A acadêmica Sabrina Servat está cursando o 10° semestre de Engenharia Ambiental e Sanitária pela Faculdade Horizontina, está realizando o seu estágio curricular supervisionado na empresa Verde Tecnologia Ambiental, com sede em Tucunduva.
Durante o estágio, Sabrina teve a curiosidade de entender como funciona a coleta seletiva do município. Enquanto se envolvia no processo, ela percebeu uma oportunidade de contribuir para a melhoraria da taxa de separação dos resíduos secos. Isso se tornou evidente quando teve a notícia que o centro de triagem estava aproveitamento menos de 40% dos matérias recicláveis que chegavam até lá.
Diante disso, está realizando uma campanha de conscientização de coleta seletiva, onde serão instaladas 10 placas informativas em alguns pontos da cidade, indicando os dias específicos para a destinação dos resíduos secos e orgânicos. Essa ação teve o apoio da Verde Tecnologia Ambiental, Log Box Ambiental, União Ambiental e da Prefeitura Municipal de Tucunduva.
Além da instalação das placas, Sabrina está realizando um levantamento através de um formulário com alguns munícipes. O objetivo desse questionário é entender como está o conhecimento dos moradores frente os dias de coleta seletiva e, ao mesmo tempo, fortalecer a divulgação dos dias corretos.
Essa ação visa melhorar a conscientização da comunidade em relação ao processo de coleta seletiva e promover uma melhoria na taxa de separação dos resíduos. Ao elevar o nível de conhecimento dos munícipes, é esperado que mais pessoas realizem a prática de separação e o descarte adequado.