fbpx
Home / Política / Veja como foi a sessão desta segunda na Câmara de Vereadores de Tucunduva

Veja como foi a sessão desta segunda na Câmara de Vereadores de Tucunduva

Vereadores querem Lei de Responsabilidade Municipal para regrar investimentos de recursos de combate a pandemia

Os Vereadores Jonas Fernando ( PDT ), Cride ( PT), Valter Anderle (PSB) e Ivo Balsam (MDB), subscreveram Indicação ao Executivo, sugerindo a criação de uma  Lei de Responsabilidade Municipal de Aplicação, Controle Social, Fiscalização e Transparência do uso de Recursos Públicos específicos do Coronavírus – oficialmente conhecida como COVID-19, no âmbito do município de Tucunduva. Na indicação os Vereadores ainda propõem que  nesta Lei seja  criado o Conselho de Gestão, composto por representação governamental e das organizações da sociedade civil.

Os proponentes justificam  que os recursos públicos precisam ser efetivos na sua utilização em medidas de combate a Pandemia causada pelo Coronavírus. Como base para estudo e criação da Lei Municipal em Tucunduva, sugere-se que a Administração Municipal utilize como exemplo o município de Alegria, o qual implementou recentemente através de projeto de lei, a Lei de Responsabilidade Municipal do Covid-19.  A Indicação foi aprovada pelo Plenário.

Ivo, Valter, Cride e Jonas apresentaram dois Pedidos de  Informações

Os Vereadores Jonas Fernando, Cride, Valter e Ivo Balsam, tiveram aprovados pelo Plenário, dois Pedidos de Informações subscritos por eles.  No primeiro deles  requerem que lhes seja informado quais os valores que o Município de Tucunduva recebeu em emendas parlamentares entre 2013 e 2016 e também relação dos valores e dos deputados que mandaram recursos ao Município.

Em um segundo Pedido, solicitaram que o Executivo informe  por quais motivos o Controle Interno encaminhou documentos ao prefeito Municipal orientando a abertura de processo administrativo em relação à veracidade de uma nota, que supostamente estaria com a data de serviço alterada para usufruir de incentivos. Os Vereadores desejam saber que nota é essa,  e ainda querem cópia de todos os documentos recebidos pelo Controle Interno nos meses de maio e junho de 2020;  Cópia das Notas de Execução de Serviço do mês de junho/2020 e  Cópia do procedimento adotadopela Administração para apurar os fatos apurados pelo Controle Interno nos meses de maio e junho.

Clemente anunciou emenda de R$  50 mil para o município

O Vereador Clemente de Carli anunciou na Tribuna da Câmara que já está depositada nas contas do município, uma emenda parlamentar do Deputado Pedro Westphalen (PP), no valor de R$  50 mil,  que deverá ser utilizada em ações de combate a pandemia de coronavirus. 

Presidente Tura desejou boa sorte aos novos presidentes  de clubes de serviço

Em seu pronunciamento durante as explicações pessoais, o Vereador e Presidente do Legislativo desejou boa sorte e bom trabalho aos novos presidentes dos clubes de serviço de Tucunduva.  Tura citou os presidentes do  Rotary  e Rotaract Clube,  Roderick Peres Busanello e Jean Tizotti Zorzi.  Turra enalteceu o trabalho realizado pelos dois Clubes de Serviço na comunidade.  Na sessão anterior o Vereador havia feito o mesmo, desejando bom trabalho ao novo Presidente do Lions Clube, Enilto Balbinot, e também a Maycon Tura, novo presidente do LEO Clube Tucunduva, e da mesma forma valorizou os relevantes serviços prestados por estes dois Clubes ao município.

Valter agradeceu por articulação de recurso para Tucunduva

Ao usar o seu espaço na Tribuna, na sessão ordinária da última segunda, o Vereador Valter Anderle, do PSB,  agradeceu as pessoas que de alguma forma se envolveram na articulação e liberação de uma proposta voluntaria do Deputado Sanderson (PSL), junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional. destinada ao município de Tucunduva.  Valter fez questão de citar a interferência de Jussiê de Morais,  da tucunduvense Elenice Missio,  ao Deputado Estadual Tenente Coronel Zuco, Nívio Bras ( assessor do Deputado Sanderson), e ao próprio Deputado Ubiratan Sanderson.  A recurso articulado pelo Deputado será utilizada na aquisição de um caminhão.

Cride falou sobre condições das estradas no interior do município

Durante as explicações pessoais, o Vereador Cride (PT),  utilizou seu tempo para,   entre outros assuntos, falar sobre às condições das estradas do interior do município. Cride disse ter  transitado por algumas estradas no final de semana, e  afirmou estar preocupado com algumas delas. Segundo o Vereador algumas estradas “estão se estreitando” de tal forma que não passam dois carros ao mesmo tempo. Cride ainda apontou que alguns trechos de estradas que recentemente receberam melhorias através de empresa contratada, já estariam necessitando de reparos. 

Jonas volta a pedir diálogo e debate de ideias

Mais uma vez o Vereador Jonas Fernando (PDT), utilizou a Tribuna da Câmara para pedir que a campanha eleitoral que se aproxima, seja feita a partir de um debate de ideias, com argumentos e sem ataques pessoais. 

Arcaro explicou gastos na Câmara

Na noite desta segunda, 20, o Vereador Arcaro  usou da Tribuna para trazer ao plenário algumas explicações sobre o período em que foi Presidente do Legislativo em 2019. Entre outros comentários, Arcaro explicou que durante seu mandato houve um aumento das despesas da Câmara, por ter sido o período em que foram efetuados os concursos para preenchimento de cargos, já previstos em legislaturas passadas.  O Vereador ainda listou uma série de atividades que contaram com a participação do Legislativo,  como a FEICAM. 

Comentários

comments

Veja Também

PDT, MDB, PT e PSDB realizam convenções e confirmam Leonel e Dr. Helio como candidatos em Tuparendi

Os quatro partidos que formam  a base governista da atual administração municipal,  realizaram suas convenções ...