipalidade, que aproxima a Administração Municipal dos  moradores, destaca o prefeito de Novo Machado, Antônio Luiz Savela. “Acredito que essa mudança, é apenas mais uma das muitas que virão e que darão muitos frutos”.

“Vimos a necessidade de melhorar o local, melhorar o fluxo das pessoas que frequentam diariamente a Subprefeitura. Muita coisa já mudou, mas ainda a muito o que conquistar. É graças a uma equipe determinada e coesa, que se atingiu a meta  de propiciar aos usuários e funcionários um local confortável e digno”, afirmou o prefeito.

Em nota a Subprefeitura informou, que cada nova obra que acontece valoriza a importância da região e o contexto do Distrito. Novas obras estão para advir, entre elas novas construções, reformas, ampliações além dos serviços diários executados nessa localidade.

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE ATINGIU SEU OBJETIVO EM NOVO MACHADO

A Comunidade Novomachadense foi solidária mais uma vez, comparecendo em bom número a uma ação de doação de sangue. Aproximadamente 60 pessoas aderiram a campanha, e  compareceram na Unidade de Saúde (ESF 01 – Sede) dia 26 de julho para doar Sangue.

Todo o sangue coletado ficará estocado no hemocentro de Santa Rosa e  disponível, gratuitamente aos hospitais da  região.  De acordo com a SMSAS, a campanha foi positiva e superou as expectativas. A Secretaria de Saúde, reitera seus agradecimentos a cada doador que foi até a unidade realizar a doação. “Nossa equipe de saúde fará sempre um forte trabalho nas campanhas de coleta de sangue no município e espera que os resultados sejam sempre muito positivo”, afirma Claci R. Angelin (Secretária de Saúde). Claci, disse que todo esse trabalho de cadastramento, monitoramento, rastreamento e triagem, é um benefício muito grande para o paciente, pois, ele faz uma bateria de exames prévios, ficando praticamente com sua saúde sempre em dia, além de estar fazendo um gesto que salvará muitas vidas comenta a Secretária.

SAVELA RECEBE VISITA DO NOVO COMANDANTE DA BRIGADA MILITAR

O  Prefeito, Antônio Luiz Savela, recebeu  em seu gabinete na tarde de ontem a visita do novo Comandante da Brigada Militar, o 2.º Sargento João Pedro Da Rosa, acompanhado do Tenente Bavaresco.  Na ocasião, a Chefe do Executivo Municipal destacou que a filosofia de trabalho da atual administração é de firmar parceria com todas as entidades e instituições do município, sempre na busca do desenvolvimento de ações que visem o bem-estar do conjunto da comunidade Novomachadense.  A visita de cortesia do novo Comandante da Brigada além de trazer um caráter oficial entre as autoridades, estreita o relacionamento entre a cidade e a Brigada Militar.

IMG_0500

 

Comentários

comments

Veja Também

Academia ao Ar Livre está liberada para uso em Vila Pratos

Os moradores do Distrito de Vila Pratos, já podem usufruir da nova “Academia Vida Ativa” ...