20.2°C Tuparendi

Casal de ciclistas que percorre países da América do Sul esteve em Tucunduva

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
cic 3

Um casal de ciclistas de Santa Catarina, que está há quase três meses viajando pelo Brasil, Argentina e Uruguai, esteve  em Tucunduva esta semana.  Vagner a Aline moram em Jaraguá do Sul/SC e além do amor que sentem um pelo outro, possuem em comum o gosto pelo ciclismo, tanto que se conheceram “em um pedal”,  como são conhecidos os passeios promovidos pelos aficionados por este esporte.  Ambos levavam uma vida pacata, típica de um casal que foi morar em Jaraguá em busca de novas oportunidades de emprego. Ela é formada em contabilidade, ele trabalha com eletrônica,  e não pareciam ter “um perfil aventureiro”. Na verdade nem eles sabiam. Aline conta que de forma solitária acalentava o sonho de um dia viajar de bicicleta. Quando ela falou da ideia para Vagner, tinha quase certeza de que ele não iria topar.  Ledo engano! Ele não apenas topou na hora, como imediatamente passou a traçar os planos para pôr o pé na estrada.

E assim foi. Eles começaram a cicloviagem no dia 04 de janeiro deste ano. Saíram de Santa Catarina, passaram pela serra gaúcha e saíram do Brasil pelo Chuí, ingressando no Uruguai. Depois de uma longa viagem chegaram a Argentina,  retornando agora ao Brasil. Aline conta que deverão parar por uns dias, para em seguida  iniciar uma nova viagem, desta feita pelo litoral brasileiro subindo até o Iapoque.  Para ter total independência na viagem, o casal não recorreu a patrocinadores para custear as despesas. Eles contam que durante um período fizeram muita economia, venderam algumas coisas, e assim conseguiram  o dinheiro necessário para a viagem. O orçamento  é reforçado com a venda de alguns chaveiros  e tudo é muito controlado.  Sempre que podem eles procuram outros ciclistas nas cidades onde passam  e muitas vezes se hospedam em suas casas.  Quando não conseguem, dormem em barracas, postos de gasolina e por vezes em hotéis ou pousadas que não sejam muito caro. Nestes quase três meses de viagem, contam que não passaram por nenhuma grande dificuldade, exceto o fato de que um hotel que haviam  reservado em Buenos Aires ter cancelado a reserva sem consulta-los, mas até isso foi resolvido com relativa tranquilidade. Na estrada costumam ter muito cuidado com o trânsito, não pedalam a noite e os contratempos geralmente tem a ver com pneus furados, ou pequenos consertos nas bikes.  Eles contam que costumam andar aproximadamente 70 km por dia. A aventura está sendo registrada em vídeo postados no canal do YouTube do casal. O nome do canal é “Sr. e Sra. Ciclistas”. A princípio eles deverão pedalar pelo período de 1 ano ate completar o percurso planejado.

Em Tucunduva eles foram recebidos pelo servidor do Ministério Público, Leopoldo Arnold, com quem conheceram a cidade e passaram um dia inteiro. “Foi espetacular ter estado com eles. São gente muito simples, muito gente boa, foi uma experiência maravilhosa”, disse Leopoldo. Neste sábado eles rumaram para Crissiumal onde serão recebido por um casal também adepto do pedal.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket