A noite da última terça (17), foi marcada pelo espírito coletivo, onde estiveram reunidas as Entidades Sociais que credenciaram projetos para o Fundo Social 2023 da Sicredi União RS ES, momento em que cada Entidade reuniu seus representantes, juntamente com associados para receber as placas alusivas a cada projeto credenciado.
Participaram deste Encontro, o qual a Sicredi União intitula de Encontro de Relacionamento, além das Entidades e Associados, os Coordenadores de Núcleo, responsáveis pela votação dos Projetos e o Conselheiro de Administração Sr. Vitalino Balsan, juntamente com o time de Colaboradores da Agência que foram anfitriões do Encontro.
Um momento de celebração, de participação e de valorização de talentos locais que fizeram uma parceria, para também mostrar à Comunidade o trabalho desenvolvido, onde a parte Musical foi realizada pelo Mino com o Grupo Musical Sol Maior, que alegrou e abrilhantou a noite. Também cabe ressaltar o envolvimento do Lauro Schu Produções, que colheu antecipadamente depoimentos de todas as Entidades e pode através destes com a filmagem dos ambientes e dos investimentos feitos com os recursos auferidos através do Fundo Social, levar para toda a Comunidade a importância destes projetos, que se complementam e se conectam com vários segmentos, sendo eles a Educação, a Segurança, a Cultura, o Ambiente e Saúde, segmentos estes contemplados com o Fundo Social em 2023.
Para a Gerente Anelise Fronza, ver o olhar coletivo e o engajamento de toda uma Comunidade, é enriquecedor. O Sicredi é uma forma de tornar possível a canalização do aporte financeiro, mas quem realmente é protagonista, é o associado (a), que busca o Sicredi como Instituição Financeira e contribui para a prosperidade coletiva. Ainda ressaltou a importância de mobilizarmos mais associados e negócios via Agência Sicredi, já que o valor recebido, representa proporcionalmente o resultado da Agência, a quantidade de associados e parte distribuído proporcionalmente entre todas as Agências da Cooperativa.
Ao todo foram contemplados 13 projetos, os quais receberam o montante de R$ 43.537,14, valor referente a fatia que coube ao Município de Tucunduva, dentro do montante que a Cooperativa destinou em 2023 para o Fundo Social R$ 2.009.689,00 que representa 2,5% do resultado do ano de 2022.
O Fundo Social, além do aporte financeiro é uma forma de promover desenvolvimento econômico e social, através das ações sociais em áreas de interesse coletivo. Este é o 6. Ano consecutivo, que a Sicredi União participa do Fundo Social, tendo mais de 10milhões já investidos na Cooperativa, reforçando assim o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das comunidades, transformando vidas.
Fundo Social não é somente uma destinação de recursos, é sobre transformação social. É nisso que acreditamos”.